[Revista PnP] Partição do Windows XP foi danificada pelo fdisk do Windows 98 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Partição do Windows XP foi danificada pelo fdisk do Windows 98

Questão colocada pelo leitor

Estava formatando um computador quando me deparei com a seguinte situação: o micro tem HD SATA de 320GB, com o CD do Windows criei uma partição de 100GB e instalei nela o XP. Após terminar a instalação e configuração, com a máquina pronta, me lembrei que o restante do HD não estava particionado e aí dei noot pelo CD do Windows 98 e pelo fdisk dela criei outra partição com o restante do HD. Porém ao reiniciar a máquina foi apresentada a tela de Sistema Operacional ausente.

Ao dar boot pelo CD do Windows XP percebi que as letras das partições estavam trocadas, por exemplo: a antiga partição C: virou D: e por isso o SO não carregava. Sendo assim comecei tudo novamente, formatei o HD e reinstalei novamente o SO, ou seja, tive trabalho dobrado.

Gostaria de saber se existe algum meio mais fácil em uma situação como esta que descrevi. Aguardo retorno e desde já agradeço muito a todos que trabalham para a construção desta valiosa revista PnP.


Nossa respostaNa seção Correio Técnico da Revista PnP nº 15 existe a resposta a uma questão onde ensinamos a restaurar a letra da unidade de instalação do Windows, quando acontece este tipo de coisa.

Entretanto, devemos notar algumas coisas no relato do leitor:

Para começar, não há porque dividir o HD em partições, a não ser em casos muito específicos. No caso, o HD deveria ter sido formatado na íntegra, deixando os 320 GB para o sistema, aplicativos e arquivos do usuário.

Entretanto, supondo que houvesse necessidade para mais de uma partição, não há motivo algum para utilizar o Windows 98 para lidar com partições de outras versões de Windows. O 98 não reconhece as partições NTFS utilizadas no Windows a partir da versão 2000, por isso os resultados são imprevisíveis, conforme mostra o próprio relato do leitor. No caso, o espaço adicional no HD deveria ter sido particionado e formatado com o próprio Windows XP, entrando em Painel de Controle -> Gerenciamento do computador -> Gerenciamento de discos.

Nem falemos, portanto, de utilizar o Windows 98. Praticamente tudo o que é possível fazer nele pode ser feito também no XP. Além disso, o 98 é muito, muito falho em termos de segurança. É até irresponsabilidade entrar com ele na internet, a possibilidade de infecção é praticamente total.

Caso realmente seja necessário utilizar o 98, para testes, por exemplo, é melhor utilizá-lo dentro de uma máquina virtual, com o Vmware ou o VirtualBox, conforme já mostrado na PnP.

Ainda, caso realmente seja necessário usar o 98 em modo de boot duplo com um Windows mais recente, a instalação deve começar por ele, e depois se coloca o XP ou outro Windows mais novo. Sempre o sistema mais antigo vem primeiro, pois ele não sabe como lidar com os sistemas mais novos, enquanto estes geralmente sabem o que fazer com os mais antigos.


Publicado em 04/02/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.