[Revista PnP] Férias? Oba, é hora de investir na carreira. 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Exercício Profissional
Artigo (veja mais 39 artigos nesta área)

Férias? Oba, é hora de investir na carreira.

Por Iberê M. Campos equipe

As festas de final de ano são uma ótima ocasião para rever os parentes, passear ou, simplesmente, descansar. Mas fique ligado: em épocas assim, com mais tempo para pensar em nós mesmos, é que surgem as grandes idéias que podem mudar nossas vidas para sempre. Não misture “férias” com “indolência” — faça sua lição de casa, aproveite o tempo e crie boas oportunidades para ganhar mais: melhorar o inglês ou fazer um curso de atualização profissional são apenas algumas das opções para dar um upgrade no currículo, veja mais sugestões e comentários.

Aproveitar as férias para dar um upgrade no currículo pode ser uma boa pedida para quem está de olho numa promoção ou em busca de um novo emprego. Afinal, depois do período difícil que foi 2009 o novo ano de 2010 promete uma acelerada na economia. Surgirão muitas oportunidades para profissionais de todas as áreas, e mais ainda na área de TI. Aproveitando a paradeira generalizada deste começo de ano, aproveite para dar o primeiro passo: planeje. Faça um balanço da carreira, defina as metas que pretende atingir, avalie as demandas do mercado. Com base em tudo isso, veja o que faz falta no seu currículo para acrescentar pontos preciosos na conquista de uma promoção, vaga de emprego ou, se trabalha por conta, de novos empreendimentos ou melhorias do negócio que você já tem.

Melhore seu inglês

A fluência em inglês é hoje uma exigência cada vez mais freqüente das empresas que contratam profissionais de informática. Mas é também, segundo os especialistas em recrutamento de recursos humanos, o ponto mais fraco dos profissionais nessa área.

Isto porque não estamos falando aqui de saber inglês o suficiente para dar uma navegada na internet ou falar rapidamente com alguém pelo MSN — é preciso algo mais. Ter fluência em uma língua significa que a pessoa consegue ler, escrever e falar sem dificuldades aparentes. Por isso, vale a pena dedicar parte das férias para melhorar os conhecimentos e a fluência nesse idioma. Se você já sabe o suficiente de inglês invista em uma terceira (ou quarta) língua como o espanhol, alemão, francês ou até mesmo o mandarim, pois se continuar assim os chineses dominarão todos os negócios do mundo com sua economia andando a todo vapor.

A oferta de opções de aprendizada é grande e variada. A própria internet está repleta de cursos online de inglês e também de outros idiomas. Alguns deles são gratuitos, como o oferecido pela Universidade Estácio de Sá. O curso tem catorze módulos, que começam com noções básicas da língua e evoluem para conceitos mais avançados, de acordo com o ritmo de aprendizado do aluno. Para evoluir, é preciso passar por exercícios práticos, que avaliam o rendimento em cada módulo.

Existem também cursos de inglês com foco específico em linguagem de TI, disponíveis tanto online quanto em salas de aula convencionais. Alguns são intensivos, de curta duração, e têm turmas de férias programadas para janeiro e fevereiro.

Para quem está disposto a investir um pouco mais e, de fato, ganhar fluência em inglês, uma boa opção são os programas de imersão, dentro ou fora do Brasil, que incluem hospedagem (em hotéis, sítios ou casas de família). A International House London, por exemplo, oferece um curso de duas semanas, em Londres, denominado o Executive English for Information Technology e voltado para profissionais de diversas áreas, entre elas a informática. Com turmas começando todas as segundas-feiras, o curso pode ser feito de modo intensivo (seis aulas de 55 minutos por dia) ou semi-intensivo (três aulas pela manhã ou à tarde). O custo é de 1880 libras (aproximadamente R$ 5.400).

Atualize seus conhecimentos

Aprender ou aprofundar-se numa língua pode ser demorado, mas sempre é possível melhorar os conhecimentos que você já tem. Exemplo: aproveite as férias para fazer um curso de atualização profissional. Você pode aprender uma nova linguagem de programação, aprofundar seus conhecimentos de hardware ou até mesmo conhecer melhor as ferramentas de gestão empresarial. Para tudo isto, basta uma rápida pesquisa na internet e descobrirá um universo de opções, algumas gratuitas outras pagas, em vários níveis e praticamente todas as áreas da tecnologia.

Se você estiver pensando em investir numa carreira de desenvolvedor Java, por exemplo, poderá começar com um dos cursos gratuitos disponíveis na própria web. A Sun, detentora dos direitos dessa linguagem, é uma das empresas que oferecem em seu site diversos tutoriais, exemplos, códigos prontos e, ainda, os links para baixar o kit de desenvolvimento em Java.

Como membro do consórcio internacional Open Course Ware Consortium (OCWC), a Fundação Getulio Vargas também dispõe de vários cursos online com conteúdo e material didático gratuitos. Na área de tecnologia, destacam-se os de Gestão de TI nas Organizações, Técnicas de Gerência de Projetos e Balanced Scorecard.

Se você já tiver experiência e uma carreira profissional em TI, poderá acrescentar pontos ao seu currículo investindo em uma certificação. Ela representa a garantia de conhecimento em determinada área, que é comprovada por meio de exames rigorosos baseados em conceitos e requisitos definidos pela indústria. É o caso das certificações Cisco e Microsoft, bastante requisitadas no mercado.

De acordo com um estudo da empresa de pesquisas norte-americana Foote Partners, as certificações em TI mais valorizadas atualmente concentram-se em duas áreas: arquitetura e segurança. Na lista das principais certificações, o estudo destaca as de Certified Information Security Manager (CISM), Microsoft Certified Systems Administrator: Messaging (MCSA) e Cisco Certified Network Professional (CCNP). Além disso, ressaltamos a demanda crescente por profissionais com certificação em gerenciamento de projetos e na metodologia Information Technology Infrastructure Library (ITIL).

Portanto, se você atuarem uma dessas áreas, também poderá aproveitaras férias para estudar para obter sua certificação.

2010 será o ano dos concursos

Os concursos públicos estarão em alta em 2010. Muitos milhares de vagas estarão sendo disputadas por candidatos ávidos a usufruir das benesses de um emprego público. Historicamente, este aumento de vagas acontece em todo final de governo mas neste, em especial, os governos estarão contratando também para fazer frente à retomada do crescimento econômico e à crescente demanda dos cidadãos pelos serviços públicos.

Poderia entrar aqui a velha discussão, se emprego público é bom ou é uma muleta para aqueles incapazes de achar um bom emprego na iniciativa privada. Como tudo na vida, ser funcionário público tem suas vantagens e desvantagens, situação que já foi discuta na Revista PnP e em alguns dos nossos boletins anteriores. O fato é que, se você pretende candidatar-se a uma vaga no serviço público, precisa começar a preparar-se imediatamente.

Fique de olho nos editais e nos sites especializados. Comece a recapitular seus estudos, aprenda o que ainda não teve oportunidade de conhecer e fique atento. Leia atentamente os editais, concentrando-se principalmente ao conteúdo programático das provas, na documentação exigida e nas datas. Prepare-se para entrar na briga, não seja apenas mais um que está tentando a sorte. Os concursos públicos são muito disputados, só mesmo os que se prepararam têm alguma chance. Não seja mais um, seja “aquele” que está indo lá para buscar a vaga.

Em suma...

Opções não faltam. Aproveite para relaxar mas não descuide do futuro. O mercado é cada vez mais competitivo, e quem não se aperfeiçoa vai ficando para trás, por isto é de suma importância a atualização e complementação profissional. Não se iluda pensando que na internet “tem tudo”, pois não é bem assim. Para coisas mais sérias, os meios tradicionais continuam sendo imprescindíveis. Freqüentar uma boa escola, ler bons livros e publicações voltadas para os profissionais, como a Revista PnP, continuam sendo as melhores formas de ligar-se a instituições duradouras que poderão realmente trazer mudanças importantes em sua vida. Não desperdice sua vida, aproveite seu tempo!

Publicado em 17/01/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: abilio (em 18/01/2010 às 00:53 hs)
Investir na carreira
Pensar em manter-se atualizado, nos dias atuais é primordial, pois o mercado de trabalho a cada dia busca profissionais muito bem preparados e e de boa qualificação, não deixando de lembrar que o conhecimento do inglês vem sendo exigido no mundo globalizado, a PNP, esta fazendo um ótimo trabalho com a este alerta para quem busca e principalmente para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho, vale também para pessoas que estão chegando a faixa etária dos 40 3 50 anos, que necessitam muito mais de novos conhecimento pois o para eles o mercado se afunila, diminuindo as oportunidades, buscando sempre o novo. Para quem chegou neta fase não devem descuidar e procurar reciclar-se. Parabéns pelo artigo.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 39 ARTIGOS SOBRE ABILIO OLAVO DE ALMEIDA NETO:
O futuro dos técnicos de informática: adaptar-se ou desaparecer
Começar cedo na carreira de informática é sinal de competência?
Dúvidas sobre montagem de assistência técnica de informática
Cliente não deixa retirar computador para manutenção. E agora?
Cliente quer que o técnico faça coisas impossíveis. Como fica essa situação?
Como recolocar os programas que estavam no micro antes da formatação e reinstalação do Windows?
Qual é o valor da minha hora-técnica? Como calculo isso?
Dúvida sobre como cobrar trabalhos de informática feitos para pessoas físicas
Que dicas poderíamos dar para um técnico de informática iniciante?
Quanto cobrar para definir e instalar um novo servidor
Qual é o melhor curso: ciência da computação, sistemas de informação ou engenharia de computação?
O técnico deve cobrar taxa de visita? E como lidar com os clientes que não pagam?
Supere a dificuldade de falar em público
Dicas para ter uma oficina de informática lucrativa
Com lidar com um chefe (ou cliente) chato?
Qual é a garantia que o técnico deve dar para troca de fonte e reformatação do HD?
O técnico de informática e a questão das cópias piratas de software
É melhor ser empregado ou ter o próprio negócio de informática ?
O Windows deveria ser banido dos concursos públicos em favor do Linux?
As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!
As bogagens tecnológicas mais famosas... dos famosos
Quanto cobrar de mão-de-obra para migrar de Windows para Linux
Qual é a garantia da mão-de-obra para remoção de virus?
Quanto ganham os profissionais de informática na Grande São Paulo
Quer mudar de profissão? Cuidado com os enganos mais comuns!
Os maiores enganos cometidos pelos gerentes de informática
A recessão bateu na minha porta. Será a hora para mudar de emprego?
As 6 carreiras de TI mais promissoras para 2009 (e anos seguintes...)
Qual é o problema da informática nos concursos públicos?
Blu-ray está em queda livre. Como ficam os consumidores?
A questão da velocidade e performance dos discos rígidos
Windows versus Linux: mesmo Custo de Propriedade em países emergentes, segundo a Microsoft
Mãos a obra – crise é sinônimo de oportunidade
Emprego e carreira: curso técnico é o caminho mais curto para o sucesso
A questão do emprego versus faculdade versus sucesso profissional
Mercado de trabalho do profissional de TI é ruim?
Será que é justo o que estou ganhando aqui no Brasil? Veja uma pesquisa internacional de salários.
Construa sua Marca Pessoal! Seja diferente e fature com isto
A mudança na lei daria mais importância à profissão de técnico de informática?

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.