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Dúvida sobre como cobrar trabalhos de informática feitos para pessoas físicas

Questão colocada pelo leitor

Primeiro gostaria de agradecer à toda a equipe da Revista PnP, por ser tão importante para os técnicos. Eu me sinto bem próximo de vocês pelas dicas e os “causos” contatos aqui. Pois minha questão é a seguinte: gostaria que fosse feito uma enquete ou então focar mais como cobrar a um cliente pessoa física. Sou técnico com uma certa experiência mas confesso que na hora de cobrar sempre vem aquele “medo”, não sei se é bem esta expressão mas tenho dificuldade, não sei se é pela desvalorização das pessoas. Já pensei em fazer uma tabela de preços como, por exemplo, para formatar e instalar o Windows, claro, já atualizado e com os programas Office e Antivírus gratuito. Esta falta de “manha” para cobrar possa ser uma falha minha ou então é apenas o próprio mercado. Já até pensei em desistir de trabalhar por conta própria, mas gosto muito da minha profissão. Obrigado e continuem assim com esta linguagem próxima dos profissionais e iniciantes.


Nossa respostaFicamos satisfeitos por nosso trabalho estar sendo útil para os leitores, e é interessante porque nós também nos sentimos próximos dos leitores por mensagens que essa.

Respondendo à pergunta, a metodologia e as técnicas para o cálculo de como cobrar um serviço já foram abordadas em várias edições da Revista PnP, em especial nas edições 7 e 8. Na 8, em especial, está a confecção das tabelas de preço. Aliás, o “quanto cobrar” é uma dúvida constante não só na área de informática mas em todas as que envolvem profissões liberais. Se fazemos um preço que seria o quanto necessitamos, o cliente acha caro e não nos contrata. Se cobramos abaixo do que precisamos, quem fica em dificuldade somos nós porque não temos dinheiro para pagar nossas contas. Mas, com as dicas que temos dado na Pnp, fruto de décadas de experiência na área, acreditamos que os colegas técnicos poderão se guiar para ter melhor desempenho em sua vida profissional e superar as limitações de um mercado que sabemos ser difícil.


Publicado em 21/11/2011 às 00:00 hs


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NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: Edilson.tec (em 11/12/2011 às 16:59 hs)
Uma dica legal!
Algo que tenho observado nos meus 10 anos de experiência é que o mercado está abarrotado de técnicos em manutenção, por isso tenho visto empresas formalizadas no mercado cobrando R$ 25,00 uma formatação e com qualidade zero no serviço, claro... Então, até o cliente chegar em nós, que temos experiência, está cansado de já pagar e ele não te conhece não sabe se você só mais um que vai cobrar de novo e não resolver de vez o seu problema. Ai vem o pós atendimento, tipo ligar saber se está tudo bem. E no meu ver o atendimento a domicílio é complicado principalmente para iniciantes, uma boa dica seria lançar um artigo voltado ao marketing de como atrair o cliente diretamente ao seu laboratório, isso lhe poupa vários custos que você pode repassar ao cliente além de poder fazer seu serviço com todo o apoio do seu laboratório.

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