[Revista PnP] Soluções para instalar o Windows XP em HD SATA 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Soluções para instalar o Windows XP em HD SATA

Questão colocada pelo leitor

O Windows XP SP3 dispõe da maioria dos drivers para HDs padrão SATA em uso atualmente, mas sempre existem aquelas situações onde o instalador recebe a mensagem de que não existe HD no micro. Isto acontece porque a controladora SATA não foi reconhecida durante instalação do Windows XP. Usuários mais experientes sabem como contornar este problema, copiando o driver para um disquete, mas ainda recebemos muitos emails dos leitores perguntando o que fazer nestes casos. Já publicamos a resposta no Correio Técnico da Revista PnP, mas estamos colocando também online para ajudar à toda a comunidade técnica:


Nossa respostaO Windows XP pode ter ou não Drivers nativos que possibilitem sua instalação em computadores com HD SATA (Serial ATA). Usando-se um CD do Windows XP com o SP3 incorporado, a chance desse tipo de HD ser reconhecido é muito maior, pois na época do SP1 ou SP2 a tecnologia SATA ainda era recente. E como o SP3 é um pacote de atualização lançado há pouco, pode-se ter a sorte desse tipo de driver estar incorporado. Mas naturalmente, muitos usuários tem problemas, mesmo usando um CD do Windows XP com Service Pack 3, pois existem inúmeros fabricantes e inúmeros tipos de Placas-mãe. Assim, mesmo utilizando-se um CD de última versão do Windows XP ainda há a chance do seu driver não estar incluso. Nesse caso, você pode usar estes métodos:

1 — Gravar o driver em um disquete

Este é o método tradicicional. Localize o driver da controladora SATA, grave-o em um disquete, devidamente descompactado. Os fabricantes dos drivers costumam fornecer um utilitário que coloca o driver no disquete no formato adequado. Inicie a instalação normalmente pelo CD do XP, e quando aparecer a mensagem para pressionar F6 para inserir drivers de terceiros faça isto. O driver será procurado no disquete, encontrado e incorporado àquela instalação. Isto, claro, se correr tudo bem. Se não correr, recorra a um dos métodos alternativos a seguir:

2 — Recorrer ao nLite e incorporar o seu próprio driver Sata ao seu CD de instalação do Windows XP.

Basta procurar os drivers da controladora SATA do seu desktop ou notebook no CD dos Drivers que veio junto ao PC ou na página de Download do fabricante do Seu PC ou do fabricante do chipset da placa-mãe. O Driver Sata, geralmente tem menos de 500 KB de tamanho e pode ter o nome de AHCI, Matrix Storage, Mass Storage ou RAID. Normalmente compostos de 3, 4 ou 5 arquivos (.INF, .CAT, .SYS). Alguns podem chegar ou passar de 1 MB de tamanho e ter também algumas dlls e arquivo .exe. Mas não ultrapassarão 1,44 MB que é o tamanho máximo que um Disquete comporta.

Em alguns casos, o fabricante disponibiliza o driver em imagem de disquete (.IMA) para ser gravado diretamente nesse tipo de mídia. Mas como Drive de Disquete já é algo ultrapassado, e geralmente ausente em PCs modernos, pode-se usar o UltraISO para extraí-los do arquivo .IMA, e, posteriormente integrá-lo ao CD do Windows XP com a ajuda do nLite.

3 — Desabilitar o suporte SATA nativo e fazê-lo passar-se por um Parallel Ata (também chamado de PATA ou IDE)

Este é outro método que se pode tentar, naturalmente desde que exista essa opção no BIOS. Em alguns PCs essa opção vem com o nome de AHCI. Devido aos inúmeros modelos, fica inviável enumerá-las. Na hipótese desse método funcionar seria interessante habilitar novamente o Suporte SATA depois da instalação bem-sucedida do XP, pois caso não faça isso, o desempenho do HD pode ficar comprometido.

Quem possui um Notebook ou Desktop com placa-mãe Intel pode tentar entrar no Setup e ir na aba Info para verificar a versão da Bios que deve ser a 1.12, caso seja essa versão, é só ir em “Advanced”, e na Opção “C3 Function” Alterar para “Enabled”.

4 — Baixar um pacote de drivers e incorporá-los ao instalador do XP

Quem já tentou, em vão, os outros métodos acima e não encontrou a opção de desabilitar temporariamente o suporte SATA nativo, ou não achou o driver no site do fabricante ou do Chipset da sua placa para integrá-lo com o nLite, pode ainda baixar um pacote de drivers. Existem vários na internet, é só dar uma procurada com o Google. Para integrá-lo ao CD do seu Windows XP, veja o tutorial que está na Revista PnP.

Em suma...

Infelizmente, é só isso mesmo o que se pode fazer e em alguns casos seu PC pode não ter a opção de desabilitar o Suporte SATA pelo BIOS e nem o fabricante dispor de drivers SATA para Windows XP (alguns fabricantes não mais desenvolvem drivers para esse Sistema Operacional). Em casos assim, você terá que esquecer o Windows XP e instalar o Window Seven mesmo, pois esse reconhece qualquer HD SATA feito nos últimos anos, ou então adquirir um PC com HD IDE (PATA), o que vai ser difícil de se encontrar, pois há há pelo menos 5 anos os micros só vêm mesmo com HDs padrão SATA.


Publicado em 03/01/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.