[Revista PnP] Servidor não acessa a Internet através de um roteador D-Link 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Servidor não acessa a Internet através de um roteador D-Link

Questão colocada pelo leitor


Presto serviços de manutenção numa empresa que possui uma rede com 7 máquinas com Windows 98SE, 8 com Windows XP e um servidor com Windows 2003 Server. Há um roteador D-Link DI-604 ligado a um modem para o Speedy (ADSL) modelo Parks Prestige 600 ZyXEL.

As estações acessam a Internet, mas o servidor não. Direcionando o browser para http://192.168.0.1 ele abriu uma tela pedindo “username” e “password”, senha esta que ninguém na empresa tem — e eu mesmo não faço a menor idéia do que se trata. Perguntei se alguém da empresa tinha os manuais do roteador e do Speedy, mas também ninguém sabia do que eu estava falando. Parece que as estações acessam direto a Internet pelo roteador mas eu não sei mexer com ele, não é a minha especialidade. A configuração do servidor é a seguinte:
• Endereço IP — 192.168.0.254
• DNS preferencial — 127.0.0.1
• Máscara sub-rede — 255.255.255.0
• Gateway — Nada está informado.
• Serviços Instalados — Gateway para Netware; Cliente para rede Microsoft; Compartilhamento de arquivos e impressoras; Nwlink NetBios; NWLinkIPX; Protocolo AppleTalk; protocolo Internet TCP/IP.

Peguei a rede cheia de vírus, worms e spam, quando cheguei não havia proteção alguma e nem firewall no servidor. Só as estações tinham alguma proteção, que era o AVG Anti-Virus. Atualizei o Windows 98 e limpei as estações, levantando as defesas pelas estações colocando o Xo Bobus (detector de intrusos), Spy Boot e o Firewall 8.1 da McAfee.

Já no servidor não consegui mexer. Ele não acessa a Internet e não consegui descobrir o que era. Até digitei um Gateway e um DNS alternativo nas configurações acima e nada. O que aparece no servidor é somente o TCP/IP do Roteador, pelo que pude entender.


Nossa respostaA rede à qual o leitor está se referindo provavelmente está configurada para acessar a Internet através do roteador D-Link DI-604. Este é um mini-servidor de Internet, ou seja, é um módulo contendo internamente serviços como NAT, DHCP, Firewall e Switch. Suas características podem ser vistas em http://www.dlink.ca/product.php?PID=145.'roteador e sua foto pode ser vista aqui ao lado.

Nesta configuração de rede as estações acessam diretamente a Internet, sem necessidade do servidor. O que causa estranheza na descrição é que o DI-604 tem apenas quatro saídas, mas a rede tem 8 máquinas. Pode ser que haja apenas quatro estações com acesso à Internet, ou então que haja um outro hub ou switch aumentando a quantidade de portas do DI-604 e que não foi notado pelo leitor.

Nesta configuração, quando se vai ao servidor com o Windows Server 2003 e se dirige o browser para 192.168.0.1 será pedida a senha de administração do D-Link. Se não se souber a senha, basta configurar o TCP/IP do servidor para “Obter um endereço automaticamente” e possivelmente o acesso à Internet será conseguido, configurando o TCP/IP através do servidor DHCP interno do DI-604.

Note que na configuração atual do TCP/IP do servidor está faltando o Gateway (que seria 192.168.0.1) e o servidor DNS (fornecido pelo provedor de acesso). Além do DHCP, o D-Link já tem um firewall interno, é preciso apenas conseguir a senha do mesmo e configurá-lo adequadamente.

Uma saída é ressetar o roteador e configurá-lo novamente. Todos os roteadores têm um botão de reset na sua parte traseira. Feito isto, a configuração do roteador volta para a maneira tal como saiu de fábrica, aí é só utilizar as orientações do fabricante para fazer nova configuração. No caso do roteador D-Link citado, o nome de usuário padrão é admin e a senha também é admin.


Publicado em 09/09/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.