[Revista PnP] HD Clonado não funciona. Seria devido à diferentes tipos de SATA? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

HD Clonado não funciona. Seria devido à diferentes tipos de SATA?

Questão colocada pelo leitor


De acordo com a Revista PnP nº 14, fiz a imagem de um HD conforme orientado, ou seja, gerei um CD do HDclone e dei o boot no micro. Ele ele iniciou o HDClone pelo CD, mas não deixou eu avançar para escolher as opções e fazer a clonagem. Outro problema executei o HDclone dento do Windows e cliquei, em criar disco bootavel e tentei criar um pendrive inicializável com o HD clone. Ele cria o pendrive e configurei o bios para acessar o mesmo só que, ele dá a mensagem que é uma mídia inválida para boot. Conclusão consegui clonar o HD executando o HD clone dentro do Windows onde o programa, permitiu escolher as opções necessárias para fazer a clonagem.

Outra dúvida: usei um HD PATA de 80 gb e um sata II de 1 TB que recebeu a cópia. Funcionou perfeitamente só que, na hora de dar o boot com o sata II ele começa a carregar o Windows e trava. Acho que seja por causa da minha placa Asus P5VD1X onde no manual fala que tem sata I como interface e o HD usado para receber a clonagem é sata II deve ser por isso. Não acham?

Descobri no site da sansung que tem um programa , que instala e baixa a velocidade para sata I só que fico com medo desse programa baixar a velocidade do HD gravando no firmware do mesmo ou em outro local no HD de tal forma, que quando eu levar ele para um computador que tenha uma placa mãe com sata II o HD trabalhe com a velocidade do SATA I ao invés de SATA II.


Nossa respostaConforme dito no artigo da Revista PnP nº 14 a clonagem de HDs é uma atividade complexa e delicada, às vezes precisamos tentar de diversas formas e usando diversos programas até descobrir qual deles funciona perfeitamente para cada situação.

No caso, o HDClone foi feito para rodar a partir de um CD de boot, usá-lo a partir de um pendrive ou direto do HD pode levar a resultados imprevisíveis. Geralmente não dá certo clonar com o HDClone sem ser pelo CD de boot. Se mesmo rodando o HDClone pelo CD ele não permitiu fazer as configurações é porque alguma coisa não estava sendo reconhecida por ele ou então o programa estava detectando algo errado. Numa situação assim, é melhor não fazer a clonagem. Tudo tem que funcionar bem desde o começo.

Sugiro que faça a clonagem com o Acronis Trueimage, você pode usá-lo gratuitamente por 30 dias e é o software mais adequado para clonar casos como este, de HDs muito diferentes.

Aliás, no caso relatado, o fato do HD ser SATA de qualquer tipo ou IDE não é o suficiente para o Windows deixar de carregar normalmente, isto é, o clone deve funcionar independentemente de ser SATA 1 ou 2. Acredito que não é por isso que o micro trava ao iniciar pelo clone, mas sim porque a clonagem não ficou boa. Por isso, não vai adiantar nada instalar qualquer programa adicional. Quando a clonagem é bem feita e os dois HDs (original e clone) rodam no mesmo micro o HD clonado já sai rodando igualzinho a como estava com o HD anterior.


Publicado em 06/11/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.