[Revista PnP] Quando é que um micro precisa realmente ser formatado, e porque 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Quando é que um micro precisa realmente ser formatado, e porque

Questão colocada pelo leitor


Até agora, quando o meu PC apresenta problemas que requerem a reinstalação do Windows, tenho que pagar por tal serviço. Estou cansado disto e tenho interesse em aprender a cuidar eu mesmo desta questão. Para tanto já adquiri o Service Packs e Utilitários da Thecnica Sistemas e desejo saber qual o material de estudo que vocês tem à venda que proporcione uma visão completa do processo de reinstalação de sistemas operacionais, em especial do Windows.


Nossa respostaO DVD de Service Packs e Utilitários da Thecnica Sistemas é uma ferramenta para técnicos e usuários avançados, que saibam para que serve e como utilizar os programas lá presentes. Ele certamente vai ser útil também para um iniciante na arte de instalar sistemas, mas há coisas que são necessárias aprender antes de poder tirar o melhor proveito dele.

Para começar, é preciso entender que um micro raramente precisa ser formatado, a não ser que seja uma máquinas de teste onde se instala tudo quanto for programa que aparecer pela frente – o que é uma verdadeira mania para muitas pessoas – ou então se for um computador usado para procurar software pirata ou material pornográfico. Mas, nestes casos extremos, é melhor fazer uma instalação completa e torná-la padrão. Com isto, basta fazer um clone da mesma para recuperar o micro quando for preciso. A clonagem de HDs é um assunto mostrado na Revista PnP nº 14.

Outra saída para quem instala muitos aplicativos é utilizar programas como o Deep Freeze, que restaura o micro à uma configuração padrão toda vez que o micro for ligado, por isto ele é muito usado nas lan houses. Temos em nosso site um artigo sobre este assunto, é o Restaurando os PCs ao que eram antes: Deep Freeze, Windows SteadyState e Comodo Time Machine

Fora estes casos extremos, no uso normal um micro com Windows pode ser usado por anos a fio sem necessidade de reinstalação do Windows, desde que o usuário tome um mínimo de cuidados. Quando um micro apresenta problemas, na grande maioria das vezes eles podem ser corrigidos com práticas de manutenção, conforme mostramos na Revista PnP nº 9.

Mas, se for realmente o caso de reinstalar o Windows, sugerimos o artigo “Instalação profissional do Windows XP e Vista” publicado na Revista PnP nº 4, ou então o artigo sobre “Instalação de computadores” publicado na Revista PnP nº 16.

Esta tradição de formatar o micro com Windows no primeiro sinal de erro ou de instabilidade surgiu nos tempos em que o Windows 98 estava saindo de linha e o Windows XP estava começando a cair no gosto dos usuários. Estamos falando do início dos anos 2000, quando durante alguns anos os micros com Windows foram presa fácil dos vírus e congêneres. A própria mudança da linha 98 (que era originária do MS-DOS) para a linha 2000/XP (que era originária do Windows NT) gerou uma série de incompatibilidades. Foi uma época de grandes mudanças de tecnologia no hardware, o que levou a mais problemas. Como o Windows ainda era leve e fácil de instalar, muitas pessoas preferiam ir logo formatando o micro quando aparecia qualquer problema, era mais fácil do que ficar procurando a solução. Mas, historicamente falando, a Microsoft reagiu com energia ao lançar o Service Pack 2 para o Windows XP, que transformou radicalmente o produto. Era praticamente um outro sistema operacional, e foi tão bom que o Windows XP com SP2 reinou soberano de 2004, quando saiu o SP2, até 2009, quando saiu o Windows 7 que realmente mostrou-se uma alternativa viável ao Windows XP e que iniciou então uma onda de substituição do Windwows XP pelo Windows 7.

Fato é que o Windows XP com SP2 e SP3 e seus sucessores, como o Vista e o Windows 7, são muito mais estáveis e seguros que seus antecessores, estando bem menos sujeitos a invasões por malware. Suas instalações podem ser usadas tranquilamente durante anos, salvo as exceções que explicamos acima, e desde que tomando um mínimo de cuidados como não entrar em sites suspeitos e não abrir qualquer email que lhe apareça pela frente.


Publicado em 11/02/2011 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: Daniel (em 18/02/2011 às 00:42 hs)
Forrmatar ou não ?
Gostaria de ver este tema discutido de forma mais aprofundada em matéria da revista PnP. Acredito que a decisão de formatar ou não vai além da simples questão de ter ou não conhecimento para corrigir o problema de outra forma. Existem outros aspectos a considerar, como por exemplo, possíveis problemas não reclamados pelo cliente. A maioria dos cliente vai se acostumando com a perda gradual de desempenho do micro, tolerando mensagens de erros, etc, até que um problema mais grave o faz encaminhar o computador para conserto. Muitas vezes ele relata apenas o defeito imediato e, até por esquecimento, deixa de mencionar os problemas menos graves. Uma reinstalação total do software elimina totalmente a chance de haver um problema oculto, o desempenho da máquina melhora e eu acredito que no final das contas o cliente fica muito mais satisfeito. Sendo assim, no meu micro (e de familiares), me permito corrigir erros manualmente. Para cliente considero minha OBRIGAÇÃO revisar todo o hardware e software, principalmente no primeiro atendimento. Parabéns pela excelente revista.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.