[Revista PnP] Rede Novell é boa ou ruim? Seria uma boa oportunidade de carreira? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Redes Locais
Artigo (veja mais 82 artigos nesta área)

Rede Novell é boa ou ruim? Seria uma boa oportunidade de carreira?

Questão colocada pelo leitor


Sou engenheiro de redes Novell e Windows e leitor assíduo das revistas da Thecnica Sistemas. Mas ao ler o livro Redes Windows de Iberê M. Campos não deixei de ficar indignado com sua afirmação. Foi colocado que “Já se vai longe o tempo em que uma rede Novell com protocolo IPX era sinônimo de rede. Esta já passou o bastão p/ as redes Windows e Linux”. O fato é que a Novell trabalha com TCP/IP puro desde a versão 5.0 lançada em 1998, antes desta versão, o TCP/IP também existia só que era encapsulado no IPX.

Logo abaixo os Srs. também afirmam que “Linux e Novell são excelentes produtos..., e não estão tendo o mesmo desenvolvimento que os bilhões de dólares da Microsoft estão proporcionando...”. O fato é que estes bilhões não salvaram o Windows desde suas primeiras versões de seus famigerados travamentos e bugs sem fim. Mesmo o NT e o Windows 2000 apresentam bugs imperdoáveis para um sistema de tal magnitude. Trabalho com Novell e Windows desde as primeiras versões e posso dizer que conheço muito bem os dois lados da moeda. O que pude verificar foi SEMPRE um desempenho superior do sistema Novell em relação ao Windows NT ou 2000 em se tratando de servidor de arquivos e impressão. Somente a partir da versão 5 do Netware o mesmo se tornou um servidor de aplicação de fato, roda Oracle 8 mais rápido que no NT ou 2000.

Lamentavelmente, a Novell sempre foi muito falha em marketing e perdeu espaço. Lamentavelmente, também, muitos executivos se deixaram levar pela propaganda e passaram a exigir que tudo fosse Windows. O NDS da Novell é um serviço de diretório realmente incrível, que deixa o recém-nascido Active Directory a ver navios, sem falar do pobre sistema de domínios do NT. Quem usa o NDS pode rir dos domínios com seus PDC´s e BDC´s. Gostaria que os Srs. lessem sobre o NDS eDirectory, sobre o iFolder, sobre o iPrint, o ZenWorks 3 for Servers, o ZenWorks 3 for Desktop, sobre o Border Manager, sobre o GroupWise 6 e especialmente sobre o novo Netware 6, que está totalmente integrado com a Internet e acabou com o conceito de software cliente, sem citar outros inúmeros produtos da Novell.

Apenas gostaria deixar claro alguns fatos em relação à Novell e seus produtos que são ignorados e que o leitor merece conhecer. Na edição de nº 2 da Revista PCs Redes, pag. 23, cap. sobre o NT 4.0, é afirmado que “assim como no netware 3.x, o NT pode tratar arquivos enormes de vários GB e ainda suportar tráfego de rede bastante pesado”. Ora, o antigo Netware 3.x já fazia coisas que o Windows só veio fazer anos e anos depois. Gostaria também, acreditando no espírito eclético desta revista, que vocês publicassem matérias sobre produtos não Windows, como os recursos do Netware 6, sobre o NDS e seu serviço de diretório.


Nossa respostaRecebemos esta mensagem em Novembro de 2001 e só em 2006 achamos oportuno publicá-la. Concordamos com leitor, mas nunca pusemos em dúvida a competência da Novell exceto, como ele mesmo diz, pela incompetência em divulgar e vender seus produtos. Talvez (apenas “talvez’) a Novell tenha se acomodado no tempo em que era, realmente, sinônimo de redes, mas hoje as coisas mudaram...

Há alguns anos havia uma idéia de que era melhor utilizar produtos Microsoft para pequenas redes deixando os produtos Novell para redes grandes e/ou críticas. O tempo se encarregou de mostrar que talvez este fosse um bom caminho: a Novell continua firmemente entrincheirada nos sistemas mais complexos e/ou críticos, enquanto a Microsoft vem dominando cada vez mais o mercado de pequenas e médias redes. Mas o Linux vem “comendo pelas beiradas”, com um futuro ainda incerto mas sempre aumentando sua participação.

A Novell faz excelentes produtos mas sempre pecou por fazer sistemas herméticos, só acessíveis aos iniciados, difíceis de instalar e caros, o que a prejudicou comercialmente. Pelo lado do grande porte e servidores Internet, está perdendo espaço para o Linux e para o Windows NT/2000/2003. Pelo lado das pequenas redes, perdeu espaço para o Windows, provavelmente em caráter irreversível. A Novell, mesmo tendo adquirido a SuSe Linux, nem de longe atinge a mesma participação de mercado e importância que teve no passado.

Assim, devido a nossa responsabilidade com nossos leitores, visto que muitos deles se guiam pelas nossas opiniões para orientar sua vida profissional, devemos ser realistas e admitir o fato de que as redes Windows e Linux estão cada vez mais presentes no mercado. Um jovem que está se formando hoje tem muito mais possibilidades de trabalho se dominar estes sistemas e não o Novell, apesar que os bons profissionais devem conhecer de tudo, como é o caso do leitor. Temos contato com vários profissionais de redes Novell e todos tiveram que se curvar ao sabor dos ventos e instalar também redes Windows e/ou Linux... Ah, que saudade dos bons tempos em que a Novell reinava absoluta...

Os bugs do Windows estão mais ligados às versões 9X, as versões a partir da 2000 são muito mais estáveis. É claro que são mais sujeitos a erros do que os produtos Novell, até pela complexidade bem maior – a Novell é apenas rede e correlatos, mas a linha Server da Microsoft trazem um sistema operacional completo, com dezenas de acessórios: rede, servidor de Internet, RAID e por aí afora, além de funcionar também executando aplicativos típicos de um computador pessoal.


Publicado em 06/03/2006 às 00:00 hs, atualizado em 10/08/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 4 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: lalinden (em 22/07/2010 às 11:25 hs)
Eu quero usar novell
Tenho ouvido falar muito bem da novell para redes corporativas. Queria entrar em contato com o autor do artigo para saber se ele prestaria uma consultoria para avaliarmos entre novell e windows. Isso é possivel ? saber o email do autor do artigo ?
De: Luiz Carlos (em 23/07/2010 às 19:38 hs)
Terminal com Windows 7
Tenho rede Novell desde 1993 e gostaria de adicionar mais um terminal com Windows 7, seria possivel?
De: RNunes (em 29/12/2010 às 15:56 hs)
Rede Novell já era
A Novell foi vendida em novembro de 2010 para a Attachment Corporation, e junto com ela foi-se embora (provavelmente) também a Suse Linux, que tinha sido comprada pela Novell. Assim, recomendo a todos que saiam fora da Novell, ninguém sabe como ficará a empresa e seus produtos. O pior é que parte da tecnologia da Novell foi comprada, adivinhe por quem... pela Microsoft.
De: FFbari (em 02/02/2012 às 14:50 hs)
A nova fase da Novell.
Novell ainda vive e vive muito bem. Com a compra da Novell pela Attachmate são formadas três empresas (Attachmate, NetIQ e Novell), cada uma tendo como responsabilidade seus diversos produtos e compartilhando conhecimento. Com relação ao Linux, a Attachmate continuará a investir na área e manterá o apoio à comunidade de desenvolvedores. O sistema operacional NetWare está com os seus dias contados, por que ele evoluiu para o Open Suse, produtos como o ZENworks estão a anos luz a frente do SCCM da Microsoft. A Novell esta baseando seus sistema no Linux (Suse), e em minha humilde opinião, foi uma ótima troca, por se tratar de uma distribuição robusta e aceita pela comunidade. Então para finalizar a Novell continua forte e ainda vamos ouvir falar muito dela, quem tem Novell não tira, e quem conhece tem uma rápida percepção da evolução das ferramentas.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 82 ARTIGOS SOBRE FERNANDO FABRI:
Micro tem 16 GB de memória RAM mas mesmo assim está lento
Como montar duas redes separadas que acessem um mesmo servidor e a mesma conexão de internet?
Qual a maneira mais simples de ter acesso a arquivos de um computador que fica em outro local?
RAID via software no Windows fica melhor com overclock ou underclock?
Rede wireless instável. Será culpa do roteador ou da concessionária de banda larga?
Rede wireless não conecta no cliente, mas funciona normal na oficina
Notebook não entra em outra rede wireless que não aquela onde ele foi configurado
Pode ter mais de um servidor DHCP na mesma rede?
Instalação de rede em residência com vários computadores, qual é a melhor solução?
Cliente fica trocando o cabo dos micros e a internet pára. Mas será que é isso mesmo?
Dúvidas na instalação de roteador em conexão de internet via rádio da Neovia
Rede com roteadores D-link e Linksys interligados perde conexão
Internet de rede wireless com roteador D-link e Speedy fica caindo o tempo todo
Dúvidas comuns em relação às redes Windows: compartilhamento, direitos de acesso e outros
Notebook Itautec não consegue entrar na rede wireless
Trocou roteador por outro wireless e agora não consegue compartilhar a impressora
Um determinado notebook não entra na rede wireless, sendo que os demais funcionam normalmente
Conexão de internet fica caindo a toda hora numa conexão compartilhada com ICS
Cabo muito longo ou deteriorado pode causar perda de conexão na rede local. Mas como saber?
Modem de banda larga: é melhor comprar ou alugar da concessionária?
Restringindo o acesso a internet para certas estações da rede
Acabando com o limite de 10 usuários simultâneos na rede do Windows XP
Transformar smartphone ou notebook com 3G num Hot Spot (roteador wireless)
10 dicas para melhorar o sinal e o alcance de uma rede wireless
Será que o roteador BrazilFW é seguro contra as invasões?
Socorro, os arquivos do meu micro estão aparecendo para todos na internet!
Controle de banda de internet para os usuários em conexão compartilhada
Micros ficam o tempo todo saindo da rede
Problema na lan house: alguém está roubando as senhas do Orkut e MSN
Como compartilhar conexão de internet 3G via modem USB ?
Interligar lugares distantes: melhor usar VPN ou Wi-Fi ?
Como interligar pela rede wireless dois micros distantes 80 metros
É possível restringir o acesso a MSN, Orkut e Youtube?
Roteador Linux BrazilFW versus Mikrotik. Qual é o melhor?
Lan house: melhor usar conexão PPPoE ou IP Fixo?
Como conectar os micros da rede local à internet?
Conexão de Internet via rádio em condomínio pode ser roteada?
Servidor não acessa a Internet através de um roteador D-Link
Rede parou de funcionar ao trocar Hub de 10 Mbps por Switch de 100 Mbps
Qual é o melhor cabo para rede local, CAT5 ou CAT6? Como escolher?
Como interligar dois micros distantes com uma rede wireless
Aprovada distribuição de internet e TV por assinatura pela rede de energia elétrica
Será possível montar uma rede na rua, entre vizinhos?
Comprar roteador pronto ou fazer você mesmo?
Pontos importantes para comprar um roteador wireless
O que são as portas WAN e Uplink e para que elas servem
Qual é a diferença entre hub, switch, roteador e access point?
9 motivos porque as redes wireless apresentam problemas
Quais são as vantagens e desvantagens das redes Wi-Fi (wireless)?
Será que colocando um switch melhor a internet ficará mais rápida?
É possível ter dois gateways com o “Compatilhamento de internet” (ICS) do Windows?
Software gratuito para substituir o compartilhamento de internet do Windows (ICS)
Micro conecta na internet, mas não consegue navegar
Porque o acesso a internet inibe a rede local ?
Porque uma banda larga de 256 Kbps tem apenas 32 KBps ?
Como testar o funcionamento de uma rede?
Como desabilitar o login e senha da rede Microsoft
Desabilite as pastas ZIP do WinXP
Arquivo de resposta do Windows XP
Sumiu a opção de Arquivo>Novo>Pasta no Windows Explorer
Windows XP desliga sozinho quando conecta na Internet
Windows XP fica reiniciando direto
RAID no Windows 2003
XP desliga sozinho quando se conecta na Internet
Estação ME não enxerga servidor com Windows XP
Porque não tem o MSCONFIG no 2000? Será que dá para colocar?
Usuários da rede não conseguem fazer logon e enxergar os recursos compartilhados no Windows XP
Como adicionar mais uma placa de rede no NT4
Cuidado! Windows NT é exigente com as memórias RAM
Windows 2000 e programas DOS
Instalacao do Windows NT é dificil
O que é um produto OEM ?
Como melhorar o desempenho do Windows NT 4 Server
CD-KEY na instalação automática do Windows 2000
Como gravar CDs e DVDs a partir da imagem ISO
Exibição automática de unidades de rede no XP
Problemas no desligamento do Windows 98
Como conectar um Macintosh numa rede com micros Windows?
Procedimentos errados no cabeamento de rede com par trançado
Roteador BrazilFW Linux interfere na rede interna?
Porque que a velocidade da banda larga não chega ao que nos prometem?
O que é preciso para montar uma rede caseira com dois micros?

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.