[Revista PnP] Qual é o melhor antivírus gratuito para você baixar? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Aplicativos
Artigo (veja mais 44 artigos nesta área)

Qual é o melhor antivírus gratuito para você baixar?


A internet é um ambiente fascinante e útil, porém perigoso. Além dos sites falsos, construídos especial e maliciosamente para infligir danos aos seus visitantes, há uma profusão de SPAMs, virus, worms, cavalos de Tróia... Enfim, quem está na chuva é para se molhar e na internet não é diferente, ou seja, quem está na rede pode efetivamente ser atacado ou contaminado se não estiver protegido. Num panorama destes torna-se óbvia a necessidade de ter um bom anti-vírus para diminuir os riscos e evitar prejuízos ao seu computador — e a você. A boa notícia é que é possível conseguir proteção aceitável gastando absolutamente nada.

Para muita gente (a maioria) os melhores anti-vírus são considerados caros. Existe a opção dos anti-vírus piratas mas estes, além de ilegais, costumam deixar o usuário na mão rapidinho. Porque isto acontece? É simples: você confiaria num anti-vírus que ele mesmo foi hackeado e violado? Claro que não, seria o mesmo que dar a chave de sua casa para um ladrão guardar.

Para quem não pode ou não quer gastar com proteção, nem tudo está perdido: acompanhe estas dicas e avaliações para obter a melhor proteção, é possível encontrar bons produtos sem gastar um centavo sequer.

A melhor pedida para o download de anti-vírus são os sites que oferecem download gratuitos, certo? Nem sempre. É preciso muito cuidado, porque nem todos são confiáveis. O correto é fazer o download dos seus anti-vírus apenas e tão somente nos sites dos próprios fabricantes ou indicados por eles. Em outras páginas, principalmente nos blogs, o arquivo pode ter embutido um código malicioso que causa estragos ao computador. Se achar difícil procurar o site do fabricante, você pode utilizar sites de downloads conhecidos e respeitados como o Baixaki (www.baixaki.com.br) ou o SuperDownloads (www.superdownloads.com.br) mas, mesmo assim, tome cuidado: existem muitos sites com nomes parecidos e que não são exatamente os citados acima.

Para manter a proteção, o anti-vírus precisa estar sempre atualizado, seja ele uma versão gratuita ou paga. Novas ameaças são lançadas a cada minuto e os fabricantes de anti-vírus estão atentos a isto, lançando atualização em cima de atualização tentando proteger ao máximo seus clientes. Aliás, esta é a grande diferença, atualmente, entre os anti-vírus gratuitos e sua versão paga, ou seja, a versão paga é atualizada mais rapidamente, garantindo uma proteção mais efetiva. O correto é deixar o anti-vírus configurado para atualizar-se automaticamente, ele mesmo vai ficar continuamente monitorando os lançamentos das atualizações e vai encarregar-se de baixar e instalar os novos arquivos.

Principais características dos anti-vírus gratuitos

Esta é uma das perguntas mais comuns que recebemos e a resposta, infelizmente, é um sonoro “depende”. A internet é extremamente dinâmica, assim como é a tecnologia. Assim, um anti-vírus que é ótimo hoje pode ser o pior amanhã, mas alguns padrões mais permanentes podem ser estabelecidos.

Com base em nossa própria experiência e nos exaustivos testes feitos por renomadas instituições internacionais, podemos apontar algumas características gerais dos anti-vírus gratuitos, confira:

Avira — O anti-vírus gratuito deste fabricante é denominado Avira Antivir Personal. O download deve ser feito em www.free-av.com. O Avira ainda é pouco conhecido no Brasil mas é uma boa opção, tendo alcançado ótimos resultados nos testes internacionais, comparáveis aos melhores anti-vírus pagos. A desvantagem do Avira é que consome mais memória durante a varredura e a versão fica abrindo janelas com publicidade da versão paga com freqüência acima do desejável. Mas basta fechar as janelas e pronto.

Avast — A versão gratuita deste fabricante é a Avast! Home Edition que deve ser baixado no próprio site da empresa, em www.avast.com. Mais popular que o Avira, o Avast é uma boa opção para proteger o seu computador. O Avast ficou conhecido pela interface um pouco confusa, mas a versão 5 melhorou bastante, hoje ela é comparável aos outros anti-vírus.

AVG — O AVG é um produto tradicional e já consolidado, e a versão 9 deste popular anti-vírus é bem interessante, tendo proteção não apenas contra vírus e spywares mas também contra sites maliciosos. O download pode ser feito na página do próprio fabricante em http://free.avg.com.

Microsoft — A fabricante do Windows entendeu que devia ela mesma oferecer proteção para seus usuários, e para tanto criou o Microsoft Security Essentials, que é um anti-vírus gratuito que pode ser baixado em http://www.microsoft.com/Security_Essentials. Por se tratar de um produto novo, ainda tem que evoluir até chegar ao nível dos demais produtos gratuitos. Sua vantagem é trabalhar totalmente integrado ao Windows, afinal, é um produto da mesma empresa e com a mesma lógica e aparência.

Bitdefender — Durante muitos anos este foi nosso anti-vírus favorito. Entretanto, a partir da versão 10 o produto começou a ficar instável e muito sujeito a erros. Assim, apesar da versão paga ter bons índices de detetecção, a falta de regularidade na qualidade não nos deixa confortável para recomendar este produto, que pode efetivamente atender bem em certas situações. A versão gratuita pode ser baixada em www.bitdefender.com/br.

Qual é o melhor anti-vírus gratuito?

Mas até agora não respondemos nossa pergunta inicial: qual é o melhor anti-vírus gratuito? Bem, como dissemos, a resposta a esta pergunta varia a cada instante. No geral, com exceção do anti-vírus da Microsoft, que ainda tem o que aprender, e do BitDefender, pelos motivos apresentados, os demais oferecem proteção aceitável. Pela nossa experiência diária com todos eles diríamos o seguinte:
• Avira - Tem uma taxa de detecção maior, mas não detecta bem os spywares e nem os sites maliciosos, além de não ter boas ferramentas de remoção.
• AVG - É bom na detecção, mas igualmente não tem boas ferramentas de remoção.
• Avast - Tem eficiência equivalente ao AVG e ao Avira, mas sua ferramenta de remoção é mais simples e eficiente.

Assim, dependendo do objetivo pode-se escolher uma ou outra opção, mas o bom mesmo é saber que, se você tem dificuldade em fazer download destes programa, pode encontrar todos eles devidamente arranjados para utilização imediata no DVD de Service Packs e utilitários da Thecnica Sistemas, que é uma “mão-na-roda” para os técnicos de manutenção e os usuários avançados, que ficam a todo instante reinstalando seus computadores.

Publicado em 29/04/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 2 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: Eugeniosc (em 30/04/2010 às 10:19 hs)
ANTIVÍRUS
Eminentemente técnica, enquanto didática, fica fácil assimilar os conceitos exarados na matéria. Por isso, ou seja, pela qualidade e abrangência, gostaria muito, além de parabenizá-los, poder receber informações semelhantes sobre a qualidade dos antivírus corporativos, isto porque, temos um servidos server 2008 e 20 máquinas à ele atreladas. Assim, não tenho uma idéia exata se deveria, por exemplo, instalar o antivírus no servidor, se deveria instalar nas máquinas e no servidor, ou se poderia ser melhor, apenas no servidor. Resta ainda sanar a dúvida que gerou este comentário/dúvida: qual é o mais seguro dos antivírus corporativos, aquele que poderia me dar a máxima segurança.
De: martinjmg (em 11/05/2010 às 22:02 hs)
Anti-virus 10 pontos
Para mim, depois de testar vários, entre eles os que vocês disseram acho o Avast o melhor. Recomendo a todos.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 44 ARTIGOS SOBRE MARTíN JAVIER MARCHáN GARAY:
Como trocar a placa-mãe sem perder a instalação de um determinado programa?
BrOffice, LibreOffice e OpenOffice são compatíveis?
Não consegue gravar CDs em 1X. Mas, será que é necessário fazer isso?
Perda de pacotes na rede pode causar discrepância nos dados de um aplicativo comercial?
Programa administrativo feito em Clipper não roda no Windows 7 de 64 bits
Qual firewall poderia substituir o do Windows?
Para que serve o .NET Framework da Microsoft? Devo ou não instalar? Qual versão escolher?
Como rodar vários sistemas operacionais num mesmo micro?
Problemas num programa administrativo rodando em rede: erro no servidor
Programa administrativo em DOS não aceita impressora matricial Epson na porta USB com adaptador
Não consegue restaurar imagem de HD no formato .GHO feita com Norton Ghost versões 12, 14, ou 15
Ripadores de CDs e DVDs gratuitos para Windows
Adobe Flash Player não instala no Internet Explorer 64 bits do Windows 7
Avast ganhou fôlego com versão 5. Mas será o suficiente para concorrer com o AVG 2011?
Começar a aprender sobre virtualização
AVG Antivírus 2011 é uma boa opção entre os produtos grátis
OpenOffice.org abandona Oracle e organiza fundação para continuar o desenvolvimento independente
Migração de dados de um programa administrativo para outro
Como remover a mensagem de que meu Office 2007 não é original?
Não consigo apagar emails no Outlook Express
Micro trava só quando entra em alguns sites específicos
Quais programas gratuitos usar no Windows para ficar legalizado e evitar a pirataria?
Porque é preciso usar gerenciadores e linguagens de programação para acessar um banco de dados?
Como passar de vinil (LP) e cassete para MP3
A computação em 64 Bits já chegou. Finalmente!
Como gravar arquivos no formato APE e CUE? No Nero está dando erro.
Como abrir documentos do Office 2007 no Openoffice e nas versões anteriores de Office
Emprestar ou copiar CD e DVD é pirataria?
Problemas ao executar o jogo Harry Potter
Explicando o que é Kilobit, Megabit e Gigabit
Como copiar arquivos ocultos e pastas pelo DOS
Erro 1012 em programa Clipper
Rede transmite bem mas recebe lentamente
Dificuldade em instalar driver para Modem US Robotics
Cabo para ligar switch com switch é igual ao usado para ligar micro com switch?
Como identificar o tipo de memória
Programa gratuito e eficiente para teste de memória
Impressoras Espon e o programa SSC para ressetar os cartuchos
Lâmpadas ficam todas piscando na impressora Epson C86
Manutenção de PCs é tarefa para amadores?
Como prender o Cooler sem os grampos?
CMOS Descarregando, e a placa-mãe não tem bateria. Como resolver este problema?
Compartilhamento de internet do Windows versus servidor proxy. Qual é o melhor?
Microsoft descontinuou FrontPage. Já vai tarde...
Como fazer backup dos dados da agenda do Outlook Express
Posso colocar duas placas de rede no mesmo micro?
Qual é o melhor processador para jogos: Intel ou AMD?

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.