[Revista PnP] Windows pirateado deixa a internet lenta? Ou seria outra coisa? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Windows pirateado deixa a internet lenta? Ou seria outra coisa?

Questão colocada pelo leitor


Um técnico de informática fez um serviço de instalação de computadores em um escritório de advocacia de um colega. Entretanto, ele pôde perceber que o sistema operacional que foi instalado ficava dando uma mensagem, na barra de tarefas, dizendo que “este software não é original do windows”, isto segundo o relato deste meu amigo. Ele está achando estranho, porque depois que reclamou com o técnico ele disse que iria “colocar a licença” por causa disso. Mas a licença é colocada no momento da instalação, não é mesmo?

Outra fato importante é a questão da rede que ele configurou, que está sem o IP das máquinas. A internet tem apresentado alguns problemas como, por exemplo, lentidão e mensagens de “página não pode ser exibida”, ou seja, o escritório fica sem acesso à internet. Sendo que já está tudo instalado, com provedor, roteador, modem e switch. O que fazer neste caso?


Nossa respostaNo relato do leitor, a primeira coisa é entender o que significa “colocar a licença” do Windows. É possível sim, a qualquer momento, mudar uma instalação de Windows ou de Office para que pareça tudo original, passando inclusive no teste no Windows Update. Técnicos experientes sabem como fazer isto, mas o simples fato de ter aparecido a mensagem nos micros do seu amigo já significam que o técnico é, no mínimo, descuidado, visto que profissionais experientes raramente cometeriam este tipo de erro.

A única alternativa que conseguimos enxergar para que não seja erro do instalador é que pode ter saído alguma atualização da Microsoft que impediu algum tipo de “gambiarra” para “legalizar” o programa. Por exemplo, isto aconteceu há alguns meses, quando saiu uma atualização para o Office que inibia vários tipos de crack e quando encontrava algum começava a aparecer uma mensagem no canto do vídeo dizendo que o software não era original.

Já abordamos este assunto a fundo na Revista PnP mas, quanto à rede, é preciso dizer que o IP das máquinas pode ser atribuído manualmente ou automaticamente. Nenhum destes métodos é melhor ou pior que o outro, é apenas uma questão de opção por parte do técnico, e isto pouco tem a ver com velocidade da rede ou erros de navegação. Uma vez que o micro tenha seu IP atribuído, juntamente com os outros parâmetros como máscara de sub-rede, gateway e servidor DNS, daí em diante a navegação deve ser normal.

Assim, no caso dos problemas relatadados, seria preciso analisar melhor o que está acontecendo para poder identificar onde é que está a causa, ou seja, se nos próprios micros, na rede ou no conjunto provedor de internet / Modem / roteador.


Publicado em 14/09/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: Ramom (em 30/09/2010 às 07:59 hs)
Complementar a Informação
Olá,por favor durante a explicação foi registrado que "Já abordamos este assunto a fundo na Revista PnP...". Por favor qual é a Revista PnP mencionada? Sugestão: sempre ao fazer referência às publicações da Thecnica durante as explicações, especificá-las a fim de que o leitor as busque e encontre facilmente. Obrigado!

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.