[Revista PnP] Migração de dados de um programa administrativo para outro 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Migração de dados de um programa administrativo para outro

Questão colocada pelo leitor

Após ler a Revista PnP nº 14, no artigo “Sistemas de Bancos de Dados para Microcomputadores”, por coincidência surgiu um serviço para uma cliente que tem duas lojas de locação de filmes em DVD. Ela utiliza um programa chamado Soft Vídeo versão 5.9 e deseja migrar para o programa Videosis, www.videosis.com.br. O que gostaria de obter de vocês é uma ajuda sobre como começar, pois o citado artigo não explica como migrar os dados dos clientes e do acervo de filmes das lojas para um novo programa. Assim, se possível solicito resposta sobre como fazer, pois não encontrei nenhuma informação sobre o programa Soft Vídeo versão 5.9.

O que terei que fazer é basicamente, instalar o novo programa e migrar o banco de dados do programa anterior para o novo.


Nossa respostaInfelizmente a notícia é ruim: vai ser muito difícil o leitor fazer esta migração... Ocorre que é preciso ter informações detalhadas sobre os formatos de arquivo dos dois sistemas e também conhecer as técnicas de conversão. Mesmo tendo tudo isso nem sempre (ou quase nunca) é possível fazer uma conversão perfeita. Sempre vai faltar alguma coisa como, por exemplo, num dos sistemas o nome da pessoa pode ter até 30 caracteres e no outro são 60, num a cidade está em código numérico enquanto no outro é o nome literal e assim por diante, isto sem falar nos códigos dos produtos e das operações, onde é muito difícil os dois sistemas usarem e gravarem exatamente os mesmos dados.

No caso relatado, O correto seria que a empresa que forneceu o novo software fizesse a migração e/ou fornecesse as dicas para fazer. Se isto não ocorreu, aconselharíamos o leitor a ficar fora desta “briga” pois poderá ter problemas com o cliente. Esta operação de conversão é arriscada e de sucesso duvidoso além de, como dissemos, requerer conhecimentos avançados tanto de programação de BD quanto dos dois sistemas em jogo.

Em todo caso, vai aqui uma dica. Quando não se conhece o formato de arquivo destes programas administrativos, o que é muito comum, existe uma forma de extrair os dados para um formato legível. Consiste em instalar no Windows uma impressora “Genérica - Apenas texto” (“Generic-Text Only”) redirecionada para um arquivo. Feito isto, é pedir para o programa fazer relatórios para esta impressora, por exemplo, listagem de clientes, de operações efetuadas, e assim por diante. Assim, cada arquivo conterá as informações extraídas do banco de dados, em formato texto que poderá ser lido em qualquer programa. Pode-se, por exemplo, abrir o arquivo no Excel e salvar em um formato de banco de dados como SQL, MDB ou outro qualquer, de forma que possa ser importado no programa para o qual se está migrando.


Publicado em 27/04/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.