[Revista PnP] Como descobrir porque o micro trava? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Como descobrir porque o micro trava?

Questão colocada pelo leitor

Meu computador liga e carrega o windows, mas depois de algum tempo a tela congela. Ou seja, trava tudo. Não consigo mover o mouse nem digitar nada. Pode ser problema de hardware? Como faço para realizar testes que me façam descobrir se o problema está no Windows ou no hardware, ou seja, na memória, na placa mãe ou na placa de vídeo? Meu PC já tem 3 anos de uso mas é de boa qualidade: a placa mãe é off-board e a memória é de 512 MB em um só pente.


Nossa respostaNão existe um método simples e seguro para descobrir porque um micro trava desta forma. O problema pode estar em qualquer lugar do software, sistema operacional ou do próprio hardware, por isso é preciso ir diminuindo as personalidades, eliminando possibilidades até chegar no causador. Às vezes, inclusive, pode existir mais de um causador.

A primeira coisa é fazer uma manutenção básica no equipamento, conforme demonstramos em detalhes na Revista PnP nº 9. Esta manutenção básica consiste em apagar os arquivos temporários do HD, verificar e limpar o registro do Windows, fazer uma checagem de vírus e spywares, limpar os contatos das memórias e da placa de vídeo (se houver), retirar poeira de todas as placas e fazer uma verificação no HD com o Chkdsk (comando chkdsk /f no prompr do DOS).

Se com esta manutenção básica o micro ainda continuar travando, é preciso pesquisar mais a fundo. Para começar, é preciso saber se o problema é de hardware ou de software. Para tanto, pode-se iniciar o micro pelo CD, com uma distribuição Linux em LiveCD (como o Ubuntu ou o Mandriva Linux) ou então com uma mini-distribuição Windows feita com o BartPE (vide Revista PnP nº 4).

Rode o micro assim, pelo CD, navegando em alguns sites, chamando o editor de textos ou algum programa mais pesado. Você chegará então em duas situações possíveis:
1 • O micro continuou travando -- Neste caso, configura-se um problema de hardware,
2 • O parou de travar -- Ficará demonstrado, portanto, que o problema é de software. Vejamos a seguir o que fazer em cada caso:

Diagnosticando e corrigindo um problema de hardware

Se você chegou à conclusão de que é um problema de hardware, o problema pode estar, basicamente, nas memórias, na placa-mãe, no processador, no cooler ou na placa de vídeo. Verifique se a temperatura do micro está dentro do normal, algo entre 50 a 70ºC. Se estiver acima disto significa que o cooler está com defeito ou mal colocado. A partir daí, é preciso ir trocando as memórias, o processador e a placa de vídeo até descobrir o causador.

Diagnosticando e corrigindo um problema de software

Se o micro funcionou bem com o LiveCD, mas trava quando inicia pelo HD, podemos chegar à conclusão, portanto, que o problema está ligado ao software. Temos aqui quatro grupos de possíveis causadores: Windows, drivers de dispositivo, software (aplicativo) e arquivos de trabalho.

Comece atualizando o Windows e todos os drivers de dispositivo. Se o micro continuar travando, veja se isto acontece com qualquer programa ou com um programa em especial. Se for com um programa em especial, verifique se é apenas com determinado arquivo ou situação que ele ocorre. Vá procedendo assim até encontrar o culpado.

Como se vê, não é tão simples achar o causador de um micro que trava. As citadas. Por isso, recomendamos a leitura da seqüência de artigos sobre manutenção que sairam na Revista PnP nº 9 e também o artigo sobre os principais defeitos dos micros publicado na Revista PnP nº 10



Publicado em 27/08/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: PauloInfo (em 23/10/2009 às 02:38 hs)
por que o micro trava?
90% do problema está voltado para o processador que deve estar com superaquecimento, seja pelo seu dissipador (se houver), ou pasta térmica seca, cooler sujo ou com ventilador estragado ou ainda, em último caso, precisando ser trocado.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.