[Revista PnP] Apple troca parafusos do iPhone para restringir ainda mais a assistência técnica autônoma 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Empresas e Negócios
Artigo (veja mais 11 artigos nesta área)

Apple troca parafusos do iPhone para restringir ainda mais a assistência técnica autônoma


A Apple sempre foi conhecida pela dificuldade que oferece a que seus consumidores tenham assistência técnica ou adquiram acessórios fora das lojas e oficinas oficiais da empresa. Tudo que é da Apple sempre foi mais caro e difícil de conseguir, sem falar que durante muitos anos qualquer acessório tinha que ser da empresa, nem sequer um pente de memória ou disco rígido podia ser de outro fabricante. E agora tenta limitar o acesso ao interior de seus aparelhos, utilizando formatos de parafuso não convencionais, feitos especialmente para a empresa.

A empresa do iPad e do Phone parece querer fixar-se com fabricante de hardware e de software, não apenas um e não apenas o outro. E gasta bilhões de dólares com advogados para impedir qualquer empresa, em qualquer lugar do mundo, para copiar ou fazer algo compatível com qualquer coisa da empresa.

O lançamento do sistema operacional X (ten) marcou uma mudança na política da empresa, que abandonou a antiga arquitetura Motorola que usava em seus micros e passou a usar a da Intel, adotando pentes de memória, discos rígidos e até placas de vídeo que eram compatíveis com os micros da linha PC compatíveis.

Mais recentemente, entretanto, em janeiro de 2011, a empresa resolveu demonstrar que não deseja mudar sua política, e demonstrou isto tentando limitar fisicamente o acesso dos consumidores e dos técnicos independentes ao interior dos seus aparelhos.

Apple está mudando os parafusos que dão acesso ao interior do iPhone

Como esta restrição é feita no iPhone? Com parafusos fora do padrão. Os primeiros iPhone 4 saiam de fábrica com parafusos do tipo Philips tamanho 00 usados para manter fechado o gabinete do aparelho. Apesar de pequenos, estes parafusos eram fáceis de retirar e ganhar acesso ao interior do aparelho, desde que se usasse uma chave de boa qualidade. De uns tempos para cá, o iPhone 4 começou a sair de fábrica com outro tipo de parafuso.

Chamado de “Pentalobe”, trata-se de um tipo de parafuso fora do comum, difícil de remover sem estragá-lo mesmo que se tenha a chave adequada. Note-se que estes parafusos não são do tipo Torx, nem do tipo Torx de segurança, e nem do tipo Torx Plus.

Para dificultar ainda mais o serviço dos técnicos não ligados à marca, os proprietários que levam seus iPhone 4 a alguma autorizada da Apple para repará-los ou fazer algum outro tipo de serviço vêm os parafusos antigos substituídos pelos novos Pentalobe. Estes parafusos são tão frágeis que se danificam facilmente se alguém tentar retirá-los sem ter exatamente a chave necessária.

Algumas empresas já estão lançando chaves compatíveis, como a iFixit, que tem o “iPhone 4 liberation kit” (Kit de liberação do iPhone 4). Este kit vem com tudo o que alguém pode precisar, ou seja, uma chave Pentalobe, 2 parafusos Philips para substituir os originais e uma chave de fenda Phillips no tamanho 00. O kit é usado para remover os parafusos Pentalobe e substitui-los pelos Phillips antigos. O kit custa cerca de US$ 10 nos EUA, e outros fabricantes devem lançar kits semelhantes em breve. Note-se que mesmo com esta chave da iFixit os parafusos Pentalobe se danificarão, daí o motivo de acompanharem o kit mais dois parafusos Philips para substitui-los.

A Apple já usava parafusos Pentalobe dentro dos computadores modelo MacBook Pro e no gabinete dos novos portáteis MacBook Air, mas estes são bem maiores que os usados no iPhone 4, que são bem minúsculos.

Muita gente está dizendo que a Apple está fazendo propaganda negativa para ela mesma, afinal, é uma medida antipática e que demonstra todo o autoritarismo que a marca trata seus clientes, e o despreza que tem pelos técnicos independentes e também o medo que tem destes técnicos burlarem os esquemas de segurança da empresa e consigam fazer upgrades e liberar serviços não previstos nos aparelhos originais da marca tal como são vendidos, ou seja, o espírito que espalhou os micros PC pelo mundo afora é absolutamente proibido dentro do conceito da Apple.

De mais a mais, a troca dos parafusos é absolutamente inútil, pois qualquer indústria metalúrgica acostumada a fazer ferramentas e parafusos poderá facilmente lançar parafusos e respectivas chaves para remover mais esta medida de segurança implementada pela Apple. Ponto negativo para a Apple...

Publicado em 21/01/2011 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: Roberto (em 09/02/2011 às 09:06 hs)
Ótimo!
Apple, QUALIDADE E PROFISSIONALISMO. 100% aprovada. O mercado está abarrotado de picaretas e curiosos, parabéns!!!!!

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 11 ARTIGOS SOBRE PAULO ROBERTO:
As vendas de PCs continuam caindo. Seria o fim de uma era? Ou o que está acontecendo?
Linux ou Windows, qual é o melhor para a infraestrutura de uma empresa média?
Algumas empresas de tecnologia estão se perdendo. Isso tem a ver com os técnicos de informática?
Como pode uma empresa saber o que seus funcionários fazem em seus PCs?
Google adquire Motorola e pode virar o jogo com a Apple e seus iPads e iPhones
Porque a Microsoft está sempre mudando o Windows?
Como o técnico de informática pode lidar com a pirataria de software?
O iPad da Apple está mudando a indústria de informática. Veja 10 motivos porque.
Seagate adquire subsidiária de HDs da Samsung por US$ 1,37 bilhões e inicia um duopólio
Google anuncia o sistema operacional Chrome. Seria uma ameaça ao Windows?
Oracle compra Sun Microsystems e agora é dona do Java, Openoffice e MySQL
Quanto tempo vai demorar para a Apple ficar maior que a Microsoft?

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.