[Revista PnP] Troca de disco rígido dá “erro de tela azul” ? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Troca de disco rígido dá “erro de tela azul” ?

Questão colocada pelo leitor

Quando meu HD está na minha máquina, dá tela azul de erro de Explorer no Kernel 32.dll. Se eu colocar outro disco, funciona normal, e o disco original funciona normal em qualquer outra máquina. O que pode estar acontecendo?


Nossa respostaProblemas de “tela azul” podem ocorrer por erros no disco ou quando quando trocamos um disco rígido de um computador para outro sem reinstalar o Windows. Neste último caso, a instalação de Windows existente em um computador terá configurações e drivers próprios para este mesmo computador, e não funcionará se o disco for simplesmente transplantado para outro micro.

O procedimento correto é sempre reinstalar o Windows quando um novo disco rígido primário (C:) é colocado no computador. Para não ter que fazer tudo de novo, sugere-se reinstalar apenas o Windows adotando o seguinte procedimento:

1) Instale o disco rígido problemático no seu computador e use o comando Detect IDE no CMOS Setup. Programe-o com PIO Mode 4, deixe desativada a opção DMA;

2) Use os programas FDISK e FORMAT para inicializar o disco rígido;

3) Instale o Windows a partir do zero;

4) Instale os drivers do chipset da sua placa de CPU, obtidos no site do fabricante da placa;

5) Caso tenha desabilitado o modo UDMA, entre no BIOS novamente e habilite o modo UDMA no HD.

6) Faça testes exaustivos no disco rígido, usando o programa chkdsk (vide abaixo).

Este é o método correto de instalação. Se os problemas persistirem é preciso investigar outros componentes de hardware, como os cabos e a fonte de alimentação do seu PC.

Além disto, erros de tela azul podem ocorrer devido a alguma trilha danificada onde esteja gravado algum arquivo importante. Para averiguar este fato, é só executar abrir um promtp do DOS e digitar o comando:

chhkdsk /f

A opção “f” é justamente para corrigir algum problema encontrado.


Publicado em 17/09/2008 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.