[Revista PnP] Não consegue restaurar imagem de HD no formato .GHO feita com Norton Ghost versões 12, 14, ou 15 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Não consegue restaurar imagem de HD no formato .GHO feita com Norton Ghost versões 12, 14, ou 15

Questão colocada pelo leitor


Sou técnico de informática e estou com um problema que não estou sabendo como resolver. Um cliente trouxe um micro onde o HD tinha pifado, não deu para recuperar nada. Este micro roda um programa que aciona uma máquina lá na indústria dele, programa este que é muito complicado de instalar pois é cheio de travas e pelo jeito este cliente nem tem todos os discos de instalação, e para piorar a fábrica nem existe mais para dar a assistência.

Como o negócio é mesmo complicado, alguém lá nesta indústria fez uma imagem do HD já com tudo instalado usando o Norton Ghost, segundo me disseram, de forma que seria só restaurar esta imagem para um novo HD e tudo voltaria a funcionar.

No CD que me deram para restaurar tem um arquivo com a extensão GHO que, pelo tamanho, suponho ser a tal imagem do disco. Só que eu não faço a mínima idéia de como restaurar esta imagem... Já tentei com o Norton Ghost 14, depois tentei com a versão 15, que é a mais nova até agora, e nada... Não consigo restaurar, simplesmente não existe esta opção. O que vocês podem me orientar? Tem algum outro programa que possa fazer esta restauração?


Nossa respostaArquivos .GHO serviam para fazer a imagem (cópia fiel) de um disco rígido usando o Norton Ghost. Este programa criava assim uma espécie de fotografia do HD, com todo seu conteúdo. Posteriormente, podia-se usar o mesmo Norton Ghost para recuperar aquele conteúdo para o mesmo disco ou outro disco, total ou parcialmente. Era muito prático este sistema, mas tinha suas limitações.

Uma das maiores é que o tamanho máximo da imagem ficava limitado a 2 GB. Para discos maiores que isto, uma série de arquivos .GHO era criada, na seqüência Filename.gho, Filename001.ghs, Filename002.ghs, Filename.gho ou Filename.001, Filename.002 e assim por diante, dependendo da versão de Ghost usada. Além disto, havia alguns problemas na parte de criptogafia dos arquivos, por razões de segurança. Outra grande limitação do Ghost 2003 é que ele não reconhece controladoras SATA, o que representa um grande impedimento para utilizar o hardware que temos hoje em dia.

Apesar destas limitações graves, o principal motivo pelo qual o Ghost 12 e mais recentes não abrem os arquivos .GHO é, simplesmente, porque a Symantec resolveu abolir o suporte a eles. Parece piada, dizer que o Norton Ghost não abre arquivos gerados com o Norton Ghost, mas esta é a realidade. Assim, para lidar com este formato de arquivo deve-se utilizar o Norton Ghost 2003 ou versões anteriores do programa. Estas versões podiam criar imagens de backup de um HD no formato .GHO. Entretanto, o Norton Ghost versão 9 e superiores criam backups no formato .V2i por isso o Norton Ghost versões 12, 14 e 15 e também o Norton Save & Restore 2.0 não oferecem mais suporte ao formato GHO.

Se o leitor tiver acesso a uma destas versões iguais ou inferiores ao Norton Ghost 2003 poderá então restaurar a imagem .GHO facilmente. Se isto não for possível, mesmo assim ainda existe uma saída. Pode-se usar um software chamado Ghost Explorer para restaurar a imagem aos seus arquivos e pastas que originaram o arquivo .GHO. Isto e feito da seguinte forma:
  1. Faça o download do Ghost Explorer no site da Symantec, em ftp://ftp.symantec.com/public/english_us_canada/products/ghost/utilities/GHO_Explorer.exe
  2. Rode o Ghost Explorer, vá na barra de menus e clique em File » Open. Indique o local onde está o arquivo .GHO, selecione-o e clique em Open.
  3. Você verá o conteúdo dos arquivos que fizeram parte daquela imagem. Selecione o que deseja (pode ser tudo) e clique em File » Extract. Você precisará indicar um local para onde copiar os arquivos, e depois clique em “Extract”.
  4. Se precisar passar aqueles arquivos para um disco, coloque este disco como secundário no micro onde está fazendo esta operação. Formate-o pelo Gerenciador de Discos do Windows, e copie todos os arquivos para o HD secundário.
  5. Coloque este HD secundário como primário no micro onde ele precisará trabalhar. O sistema operacional (Windows) não carregará, pois faltam os arquivos de inicialização. Para criar a inicialização, inicialize o micro pelo disco de instalação do Windows (no caso do leitor é o XP, segundo informou).
  6. Depois de inicializado pelo CD do XP, logo depois da tela de “bem-vindo à instalação”, pressione R.
  7. Quando aparecer a tela do DOS (algo como X:Windows) digite o comando:
    bootcfg /rebuild
  8. Depois disto, prossiga com o comando:
    fixboot
  9. Ressete o micro e experimente, provavelmente o XP deverá carregar novamente.
Lembramos que este procedimento de recuperar a instalação pelo Ghost Explorer é só mesmo para o caso do leitor não ter acesso ao Norton Ghost 2003, que faria a restauração automaticamente.

Um lembrete adicional para o leitor é que, depois de ter o micro funcionando novamente, fazer uma nova imagem do HD, desta vez usando uma versão nova do Ghost ou então o Acronis Trueimage, que é um programa mais atual e estável do que o Ghost, que parece ter perdido um pouco o rumo do programa, redirecionando-o mais para backup de sistemas do que para trabalhar com discos, como era inicialmente.

ATENÇÃO

A clonagem de HDs para efeito de backup ou de mudança de um micro para outro está explicado em detalhes na Revista PnP nº 14 que traz um extenso artigo denominado “Clonagem de HDs”.

A mesma edição tem outro artigo interessante, que é o “Instalação automática do Windows.”

Adquira seu exemplar ou procure em sua coleção.


Publicado em 29/01/2011 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.