[Revista PnP] Configurar internet via radio no Ubuntu Linux 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Configurar internet via radio no Ubuntu Linux

Questão colocada pelo leitor

Como faço para configurar a internet via radio no PC com Ubuntu 8.10? No windows tem o protocolo TCP/IP, mas no Ubuntu é bem diferente e não consegui acessar após diversas tentativas. O pessoal que oferece o serviço disse que não dá suporte a Linux,etc,etc,... Quais são os passos necessários a seguir?


Nossa respostaAntes de mais nada, é importante entender que nenhuma distribuição Linux para desktop foi feita exatamente para fazer uma conexão diretamente com o provedor de banda larga. Modem convencional, nem pensar.

Até é possível fazer um Linux desktop conectar-se com um modem convencional ou uma conexão PPPoE (como a do Speedy em São Paulo). Entretanto, o Linux Desktop, como o Ubuntu Linux do leitor, foi feito para funcionar conectado a uma rede local onde exista um roteador encarregado de fazer a ponte entre o micro com Linux e a conexão de internet. Este roteador atribuirá um endereço IP para o micro e fará também o importante de firewall, tão importante para aumentar a segurança da rede interna.

Caso o leitor não tenha condições de adquirir um roteador, poderá fazer ele mesmo um excelente roteador com o BrazilFW, uma mini distribuição Linux mostrada em detalhes na Revista PnP nº 5. Com o BrazilFW, qualquer micro bem antigo pode virar um excelente roteador e firewall.

Bem, mas se o uso de um roteador estiver definitivamente fora de cogitação, e o leitor desejar colocar seu Ubuntu Linux em contato direto com o modem da operadora de banda larga, que trabalhe via rádio, será preciso fazê-lo funcionar com a placa de rede ou modem wireless fornecido pela operadora.

E aí é que entra a má notícia: nem sempre isto será possível ou fácil de ser feito. Para começar, recomendamos atualizar o Ubuntu para a versão 9.04 que, entre outras coisas, tem um suporte muito melhor a dispositivos wireless. Se nem assim o dispositivo wireless for detectado, será preciso descobrir um driver para ele e instalá-lo, o que é bastante complicado para quem desconhece o funcionamento da compilação do kernel do Linux e, neste caso, recomendamos fortemente que analise nossa primeira sugestão, ou seja, utilizar um roteador para fazer a conexão com a banda larga e repassar esta conexão pela rede local para a estação Linux.


Publicado em 27/08/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: davanzo (em 12/01/2010 às 18:52 hs)
Internet via rádio Ubuntu Linux
Uso Internet via rádio, com IP fixo(manual) e ligação com cabo, no Ubuntu 9.04. No canto superior direito, tem o ícone conexão de rede. Siga os passos: 1 - clicar com o mouse direito. 2 - editar conexão. 3 - clicar em Auto Eth0. 4 - editar e entrar senha admin. 5 - clicar em configurações IPV4. 6 - em Método, escolher entre as diversas opções, qual o método que você usa. Aplicar e fechar as janelas.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.