[Revista PnP] Trocou o HD de um micro para outro e agora o Windows não carrega 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Trocou o HD de um micro para outro e agora o Windows não carrega

Questão colocada pelo leitor

Meu irmão trocou de micro mas manteve o HD do micro antigo que estava com o Windows XP mas quando esse HD do micro antigo foi instalado no micro novo o sistema carregou até certa parte e depois apareceu uma tela azul com vários códigos e travou o sistema. Achei estranho, porque quando voltamos o HD no micro antigo ele funcionou normalmente. Assim, minha pergunta é como trocar o hardware sem ter de instalar o Windows XP tudo de novo.


Nossa respostaUma instalação do Windows só funcionará em outro micro se o hardware for bem parecido. Por exemplo, se fizemos uma instalação num micro com chip AMD, ao levarmos esta instalação para um micro com chip Intel dificilmente o Windows vai carregar, pois o núcleo do sistema foi montado para outro tipo de processador.

Em alguns casos, o próprio sistema de plug and play do Windows consegue detectar o hardware, instalar o drivers necessários e continuar funcionando, mas isto é raro. Digamos que o micro anterior usava um chip Intel Dual Core e o micro novo é um Core 2 Quad. Provavelmente o micro novo vai conseguir carregar, pois os dois chips têm boa compatibilidade, mas isto nem sempre acontece.

No caso relatada pelo leitor, pode-se tentar recuperar a instalação dando boot com o disco de instalação do XP e pedindo-se para reparar a instalação existente. Se conseguir, a instalação anterior estará salva, mas se a operação não for bem sucedida será preciso realmente formatar o HD e instalar tudo novamente, a partir do zero.


Publicado em 08/05/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 3 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: marbeca (em 07/08/2010 às 23:33 hs)
Posso evitar de instalar o Windows num HD migrado?
Na prática, até a reparação citada pela revista na resposta ao leitor costuma ocasionar problemas no PC. O micro fica instável, verifica-se também que estamos com uma boa máquina mas com um funcionamento aquém das expectativas iniciais. O recomendável mesmo é proceder a uma nova instalação do Windows e posteriormente, dos drivers de dispositivo que vem com a placa mãe. A partir daí, procede-se à instalação de todos os aplicativos desejados e à recuperação de todos os documentos do HD anterior, o qual pode ser instalado como um disco secundário no novo micro a fim de buscar do mesmo todos os arquivos desejados.
De: hulk da informatica (em 12/08/2010 às 13:15 hs)
reparar xp
Você tem que reparar o sistema operacional nesta nova maquina que colocou, pode ser por que as placas-mãe são diferentes e o XP precisa ser reparado.
De: pacmangru (em 27/09/2010 às 15:06 hs)
trocando o HD e o pc não da nem video.
boa tarde, tenho uma situação semelhante a apresentada, só que no meu caso ocorreu o seguinte, não estava conseguindo formatar o HD no pc em eele estava instalado, retirei esse HD e instalei como slave em ou pc, dessa forma consegui concluir a formatação e instalação do windows XP, mas para minha surpresa, quando instalei o HD novamento no pc ao qual ele pertencia, o pc ligava chegava até fazer o teste de teclado de flopy mas não dava video nenhum, até agora não consegui solucionar esse problema, até pensei q fosse problema do HD, mas quando instalo ele naquele pc q fiz a formatação ele funciona normal... e agora como resolver esse problema?

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.