[Revista PnP] Avast ganhou fôlego com versão 5. Mas será o suficiente para concorrer com o AVG 2011? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Aplicativos
Artigo (veja mais 44 artigos nesta área)

Avast ganhou fôlego com versão 5. Mas será o suficiente para concorrer com o AVG 2011?


Avast e AVG estão entre os primeiros antivírus a conquistar boa parte dos usuários oferecendo versões gratuitas. Antigamente as versões gratuitas de programas de segurança eram muito simplórios quando comparados às versões pagas dos mesmos programas e de seus concorrentes. Entretanto, à medida em que a concorrência ia aumentando, mais e mais recursos das versões pagas foram sendo incorporados também nas versões gratuitas. Hoje em dia as diferenças entre as versões pagas e gratuitas ficam mais por conta de pequenos detalhes como a velocidade das atualizações e alguma facilidade de configuração do que propriamente na eficiência na detecção de vírus e na proteção do sistema.

As mudanças no Avast Antivirus mostram claramente que o peso da concorrência se fez sentir, fazendo com que a interface da versão 4.x, que mais parecia um tocador de MP3, fosse totalmente reformulada e ficasse com uma aparência mais profissional e agressiva. Além disto, a versão ganhou recursos interessantes que poderão fazer com que o Avast 5.x concorra de igual para igual com o AVG 2011, que marcou uma nova tendência nas proteções gratuitas. Mas o que exatamente o Avast 5.0 trouxe de novo? Será que a nova interface e as mudanças do Avast farão frente à nova versão do AVG?

As maiores críticas à versão 4.x do Avast ficavam por conta da interface simplificada, que escondia a utilidade e potência do aplicativo. Alguém poderia até supor que a versão 5 se resumiria apenas a uma melhora na aparência, mas não é bem assim. Houve grandes mudanças no funcionamento interno e externo do aplicativo, que aumentam a facilidade de uso e sua eficiência, sem tornar o programa pesado para ser usado até mesmo em micros antigos.

O tamanho do download já nos diz algo. A versão 4.8 tinha aproximadamente 40 MB, enquanto a 5 já passou dos 52 MB, ganhando algum peso mas aparentemente não deixando o programa mais lento.

Segundo seu fabricante o Avast já passou dos 100 milhões de usuários e ganhou inclusive o apoio da toda poderosa Google, sendo o anti-vírus recomendado para ser usado no seu browser Chrome e vice-versa. Parece que a Google confia no Avast para ser usado nos PCs, mas a empresa retirou o Windows de circulação em seus escritórios, preferindo usar seu próprio sistema operacional (com o Chrome, claro...) ou então outras versões de Linux ou até mesmo o MacOS (que também é derivado do Unix).

Voltando ao Avast, o que a versão gratuita não tem em relação à paga é o Firewall, filtro anti-spam e proteção contra scripts maliciosos. Quem precisa destes recursos pode procurá-los em outros anti-vírus gratuitos como o Microsoft Security Essentials. Muitas pessoas acreditam que a Microsoft está oferecendo soluções de proteção mais eficientes, mas os testes internacionais são unânimes em apontar que o Avast e o AVG são mais eficientes na detecção do que o Microsoft Security Essentials.

A nova interface do Avast



O Avast perdeu a interface que o caracterizava, mas ganhou em praticidade e facilidade de uso porque todos seus recursos agora podem ser facilmente acessados: status da proteção, estatísticas, novidades, scans, proteção em tempo real e manutenção. Pode-se usar animações gráficas, mas para tanto é preciso ter um bom computador, para não diminuir a performance.

O mecanismo de proteção foi bem melhorado e ganhou novas funções interessantes. Agora oferece uma espécie de “escudo de comportamento”, sistema que analisa o comportamento do computador para identificar e barrar os vírus antes que eles possam entrar em ação.

O escaneamento foi modificado. Agora, a varredura pode ser feita de quatro maneiras: completa, rápida, em dispositivo removível ou numa pasta específica. Essts opções são acessadas por meio da opção “Escaneamentos" no menu à esquerda da tela principal.

O Avast 5 oferece quatro tipos de proteção, descritos a seguir:

Proteção em tempo real — A grande arma do Avast, serve para de identificar as ameaças antes que entrem em ação. Verifica os documentos antes de serem abertos, analisa os arquivos quando são salvos, e monitora mensagens de email e atividade na web. Pode-se escolher o que deve ser monitorado e a profundidade desse monitoramento, mas é preciso lembrar que quanto maior a seriedade do monitoramento, mais memória RAM é exigida.

Modo silencioso — Neste modo, o Avast trabalha sem incomodar o usuário com notificações, mensagens ou alertas. Não quer dizer que o programa vai parar de funcionar, mas apenas que ele não ficará exibindo os avisos.

Verificação contra vírus — Um recurso muito útil, que pode ser ativado na tela inicial do programa, sendo possível determinar por quanto ela ficará ativa: dez minutos, uma hora ou permanentemente.

Varredura na reinicialização — Realiza a verificação do HD antes mesmo de o sistema ser inicializado, procurando vírus e ameaças que possam estar presentes no HD antes mesmo que o Windows inicie. É uma boa maneira de impedir que as ameaças infectem arquivos do sistema, mas fará com que o Windows demore mais para carregar.

A instalação do programa é muito simples. Pode-se baixar o programa direto do site do fabricante ou de um site de download. Ele também faz parte do DVD de Service Packs e Utilitários da Thecnica Sistemas. Depois de instalar, é preciso realizar um rápido cadastro para continuar usando todas as vantagens do aplicativo gratuitamente. Para registrar, basta clicar no menu “Manutenção" e escolher a opção “Registro". Neste momento, pode-se optar entre registrar a versão gratuita ou comprar a versão Pro do aplicativo. Para obter a versão grátis escolha "Registrar" no botão cinza, preencha o pequeno formulário exibido e depois clique em “Registrar para uma licença grátis”.

Respondendo a nossa pergunta inicial, diríamos que “sim”, o Avast 5 tem tudo para proteger decentemente um computador com Windows. Será melhor que o AVG 2011? Talvez, mas segundo os testes feitos por entidades especializadas internacionais o AVG continua sendo mais eficiente, mas a diferença é pequena tanto entre o AVG e o Avast quanto em relação aos antivírus mais poderosos e pagos. De maneira geral, segundo nossa própria experiência com os dois antivírus, diríamos que o AVG é melhor para evitar infecções enquanto que o Avast é melhor para limpar computadores já infectados, mas esta é uma impressão pessoal e que nunca foi testada com critérios científicos. O jeito é você mesmo experimentar e fazer sua opção.

O AVG Antivírus 2011, Avast, e Spybot fazem parte do DVD de Service Packs e Utilitários da Thecnica Sistemas, a partir da versão 2.89


Publicado em 02/12/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 44 ARTIGOS SOBRE APLICATIVOS:
Como trocar a placa-mãe sem perder a instalação de um determinado programa?
BrOffice, LibreOffice e OpenOffice são compatíveis?
Não consegue gravar CDs em 1X. Mas, será que é necessário fazer isso?
Perda de pacotes na rede pode causar discrepância nos dados de um aplicativo comercial?
Programa administrativo feito em Clipper não roda no Windows 7 de 64 bits
Qual firewall poderia substituir o do Windows?
Para que serve o .NET Framework da Microsoft? Devo ou não instalar? Qual versão escolher?
Como rodar vários sistemas operacionais num mesmo micro?
Problemas num programa administrativo rodando em rede: erro no servidor
Programa administrativo em DOS não aceita impressora matricial Epson na porta USB com adaptador
Não consegue restaurar imagem de HD no formato .GHO feita com Norton Ghost versões 12, 14, ou 15
Ripadores de CDs e DVDs gratuitos para Windows
Adobe Flash Player não instala no Internet Explorer 64 bits do Windows 7
Começar a aprender sobre virtualização
AVG Antivírus 2011 é uma boa opção entre os produtos grátis
OpenOffice.org abandona Oracle e organiza fundação para continuar o desenvolvimento independente
Qual é o melhor antivírus gratuito para você baixar?
Migração de dados de um programa administrativo para outro
Como remover a mensagem de que meu Office 2007 não é original?
Não consigo apagar emails no Outlook Express
Micro trava só quando entra em alguns sites específicos
Quais programas gratuitos usar no Windows para ficar legalizado e evitar a pirataria?
Porque é preciso usar gerenciadores e linguagens de programação para acessar um banco de dados?
Como passar de vinil (LP) e cassete para MP3
A computação em 64 Bits já chegou. Finalmente!
Como gravar arquivos no formato APE e CUE? No Nero está dando erro.
Como abrir documentos do Office 2007 no Openoffice e nas versões anteriores de Office
Emprestar ou copiar CD e DVD é pirataria?
Problemas ao executar o jogo Harry Potter
Explicando o que é Kilobit, Megabit e Gigabit
Como copiar arquivos ocultos e pastas pelo DOS
Erro 1012 em programa Clipper
Rede transmite bem mas recebe lentamente
Dificuldade em instalar driver para Modem US Robotics
Cabo para ligar switch com switch é igual ao usado para ligar micro com switch?
Como identificar o tipo de memória
Programa gratuito e eficiente para teste de memória
Impressoras Espon e o programa SSC para ressetar os cartuchos
Lâmpadas ficam todas piscando na impressora Epson C86
Manutenção de PCs é tarefa para amadores?
Como prender o Cooler sem os grampos?
CMOS Descarregando, e a placa-mãe não tem bateria. Como resolver este problema?
Compartilhamento de internet do Windows versus servidor proxy. Qual é o melhor?
Microsoft descontinuou FrontPage. Já vai tarde...
Como fazer backup dos dados da agenda do Outlook Express
Posso colocar duas placas de rede no mesmo micro?
Qual é o melhor processador para jogos: Intel ou AMD?

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.