[Revista PnP] Notebook trava ao rodar jogos 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Notebook trava ao rodar jogos

Questão colocada pelo leitor


Tenho um Notebook com processador Intel, disco rigido de IDE 5400 RPM SATA. Minha dúvida é, quando estou com ele ligado, seja o tempo que for fica tudo OK, mas... quando abro um jogo, principalmente algum que requeira aceleração 3D, ele fica alguns segundos funcionando e desliga sozinho. Porque isso estaria acontecendo? E porque somente com os jogos?


Nossa respostaSalvo raras (e caras) exceções, os notebooks não foram feitos para jogos. Por isto, não é de se estranhar se eles travarem, ressetarem ouse simplesmente, o jogo não rodar. Decididamente, o mundo dos jogos ainda pertence aos micros de mesa.

No caso relatado, pode ser que o cooler do processador já esteja com certa quantidade de poeira acumulada, o que é normal depois de algum tempo de uso, mas dificulta a refrigeração. Assim, quando o micro é exigido ao limite, com algum jogo, o chipset pode estar desligando o micro para evitar super aquecimento ou para evitar consumo exagerado da bateria. Outra possibilidade é que a fonte de alimentação e/ou a bateria não aguentam fornecer a carga necessária para o micro rodar a plena força, o que é comum quando se usa fontes de alimentação não originais e/ou sub-dimensionadas, caso muito comum, infelizmente, nos micros mais baratos.

Note-se que os notebooks têm pouco espaço interno, e que os processadores precisam de um volume considerável de ar para sua refrigeração. Assim, qualquer poeira que se acumule no dissipador de calor do processador pode impedir sua refrigeração tal qual o fabricante previu, e isto pode agravar-se nestes dias quentes de verão que estamos vivendo no momento em que o leitor nos escreve.


Publicado em 17/01/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 2 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: ACGG (em 11/04/2010 às 01:27 hs)
Ajuda
Verifique se a quantidade de memória e suficiente para rodar o jogo. 3D. Memória ram. E, por fim a refrigeração do note. Resolvi um problema parecido com este aumentando memória de video e melhorando refrigeração + com fonte original ligada na tomada. Alguns programas requerem energia continua.
De: marbeca (em 08/08/2010 às 00:06 hs)
Note desliga ao rodar jogos.
Perfeito o comentário do amigo Augusto, sendo que acrescentaremos que notebooks bons para jogos são aqueles que custem na faixa de 4.000,00 reais para cima. Verdadeiramente, notebooks da faixa de 1.000,00 a 3.000,00 reais não são propícios para jogos. A relação custo x benefício de notes para jogos é muito alta, quanto mais caro melhor. Já nos desktops, consegue-se muito com poucos reais. Quando adquirimos um notebook, devemos atentar bem ao uso que será dado ao mesmo porque são mínimas as suas expansões (normalmente mais memória RAM e um HD maior). Dificilmente conseguiremos trocar a placa de vídeo, por exemplo. E se for vídeo onboard então, esqueça a execução de jogos 3D em tal equipamento (só vão rolar aqueles bem antigos e leves).

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.