[Revista PnP] Qual é a garantia que o técnico deve dar para troca de fonte e reformatação do HD? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Qual é a garantia que o técnico deve dar para troca de fonte e reformatação do HD?

Questão colocada pelo leitor

Tenho uma pequena oficina de manutenção em micros, tenho tido constantes problemas sobre a garantia a oferecer em 2 áreas, na formatação e reinstalação do micro e na venda de fonte de alimentação genéricas...

No caso dessas fonte, é complicado garanti-las visto que não posso prever os acontecimentos na rede elétrica e não sei como é a instalação na casa do cliente. Sobre a formatação e reinstalação, adotei a medida de um curto prazo pra garantia que é de no máximo 3 dias para o cliente reclamar de alguma coisa, fora isso não tem como eu possa fazer qualquer coisa, pois o usuario pode bagunçar o Micro... O que vocêss recomendam?


Nossa respostaEstas questões são mesmo complicadas, porque se formos seguir a lei à risca o caminho fica difícil. Em nosso ponto de vista é preciso interpretar a lei para tentar ser justo para ambas as partes.

No caso das fontes, é notório que os modelos genéricos são vagabundos e também é notório que os usuários de computador ligam seus aparelhos em qualquer tomada, com benjamins e outros artifícios, sem aterramento, o que diminui a vida destes componentes. Ao mesmo tempo, o lugar onde o técnico compra estas fontes deve dar garantia do componentes. Se não der, quem precisa dar a garantia é o próprio técnico. Assim, o jeito é repassar para o cliente a mesma garantia que recebemos ou, se não tiver, é melhor o técnico começar a comprar em locais que efetivamente ofereçam garantia. E o vom, mesmo, é procurar trabalhar com componentes de qualidade. É melhor para o profissional e para seus clientes, e o técnico deve avisar a eles, antecipadamente, que não trabalha com material de segunda linha.

Já no caso da formatação e reinstalação, a lei de defesa do consumidor especifica garantia de 90 dias, mas isto é relativo. Se o cliente alterou a instalação, o que é normal no uso do computador, pode-se subentender que serviço foi adulterado. Por isso, o correto mesmo seria cobrar para fazer o serviço e já especificar um preço de homem-hora para eventuais ampliações e correções. Só que, neste caso, poucos clientes aceitariam fazer o serviço.

Para clientes mais chatinhos, sugerimos fazer uma imagem do HD já prontinho e guardar em um DVD. Se precisar refazer o serviço, avise ao cliente que vai apagar todos os dados e repasse a imagem para o HD novamente, e ficará tal como o micro havia sido deixado. O prazo de 3 dias é razoável, ao meu ver, até porque muitos clientes, ao retirar o micro da assistência técnica, aproveitam para fazer seus testes entrando em todo tipo de site e instalando vários programas para ver “se o serviço ficou bom” e, claro, acabam pegando vírus ou desaranjando tudo. E o técnico não pode ser responsabilizar por isso.


Publicado em 24/02/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.