[Revista PnP] Plugues e tomadas terão novo padrão a partir de 2010 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Plugues e tomadas terão novo padrão a partir de 2010


Os plugues e tomadas elétricas brasileiros terão um novo padrão a partir de 2010, segundo foi definido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Os novos plugues brasileiros passam a ter dois ou três pinos e as tomadas, que antes eram planas, agora têm uma reentrância. A idéia do novo sistema é evitar choques elétricos, segundo o Inmetro.

Ainda segundo o Inmetro, o novo sistema traz mais segurança ao consumidor na hora de ligar um aparelho à tomada, por causa da cavidade. Ao plugar, o dedo não encosta na parte por onde passa a corrente elétrica. A energização do pino do plugue só ocorre quando ele estiver totalmente encaixado nessa cavidade sextavada, o que impede o choque elétrico. Além disso, os plugues de aparelhos com maior potência não encaixam nas tomadas feitas para cargas menores, o que diminui o risco de curto-circuito.

Oito de cada dez aparelhos vendidos hoje nas lojas se encaixam nas novas tomadas, segundo o Inmetro. Para encaixar os aparelhos antigos nas novas tomadas, a recomendação é usar um adaptador com selo de segurança, que custa em torno de R$ 8.

A partir de janeiro de 2010 fica proibida a fabricação e importação de aparelhos com os plugues antigos. Em julho de 2011, eles não poderão mais ser vendidos nas lojas. Já as tomadas do padrão antigo só podem ser vendidas nas lojas até janeiro de 2011.

Com isto, os lojistas, técnicos de informática e eletricistas terão um amplo mercado à frente, para adaptar os novos aparelhos e instalações à tudo o que existe até hoje. A medida também deve causar alguns problemas para quem costuma utilizar aparelhos importados, pois os plugs usados nos EUA e Japão, origem mais comum dos aparelhos importados vendidos por aqui, são totalmente diferentes dos novos pinos, mas são compatíveis com o que existe hoje nas construções brasileiras.

Este assunto já foi mostrado em detalhes no artigo Instalações elétricas para técnicos de informática publicado na Revista PnP nº 6.

Publicado em 21/10/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: aridio (em 13/01/2010 às 08:52 hs)
Mais uma bobagem
Mais uma bobagem patrocinada pelo INMETRO e seus garotos propaganda do Fantástico. Poderiam simplesmente manter os modelos já existentes com melhorias de seguranca. Nunca se preocuparam com a qualidade e durabilidade dos contatos eletricos das tomadas. Agora estão preocupados com um desenho novo que aumenta a seguranca mas cria um monte de problemas para os usuários. Isto não é coisa de Engenheiros! Esta faltando engenharia no INMETRO. Aridio Schiappacassa em 13 de Janeiro de 2010

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.