[Revista PnP] Impressoras comerciais são fundamentais nas lojas 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Impressoras comerciais são fundamentais nas lojas

As impressoras são cada vez mais procuradas pelos lojistas, pela sua importância no processo de automação comercial. Entre os diversos modelos o comerciante deve ficar atento na hora de adquirir o produto. Algumas dicas rápidas podem ajudar a diminuir as dúvidas. Um ponto importante é contar com um modelo dimensionado para o volume de transações realizadas nos pontos-de-venda. Veja os tipos disponíveis e para que servem.

A impressora de cheque é uma das mais usadas no comércio. O equipamento é capaz de interpretar os valores dos cheques e preenchê-los corretamente. Além de prático e fácil de manusear, possui baixo custo de manutenção. Atualmente, o produto pode, por meio de um sistema eletrônico, depositar o valor na conta do beneficiado, dispensando a ida ao banco, aumentando a confiabilidade no preenchimento, evitando fraudes e diminuindo o tempo de espera.

Outro produto importante no comércio é a impressora de código de barras. Amplamente utilizada em mercados e lojas de calçados e confecção, possibilita o aumento da produtividade dos funcionários e diminui o tempo gasto com processos manuais.

Já a impressora fiscal substitui o talão de notas e armazena a primeira via na memória do hardware. Existem dois tipos: matricial e térmica.

A primeira imprime as informações por meio de agulhas e de uma fita de tinta, enquanto que a segunda queima o papel, processo similar ao usado nos aparelhos de fax. A principal diferença entre elas está na velocidade. Além disso, a térmica é mais silenciosa.

Regulamentado por lei, o uso das impressoras fiscais é controlado pelo fisco, já que está diretamente ligado à arrecadação. Pensando nisso, redes de cartões desenvolveram a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), que pode ser utilizada pelos diversos estabelecimentos comerciais, independentemente do seu porte ou ramo de atividade.

O serviço permite que a loja passe a receber os pagamentos via cartão de crédito ou débito, no próprio microcomputador, dispensando o uso de equipamentos portáteis para validar os cartões ou processos manuais. Atualmente, o uso da TEF é obrigatório para garantir que todas as transações com cartões sejam acompanhadas da emissão do cupom fiscal.

O sistema pode ser operado de três maneiras: • Linha telefônica discada -- Atende um cliente por vez e é indicado para comércios menores • Dedicado -- Apesar de exigir investimento maior, é mais rápido e ideal para estabelecimentos de grande porte • Por banda larga -- Possui um custo intermediário e é seguro, porém sujeito a quedas de sinal.

Os kits de frente de caixa

Formado basicamente pelo monitor e teclado, o kit de frente de caixa evolui rapidamente e ganhou um grande avanço, com as telas touchscreen. Fundamentais nas lanchonetes fast food, as telas sensíveis ao toque dispensam o uso de teclado e são mais fáceis de operar, uam vez que o funcionário deverá apenas tocar a opção desejada, não havendo necessidade de digitar códigos.

Os kits de frente de caixa têm forte impacto na produtividade e minimiza a necessidade de treinamentos, característica importante no varejo, setor marcado pela alta rotação de funcionários.

Publicado em 14/07/2008 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.