[Revista PnP] Porque o Windows 7 fica processando sem parar, acessando o HD a todo instante? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Porque o Windows 7 fica processando sem parar, acessando o HD a todo instante?

Questão colocada pelo leitor

Usei o Windows XP sem problema algum durante mais de 5 anos, até que resolvi trocá-lo pelo Windows 7, o que fiz há alguns dias. O visual do Seven é legal, e como o micro é potente a performance é praticamente a mesma do XP, mas tem uma coisa que vem me incomodando. O computador fica o tempo todo processando, com a luz do HD sempre acessa e o disco acessando constantemente. Achei que seria algo a ver com indexação de arqivos, desfragmentação do HD ou escaneamento de virus, mas já desabilitei tudo isto e o processamento contínuo permance. Também aumentei a memória RAM para 4 GB ao invés dos 1 GB originais, mas isto em nada alterou a movimentação do HD. Quando entro no Gerenciador de Tarefas, noto que mesmo sem nenhum programa aberto a carga do processador fica o tempo todo oscilando entre 5 a 20% e o HD fica sendo acessado o tempo todo.

Gostaria de saber o que pode ser isso, ou se em relação a indexação do windows tenho que desativar mais algum parâmetro além de desmarcar todas as pastas que apareciam na configuração, ou se alguma coisa que não sei ou, ainda, se é realmente um problema do Windows 7. Antes dele, já tinha experimentado o Vista e acabei mudando justamente por causa disto, no Seven o problema é menor, mas também acontece. O que posso fazer?


Nossa respostaÉ claro que o problema pode realmente ser na indexação de arquivos do Windows 7 e também pode ser que o antivírus esteja escaneando alguns arquivos. Descartando-se este fator, pode ser também que o micro tenha pouca memória RAM, e isto tornaria necessário fazer o swapping (troca) entre a memória RAM e a memória virtual que fica no HD.

No caso do leitor, como o micro tem 4 GB de RAM e mesmo sem nenhum programa aberto o processamento continua, podemos desconfiar de dois recursos: o prefetch e, realmente, também a indexação de arquivos. Vejamos como desabilitar estes dois itens:

Desabilitando o prefetch do Windows Vista e Seven

O recurso prefetch estreou no Windows Vista e continua presente no Windows 7. O prefetch, supostamente, serve para que o micro fosse mais rápido nas tarefas repetitivas, que acessam sempre os mesmos arquivos. Entretanto, na prática, o que se nota mesmo é que o micro acaba ficando mais lento pois o HD fica contantemente sendo acessado e, quando se quer carregar algum programa ou abrir algum arquivo, é preciso esperar terminar o processamento que está sendo feito no HD para só então o micro responder ao comando do operador.

O prefetch está ligado a uma função do Windows que é acionada através do arquivo svchost.exe que é o que fica rodando em segundo plano, consumindo poder de processamento e acessando o HD. Para desligar o prefetch é simples: clicar no ícone do Computador como o botão direito do mouse e ir em Gerenciar. Depois vá em Serviços e Aplicativos e novamente em Serviços. Procure pelo item superfetch, clique com o botão direito em Propriedades e coloque Desativado no tipo de inicialização. Reinicie o micro e pronto, o prefetch virá desativado e o HD não será mais acessado o tempo todo. Se achar que o micro ficou mais lento (o que é difícil, mas pode acontecer) e quiser voltar ao normal é só seguir o mesmo procedimento e, no lugar de Desativado, colocar Automático, somente isso.

Desativando a indexação de arquivos

O serviço de indexação do Windows é usado para agilizar a busca dentro dos arquivos que estão no HD, mas para tanto ele precisa ficar o tempo todo lendo os arquivos e montando o índice de busca. Isto acaba por deixar o HD lento e, como é um serviço pouco utilizado, acaba sendo recomendável que o desabilite, possibilitando que o sistema operacional trabalhe mais rápido.

Para isso entre em “Meu Computador” e clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da unidade de disco. Vá na tela de “Propriedades” do HD. Existem casos em que o hd pode estar dividido em várias partições ou que exista mais de um HD no computador. Nestes casos torna-se recomendável desabilitar a indexação em cada uma das partições, bastando apenas repetir os procedimentos.

A janela Propriedades surgirá. Repare que a opção “Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo” está ativada. Desative-a e dê OK.

Caso esteja desindexando a unidade C:/ poderá surgir uma janela de “Erro ao aplicar atributos”. Se isto ocorrer clique no botão “Ignorar todos” para prosseguir. Este erro acontece porque os arquivos de sistema do Windows que estão ativos não podem ser alterados. Feito isto, é só aguardar o término do processo, o que pode demorar um bom tempo dependendo do tamanho do HD e da quantidade de arquivos lá armazenados.

Com o serviço de indexação de arquivos desabilitada, o HD deverá parar de ser acessado a todo instante, mas é preciso esclarecer que existem softwares que fazem uso do serviço de indexação para algumas tarefas específicas. Caso passe a ter problemas com algum software após a desativação do serviço de indexação, basta habilitá-lo novamente para corrigir o problema.


Publicado em 01/09/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: fausto (em 02/09/2010 às 13:31 hs)
Incompatibilidade de software
Usava o Win XP e passei para o Win 7, só que quando fui instalar o programa CADUnico versão 6.05 infelismente não consigo finalizar a instalação - problema de incompatibilidade. Há alguma solução pra esta situação, existe algum software que faça pelo menos a virtualização dos recursos do Win XP dentro do Win 7 e permitia a instalação? (Parabens!!! pela revista PNP. Comecei comprar a partir do n. 16 nas bancas e não perco mais nenhuma edição.)

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.