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Cliente quer que o técnico faça coisas impossíveis. Como fica essa situação?

Questão colocada pelo leitor

Sou técnico em informática e tenho um cliente que insiste em colocar internet com o modem PHD USB 6000 com chip da TIM para 3g, mesmo sem ter assinatura do serviço 3G dessa operadora. Como se não bastasse, para instalar esse minimodem no Windows XP são solicitados drivers que eu não consigo encontrar na Web, o que fazer? Desde já agradeço pela dica.


Nossa respostaNão sabemos se o que o leitor está afirmando é verdade ou não, mas o que podemos dizer com certeza é que um técnico tem seus limites... Se o cliente não tem conta com a TIM 3G então não pode exigir que você faça a conexão com esta operadora. Da mesma forma, se ele insiste em usar o XP e o modem que ele comprou ou ganhou não tem os drivers para o XP, então o hardware é incompatível e pronto, não há o que o técnico possa fazer.

Em situações assim, o técnico não deve sentir-se diminuído ou incapaz. Quando se depara com situações assim, o técnico deve prezar a legalidade e a viabilidade técnica de seus atendimentos. Se o cliente não aceita ou não entende estes limites, então que procure outro técnico por aí.

Em nossa experiência, clientes desse tipo, que exigem o impossível, acabam tomando muito tempo do técnico e na hora de pagar costuma não achar justo o valor que lhe é proposto, ou seja, é melhor evitar clientes assim. Bem, ao menos, em nossa opinião...


Publicado em 09/06/2012 às 00:00 hs


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