[Revista PnP] Dispositivos USB não são detectados ou param de funcionar 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   DVDs e pendrives  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Dispositivos USB não são detectados ou param de funcionar

Questão colocada pelo leitor

Tenho notado que alguns dos meus dispositivos USB como mouses, pendrives, impressoras e até câmeras digitais não são prontamente detectados prontamente quando os conecto ao meu micro. De vez em quando eles nem conectam, mas descobri que se eu os desconectar e ligar em outra porta eles de repente começam a funcionar.

Entretanto, existe um dispositivo em especial, que é um HD externo, que não funciona de jeito nenhum. Já o testei em outro micro e ele funcionou, mas apenas em uma das portas, e agora estou convencido de que o problema é no meu micro em especial.

Porque este tipo de coisa acontece? A conexão USB não deveria ser “universal”, conforme indicado no nome?


Nossa respostaOs dispositivos USB são notórios pelos conflitos de hardware. Adicione-se a isto a funcionalidade plug and play, e o diagnóstico dos problemas vira algo difícil de ser conseguido. Por isso, o diagnóstico e correção dos problemas com a saída USB requer mais esforço do que com outros problemas de um PC porque todo o barramento de dados (bus) deve ser diagnosticado em busca de defeitos.

Examine o cenário de diagnóstico abaixo até fazer com que tudo funcione a contento em cada situação. Os cenários prevêm descrições genéricas dos possíveis erros, junto com dicas para tentar resolver o problema.

Compatibilidade da controladora ou do hub USB - As motherboard feitas até 2001, aproximadamente, eram compatíveis apenas com USB versão 1.1. A versão USB 2.0 é bem mais rápida e geralmente compatível com as versões anteriores, mas é possível que um dispositivo para USB 2.0 não funcione bem com conexões ou HUBs USB 1.1 e vice-versa. Se houver uma atualização de firmware para o dispositivo, talvez seja preciso aplicá-lo em um computador com USB 2.0.

Configurações dos drivers USB - Verifique no Gerenciador de Dispositivos do Painel de Controle do Windows se a controladora USB está sendo reconhecida ou se existe um conflito. O Gerenciador de Dispositivos pode referir-se ao controladora USB tabém como USB controller ou como USB Root Hub, USB Controller ou, ainda, USB Bridge. Os prováveis causadores de conflito são os de sempre, o useja, endereços de memória e IRQs. Se nenhum conflito estiver aparecendo, experimente reinstalar os drivers (vide adiante).

Configurações da controladora USB integrada à placa-mãe - Se na checagem anterior não foram achados conflitos, experimente reiniciar o micro e entrar no BIOS. Verifique as configurações de USB, geralmente listados na seção “peripherals” (periféricos). Certifique-se de que a opção “USB Controller” está marcada como ativa. Se estiver tudo certo até aqui, tente reinstalar os drivers usando a última versão que encontrar. Um detalhe importante para quem usa teclados USB: ao editar o BIOS, habilite a opção “DOS USB Keyboard Support”. Isto permitirá usar um teclado até mesmo durante a inicialização ou usando um disquete ou Cd de boot.

Atualização e instalação dos drivers USB - Verifique no site do fabricante da placa-mãe se existe uma atualização de driver ou de BIOS. Certifique-se de que você está usando as últimas versões oferecidas. Alguns sistemas operacionais também oferecem estes drivers, use-os apenas se forem mais novos que os oferecidos pelo fabricante do hardware.

Gerenciamento de energia - Os computadores oferecem várias formas de economia de energia, e os controladores USB não costumam ser afetados quando o computador entra num estado de espera ou de baixo consumo. Entretanto, o sistema operacional pode falhar em energizar o dispositivo ao entrar em ação novamente. É possível eliminar este erro alterando as configurações do gerenciamento de energia no Windows. No Windows XP, vá em Painel de Controle - opções de energia. Encontrará a opção “Sistema em espera”. Fique com a opção “nunca”. Em computadores portáteis, talvez esta não seja a melhor opção, para preservar a bateria, mas talvez exista uma correção no site do fabricante.

Capacidade da saída - A controladora USB pode alimentar eletricamente falando os dispositivos USB, contudo, dispositivos que consomem muita corrente ou muitos dispositivos USB ligados simultaneamente podem levar o barramento USB à exaustão devido ao consumo excessivo de corrente elétrica. Dispositivos pequenos como mouses e teclados não drenam muita energia, mas dispositivos maiores como escaneres, discos rígido, webcams e alto-falantes vão exigir quantidade de energia bem maior. É possível minimizar este problema distribuindo os dispositivos mais “famintos” em várias entradas principais (“root hubs”). Outra saída é comprar um HUB USB externo que tenha sua própria fonte de alimentação. Mas note que hubs externos baratos podem falhar em atender às especificações USB padronizadas, e conseqüentemente causar a falha de alguns dispositivos.

Largura de banda - Os hubs USB suportam cada um até 128 dispositivos, mas podem esgotar sua capacidade de transmitir dados (“bandwidth”) dependendo dos dispositivos conectados e do hardware do hub. O padrão USB 1.1 é limitado a 12 Mbps, sem contar o software de controle do barramento. As conexões USB 2.0 chegam a 480 Mbps teóricos e 420 Mbps disponíveis, podendo portanto suportar mais dispositivos. Some-se a isto um adaptador Ethernet, uma impressora e um gravador ou disco rígido externo, tudo isto numa única controladora USB e o barramento de dados do micro pode rapidamente exaurir sua capacidade. A única saída para a falta de largura de banda é parar de usar tantos dispositivos simultaneamente ou dividir a carga por mais hubs ou controladores USB.


Publicado em 21/09/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: Tatyalmeida (em 19/09/2010 às 20:46 hs)
Adorei o Site
Adorei o vosso Site. É bem esclarecedor, quanto a questão do indice, Os textos explicativos são excelentes e me ajudaram muito, Obrigado! Gostaria de assinar a Revista, mais...Quero ser um técnico avançado. Qual é o tópico que me sugerem, tenho alguma experiência como curiosa!

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.