[Revista PnP] Troca de memória queimou servidor com Pentium Pro. Será que compensa arrumar? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Troca de memória queimou servidor com Pentium Pro. Será que compensa arrumar?

Questão colocada pelo leitor

Recentemente fui presenteado por um amigo, que me deu um servidor da HP cujo modelo é Vectra XU 6/200, que tem a seguinte configuração: Placa mãe dual Intel com SCSI Onboard, processador Pentium PRO 200, 128 MB RAM, HD SCI Seagate Barracuda 4 GB, Pl.Vídeo Matrox 2064. O problema e que esse meu amigo instalou uma memória SDRAM junto com as outras que são 4 pentes de 32 MB cada, do tipo ECC(4Mx72) 60DD, ele achou que era do mesmo modelo, pois seu formato físico é parecido. Quando ligou o micro, disse ter saído uma fumaça, desde então não funcionou mais. Eu creio que deve ter queimado as memórias, pois já troquei todas as peças menos as memórias, que são muito caras, acima de 200 dólares no site da HP. Gostaria de saber se é a memória mesmo a causa do problema e também se vocês sabem onde posso encontrar esse tipo de memória com o preço mais acessível?


Nossa respostaParece fácil instalar memórias, mas o perigo é grande quando o usuário não entende o que está fazendo. Essas memórias são provavelmente do tipo EDO, porém com encapsulamento DIMM/168. É um tipo bastante raro. No Brasil, na época em que este micro era topo de linha, a maioria das memórias DIMM/168 eram SDRAM (o tipo que ele provavelmente deve ter instalado), mas um pouco mais adiante no tempo, principalmente em PCs de grandes fabricantes, eram usados também módulos EDO com este encapsulamento. Este é o caso do Pentium Pro/200, com barramento de 66 MHz, que ainda operava bem com memórias EDO. Essas memórias operam com tensão de 5 volts, enquanto as do tipo SDRAM utilizam 3,3 volts. Isto pode ter feito as memórias fritarem. Pior ainda, um encaixe forçado em um soquete não compatível pode provocar curto circuitos entre tilhas do soquete. É possível que este curto circuito tenha afetado a placa de CPU. Ela deve usar provavelmente o chipset i440FX, para Pentium Pro, que não suporta SDRAM. Esta placa de CPU provavelmente aceita apenas memórias EDO DIMM/168.

Onde encontrar essas memórias? Bem, atualmente, só mesmo nas lojas de desmanche de micros ou nas lojas de informática mais antigas, que lidavam com este tipo de equipamento. Este aparelho deve ter uns 10 anos ou mais, mas deve estar funcionando bem ainda pois é de excelente construção. Como micro desktop é muito lento, mas ainda pode ser um bom servidor de arquivos, de impressão ou firewall, rodando bem o Windows 2000 ou alguma versão mais antiga de Linux. Só o HD é meio pequeno, seria preciso trocá-lo para permitir armazenar sistemas maiores.


Publicado em 22/07/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.