[Revista PnP] Acabando com o limite de 10 usuários simultâneos na rede do Windows XP 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Acabando com o limite de 10 usuários simultâneos na rede do Windows XP

Questão colocada pelo leitor


Estou com um problema numa rede onde existe uma pasta compartilhada em uma estação com Windows XP. É uma rede ponto a ponto com um pouco mais de 10 máquinas, e todos os usuários acessam a mesma pasta em busca de arquivos de uso comum. O que acontece é que quando se acessa mais de 1 usuários, o 11º não consegue acesso à pasta.

Gostaria de saber se há uma maneira de contornar este problema momentaneamente, pois isso tem causado transtorno e não temos condições de colocar um servidor com Windows Server por questões de licença, pois não temos recursos financeiros no momento. Temos planos para adotar um servidor Linux na rede e migrar as estações também para Linux, porém não a curto prazo.


Nossa respostaQuando lançou o Service Pack 2 para o Windows XP a Microsoft implementou uma medida de segurança no Windows XP que consiste em limitar a 10 conexões simultâneas. Esta limitação não afeta a maior parte dos usuários, mas para algumas situações ela é essencial, como é o caso relatado pelo leitor.

A Microsoft implementou esta limitação porque o XP estava sendo alvo fácil dos ataques de ví­rus e worms que se disseminam ao abrir diversas conexões simultâneas em endereços IP randômicos, em busca de brechas de segurança que possam utilizar para infectar esta máquina. Como eles abrem diversas conexões simultâneas e muitas delas são conexões falhas, por não encontrar o endereço IP, a Micro$oft decidiu limitar essas conexões simultâneas para diminuir o ritmo de propagação dessas pragas.

Uma dúvida que precisa ser esclarecida é que o Windows XP SP2 mantém ativas mais de 10 conexões simultâneas, tanto é que você pode usar o MSN, Mozilla, Firefox, Internet Explorer e outros tantos programas ao mesmo tempo, mas essas são “conexões ativas” e não “tentativa de abertura de conexão”.

Existem várias formas de tirar esta limitação, que consiste em modificar o arquivo TCPIP.SYS. O mair comum é um patch que uma pessoa com conhecimento avançado em informação (hacker) criou para acabar com esse limite. Este patch trabalha sobre o arquivo TCPIP.SYS aumentando o limite para 50 tentativas de abertura de conexões simultâneas.

O funcionamento é bem simples. Basta extrair os arquivos, que estão compactados, e executar o aplicativo. Ele detecta onde está o TCPIP.SYS e lhe pergunta se realmente deseja aplicar o patch. Ele é inteligente e faz o backup do arquivo antes de efetuar qualquer alteração.

O patch pode ser baixado do site do autor, em www.lvllord.de

Note-se que o servidor Linux seria uma opção bem simples, barata e eficiente para um servidor de arquivos e de impressão,sendo que existem vários tutoriais sobre isto já publicados na Revista PnP.


Publicado em 31/01/2011 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.