[Revista PnP] As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”! 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Exercício Profissional
Artigo (veja mais 39 artigos nesta área)

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!


A legislação trabalhista brasileira está completamente defasada, em função dos novos tempos de globalização e competição acirrada. Não obstante, ainda há quem sonhe em conseguir um emprego sólido e que o lance em uma carreira de sucesso que dure décadas. Alguém falou em emprego público? Certamente que não. Até existem bons empregos no setor público, mas a concorrência é ainda mais feroz e, via de regra, a carreira pública é frustrante porque a pessoa exerce sua função não por gostar do que faz, mas porque deseja o salário e a estabilidade. Mas não é sobre isto o que queremos falar aqui, mas sim sobre a nova situação do mercado de trabalho que já é realidade nos países desenvolvidos e que aos poucos começa a chegar no Brasil — apesar da legislação ultrapassada. Acompanhe nosso raciocínio e fique por dentro, prepare-se para as novas formas de se fazer as coisas!

Numa entrevista concedida à revista VOCÊ S.A. (nº 12, junho de 1999) o economista irlandês Charles Handy, um dos mais respeitados “gurus” do mundo corporativo europeu, autor dos livros “A Era do Paradoxo“ e “A Era da Irracionalidade”, previu as empresas do futuro teriam a metade dos funcionários que tinham então. Na ocasião, o economista afirmava que um grande contingente de trabalhadores, os autônomos, no futuro venderiam seus serviços a várias empresas. De lá pra cá, já se passaram 10 anos e cada vez mais suas afirmações estão se confirmando.

Esta tendência de mercado coloca para todos os profissionais a necessidade de planejar melhor sua carreira, descobrir seus talentos e preparar-se para cada vez menos procurar EMPREGOS, e cada vez mais fazer CLIENTES.

Quando falamos em “clientes”, estamos nos referindo ao agente de mercado que pode contratar os serviços de um profissional. Assim, devemos entender “cliente”, no caso, como uma empresa, uma organização não governamental (ONG) ou até mesmo o cliente final.

Da mesma forma, é necessário que o profissional entenda também o sentido de “produto” e como é o relacionamento do produto e do cliente com o mercado e com sua própria carreira.

Neste contexto, o profissional precisa entender os seguintes aspectos e conceitos de mercado:
  • O “produto” de um profissional pode ser definido como o serviço e as habilidades pessoais que ele poderá oferecer ao mercado;
  • “Cliente” é toda empresa, organização ou pessoa que tem interesse e necessidade de seus produtos;
  • “Concorrente” é toda empresa, pessoa ou organização que oferece os mesmos produtos no mercado, e, por sua vez,
  • “Mercado” é a área de atuação profissional em que estiver inserido profissionalmente.
Desta forma, é essencial que o profissional possa entender o contexto em que está atuando, e buscar promover-se dentro desta realidade.

Mas como é esta promoção? Para projetar-se de maneira eficaz no mercado, o profissional precisará desenvolver um plano de gestão de carreira. Este plano de gestão será o seu próprio marketing pessoal, que será a maneira de garantir que seu negócio, ou seja, “sua própria carreira”, tenha sempre clientes interessados em contratá-lo.

Mesmo estando vinculado a uma empresa, o profissional precisa agir e pensar como uma unidade de negócio, como uma empresa. Precisará estar sempre buscando atender da melhor forma possível seus clientes, oferecendo-lhes produtos de qualidade dentro de suas expectativas.

Segundo a tendência observada para as empresas no futuro, cada vez mais as pessoas deverão desenvolver seus serviços em lugares remotos, ou seja, prestar serviços fora da empresa, muitas vezes em suas próprias residências ou, pelo contrário, nos locais mais diversos, inclusive em outros países.

Neste caso, tornam-se mais relevantes ainda competências como capacidade de organização, disciplina, auto-motivação, criatividade, capacidade de produzir conhecimentos, liderança e habilidade de se entender com pessoas de outros credos, línguas e culturas.

Será comum profissionais serem contratados para trabalhar numa empresa dentro de um projeto específico que poderá durar meses ou semanas. Ao final daquele projeto, as equipes se dispersam e iniciam novo trabalho junto à outra empresa.

Isso tudo parece só um exercício de futurologia, não é mesmo? Talvez aqui no Brasil, mas saiba que esta já é a situação dos profissionais de várias áreas na Europa, Estados Unidos e Japão. Mesmo em nosso país esta tendência já virou realidade em muitos segmentos. Por isto, é tão necessário o desenvolvimento de um plano de gestão de carreira, pois será cada vez mais comum e freqüente a existência de profissionais independentes realizando trabalhos diversos e para várias empresas. Assim, podemos concluir com o mesmo pensamento que iniciamos: pare de procurar emprego e comece a procurar clientes.

Publicado em 27/10/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 2 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: marcio (em 05/11/2009 às 12:28 hs)
A busca de cliente.....
Tenho 17 anos de experiência na área e sou um admirador nato da revista. Me identifico muito com várias matérias que li na revista. Quanto a matéria citada, durante uns 10 anos venho construindo clientes PJ e PF (VIP). Posso garantir que nós mesmos construímos nosso nome. Da minha clientela (e olha que não são poucos) praticamente todos são frutos de outros clientes (indicação). Se DEUS quiser falta pouco para que eu possa largar todos os projetos que estou envolvidos para cuidar da minha clientela e ainda subcontratar, porque a demanda tá boa. Parabéns pelas ótimas dicas profissionais e até pessoais que vocês tem dados. Sucesso !!
De: lmartiaga (em 02/01/2010 às 10:48 hs)
busca de clientes
A busca por clientes é algo de suma importância, mas como conseguir mais clientes? Eu tenho distribuído muitos cartões perto da minha pequena oficina, vejo que aos poucos, vou ficando conhecido aqui na redondeza, mas o processo é muito demorado. Não tenho muita grana pra investir em propaganda ou coisas do tipo.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 39 ARTIGOS SOBRE LEANDRO ARTIAGA:
O futuro dos técnicos de informática: adaptar-se ou desaparecer
Começar cedo na carreira de informática é sinal de competência?
Dúvidas sobre montagem de assistência técnica de informática
Cliente não deixa retirar computador para manutenção. E agora?
Cliente quer que o técnico faça coisas impossíveis. Como fica essa situação?
Como recolocar os programas que estavam no micro antes da formatação e reinstalação do Windows?
Qual é o valor da minha hora-técnica? Como calculo isso?
Dúvida sobre como cobrar trabalhos de informática feitos para pessoas físicas
Que dicas poderíamos dar para um técnico de informática iniciante?
Quanto cobrar para definir e instalar um novo servidor
Qual é o melhor curso: ciência da computação, sistemas de informação ou engenharia de computação?
O técnico deve cobrar taxa de visita? E como lidar com os clientes que não pagam?
Supere a dificuldade de falar em público
Dicas para ter uma oficina de informática lucrativa
Com lidar com um chefe (ou cliente) chato?
Qual é a garantia que o técnico deve dar para troca de fonte e reformatação do HD?
O técnico de informática e a questão das cópias piratas de software
É melhor ser empregado ou ter o próprio negócio de informática ?
Férias? Oba, é hora de investir na carreira.
O Windows deveria ser banido dos concursos públicos em favor do Linux?
As bogagens tecnológicas mais famosas... dos famosos
Quanto cobrar de mão-de-obra para migrar de Windows para Linux
Qual é a garantia da mão-de-obra para remoção de virus?
Quanto ganham os profissionais de informática na Grande São Paulo
Quer mudar de profissão? Cuidado com os enganos mais comuns!
Os maiores enganos cometidos pelos gerentes de informática
A recessão bateu na minha porta. Será a hora para mudar de emprego?
As 6 carreiras de TI mais promissoras para 2009 (e anos seguintes...)
Qual é o problema da informática nos concursos públicos?
Blu-ray está em queda livre. Como ficam os consumidores?
A questão da velocidade e performance dos discos rígidos
Windows versus Linux: mesmo Custo de Propriedade em países emergentes, segundo a Microsoft
Mãos a obra – crise é sinônimo de oportunidade
Emprego e carreira: curso técnico é o caminho mais curto para o sucesso
A questão do emprego versus faculdade versus sucesso profissional
Mercado de trabalho do profissional de TI é ruim?
Será que é justo o que estou ganhando aqui no Brasil? Veja uma pesquisa internacional de salários.
Construa sua Marca Pessoal! Seja diferente e fature com isto
A mudança na lei daria mais importância à profissão de técnico de informática?

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.