[Revista PnP] Windows 7, primeiras (e boas) impressões 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Windows 7, primeiras (e boas) impressões

Marcio B. de Carvalho

Gostaria de compartilhar com todos vocês as minhas impressões iniciais sobre este novo e tão aguardado sistema operacional da Microsoft depois da baixa aceitação do Windows Vista. Eu particularmente, acho o Vista muito bom de trabalhar e bem resolvido em termos de design gráfico além de possuir ferramentas muito interessantes que aumentam a produtividade do usuário (a indecação de tudo o que se encontra num Windows Vista é algo muito legal e precioso, basta começar a digitar o nome do aplicativo ou arquivo que o Windows já vai respondendo com a provável localização do mesmo), entre outras maravilhas de tecnologia de S.O. Os drivers, atualmente, não são mais nenhuma empecilho ao usuário do Vista, tudo funciona e funciona muito bem. Mas e quanto ao Windows 7?

Fiz a instalação nesta semana do Windows 7 em um dos meus computadores de trabalho (produção), um notebook Itautec N8620, um equipamento simplório na aparência mas com uma configuração acima da média. Ele é Intel Centrino, processador Intel Core2 Duo T-5500, 160 GB de HD, 2 GB RAM DDR-2 Super Talent, tela de 15,4” widescreen, wireless Intel a/b/g, leitor de cartão de memória, Firewire, 5 conexões USB, e-SATA, saída S-Vídeo, 1 slot para expansões do tipo Express Card, webcam de 1,3 Megapixels, microfones e alto-falantes embutido como já é de lugar comum nos atuais notebooks e laptops.

O Windows 7 é um Vista muito melhor resolvido, por incrível que pareça. Tem tudo de bom do Vista, só que com um tempero muito mais picante. Estou achando excelente toda a usabilidade do S.O., todos os dispositivos físicos do meu notebook funcionaram sem nenhum problema com os drivers originais WDM da Microsoft. Apesar disso, eu peguei no site da Itautec todos os drivers para o Vista e fiz a instalação no Windows 7, sendo que o driver da webcam do meu equipamento possui um bug que só é resolvido com a instalação de um driver para Windows 2000. E qual não foi a minha surpresa? Instalou e funcionou perfeitamente sem nenhum problema, sem lerdeza e nem travamentos. Depois disso tudo feito, instalei alguns aplicativos básicos que tornassem o meu micro mais "funcional" (Linux!!!! rs), ou seja: live messenger (MSN), foxit reader (PDF), skype (VOIP), visualizadores do Word, Excel e Powerpoint, atualizações de segurança e o navegador Firefox para navegar na internet com mais recursos através da instalação dos Complementos, é claro.

Até agora, as impressões são as melhores possíveis. O notebook está trabalhando como se estivesse com o Windows XP, apesar de que eu não tenho nada a reclamar do Vista neste equipamento (deu algumas poucas "telas azuis" desde que foi por mim adquirido, em janeiro deste ano de 2009). Mas no caso do Windows 7, nenhum sinal de instabilidade. Nenhuma bendita tela azul, alguns poucos travamentos no Firefox somente-será que ele dá "pau" propositalmente pra fazer com que venamos a utilizar somente o Internet Explorer 8? É, coisas de Microsoft... quem saberá responder.

Portanto, até o momento encontro-me por demais satisfeito com o Windows 7. Espero postar mais outros artigos de análise durante o período de avaliação (Junho de 2010), de resto todo o design gráfico dele é muito bem resolvido. As telas do Desktop (área de trabalho) vão mudando aleatoriamente num tipo de "slideshow", a barra de tarefas é diferenciada do que se conhece até hoje nos sistemas operacionais da Microsoft, entre outras coisas mais.

Publicado em 17/05/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 3 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: P_A (em 25/10/2009 às 12:03 hs)
Windows 7, primeiras (e boas) impressões
Esperamos que o Windows 7 venha a ser, de fato, tudo isso que foi dito nesse artigo. Quanto ao Firefox, acredito que a equipe do Mozilla já esteja de prontidão analisando esse SO para solucionar os possíveis problemas que ele traga. Aliás, Firefox para sempre, nada de IE8.
De: deuche (em 11/03/2011 às 04:32 hs)
windows 7
Eu estudei todos sistemas operacionais inclusive desde os primeiros livros do Laércio. O sistema 95 era excelente na minha opinião, agora os Srs comentaram que o XP esta defasado. Até aceito certa forma da evolução eu nunca tive problemas com ele como estou tendo com windows 7 ele é inteligente também não posso culpar o sistema porque eu não descobri o erro mas que esta pertubando toda hora a internet explorer parou de funcionar já usei todas as ferramentas disponíveis ma Microsoft agora instalei internet explorer 9 RC. Deu um tempo e começou tudo de novo...
De: IMCampos (moderador) (em 11/03/2011 às 09:43 hs)
Cada sistema é bom em sua época...
Concordo que o Windows 95 foi ótimo em sua época, assim como o foram o 98, 2000, XP... mas existe uma evolução contínua no hardware quanto nos softwares e principalmente nos processos de fabricação, que nos permite ter hoje computadores inimagináveis há 10 anos atrás. Assim, é preciso ter novos sistemas operacionais para fazer a interligação entre os novos e poderosos aplicativos e os novos dispositivos de hardware. Ciente desta evolução, a Microsoft desenvolve seus sistemas até certo ponto, mas chega numa hora em que é melhor fazer um sistema totalmente novo do que ficar remendando o anterior. Por isto é que o Windows 98 foi banido definitivamente para os museus, não se adapta mais às novas técnicas de invasão até porque a Microsoft não o atualiza mais há tempos. Quanto aos problemas do Internet Explorer 9, o leitor instalou uma versão beta, de testes, e deve-se esperar problemas com isto. Mas o Windows 7 em si é bastante sólido, estamos usando desde o lançamento e só temos elogios a fazer a este sistema.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.