[Revista PnP] Windows dá erro de “a unidade não está pronta” 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Windows dá erro de “a unidade não está pronta”

Questão colocada pelo leitor

Formatei uma maquina que estava aparecendo uma mensagem dizendo que “a unidade não está pronta”. Ficava sempre pedindo disco e dizendo que “não tem disco na unidade”. Porém. para minha surpresa, depois que reinstalei o Windows continuou com a mesma mensagem e, às vezes, também vinha com um “exception processing message C00000a3 parameters 75b3bf7c 4 75b3bf7c 75b3bf7c”. Outro problema é que depois de reinstalado o Windows XP ele não reconheceu a placa de rede.

O que posso fazer? O que está acontecendo com este computador? O problema está no HD? Ah sim, também aparece um erro quando tento instalar o antivírus AVAST.


Nossa respostaQuando estava dizendo que a unidade não estava pronta, provavelmente o BIOS estava configurado para iniciar a partir do leitor de CDs/DVDs ou do leitor de disquetes, e nesta unidade havia um disco que não tinha sistema operacional. Outra possibilidade para esta mensagem pode ser que o cabo do HD estava mal encaixado ou com contatos oxidados. Ainda, outra alternativa seria realmente haver um erro na tabela de partição ou de boot do disco, que se resolveria passado o ChekDisk (chkdsk /f). Também pode ser porque o micro estava infectado por algum arquivo do tipo autorun que roda em pendrives, e como o pendrive já deve ter sido removido surge a mensagem de erro.

Como o leitor já formou o HD e reinstalou tudo e continua aparecendo a mensagem, a causa continuando podendo ser alguma das acima relacionadas. Já a mensagem de “exception processing message” pode ser de algo relacionado ao hardware ou ao software, ou seja é preciso fazer uma checagem mais minuciosa para detectar a origem.

A questão do driver para a placa de rede deve ser resolvida baixando o respectivo driver do fabricante da placa-mãe ou da própria placa de rede. Como este micro está sem acesso à internet, será preciso fazer o download em outro micro, gravar em um pendrive e trazê-lo para o micro em questão.

No caso, pela lei das probabilidades, o mais certo é que o leitor pegou algum vírus vindo pelo pendrive. Estes são muito comuns atualmente, e o que eles mais fazem é configurar o sistema para rodar automaticamente um arquivo executável que será um worm ou o próprio vírus. Talvez seja por isto também que não está conseguindo instalar o AVG antivírus, pois muitos destas infecções instalam uma espécie de proteção para si mesmos impedindo a ação dos antivírus, no intuito de manter a infecção pelo maior tempo possível.


Publicado em 14/09/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: Charles.manutenção (em 22/06/2010 às 16:21 hs)
vírus é coisa séria!
trabalho em uma empresa e faço manutenção em muitos computadores, periodicamente faço a checagem de vírus para manter sob controle as pragas...em duas méquinas percebi que o antivírus estava inativo, depois tentei instalar denovo, mas não conseguia, retirei o hd e fiz o scan com o avast! Resultado: foram achados mais de 2(duas) mil infecções de win:sality foi muito bom esse artigo.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.