[Revista PnP] Porque o micro não reconhece o total de memória instalada? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Periféricos
Artigo (veja mais 15 artigos nesta área)

Porque o micro não reconhece o total de memória instalada?

Questão colocada pelo leitor

Tenho uma dúvida a respeito de uma situação que me deixa um tanto frustrado. É o seguinte: tenho um notebook Intelbras i10 que veio de fábrica com o Windows Vista Starter. Não gostei do Vista e instalei um downgrade para windows XP. Agora, como sou fissurado em novidades, desinstalei o XP e instalei o Windows Seven. Bom, o caso é o seguinte: Nem o Windows XP nem o Seven, reconhecem (ou utilizam) a quantidade total de memória que é de 1 GB.

Em ambos os sistemas a capacidade reconhecida e utilizável (disse “utilizável” devido ao fato do Seven informar a capacidade total e a capacidade utilizável) é de 765 MB. Utilizei o Mentest para verificar se havia algum dano no módulo DDR2 665 deste PC, mas sem sucesso. O software referido não detectou defeito algum. O que pode está acontecento? Isto tem a ver com o tipo de ChipSet ou processador, que é um Celeron M?


Nossa respostaUm notebook de 1GB de memória RAM e que veio de fábrica com uma versão “Starter” do Windows é considerado um micro simples e, portanto, dos mais baratos à venda atualmente. Conseqüentemente, o vídeo deve ser do tipo “onboard” onde a memória de vídeo é retirada da memória principal do micro.

Assim, pegando o caso relatado pelo leitor, os 1 GB de memória RAM correspondem, em matemática digital (base 2) a 1024 MB (vide a seção Correio Técnico da Revista PnP nº 1). Deste montante de 1024 MB, 259 MB deve estar alocado para o vídeo restando portanto 1024 - 259 = 765 MB, valor relatado pelo Memtest.

Naturalmente, nenhum fabricante de computadores vai ficar explicando isto para seu cliente, afinal, comercialmente falando, 1GB soa muito melhor que 765 MB, sem falar que a quantidade de memória destinada ao vídeo pode ser diminuída ou aumentada no Setup do BIOS, ou seja, o cliente tem realmente 1 GB de memória, não é mentira, só que deste tanto precisa destinar obrigatoriamente parte para a memória de vídeo. Sentiu-se lesado? É até compreensível, mas a situação é assim e nada vai mudá-la nos próximos anos, pelo menos.

Um detalhe que nos chama a atenção é a troca do sistema operacional. Um micro que veio de fábrica com o Vista vai rodar satisfatoriamente o Seven, porque este último é mais leve e aperfeiçoado que o Vista. No entando, 765 de memória RAM é suficiente para rodar apenas a versão Starter mesmo, ou na melhor das hipóteses a versão Home Basic. Com a Home Premium para a frente, a falta de memória vai começar a se fazer notar, visto que esta quantidade de memória é suficiente para rodar apenas o sistema operacional e mais um programa como, por exemplo, o Internet Explorer. Além disto, o micro vai ficar se “arrastando”.

Outro detalhe sobre a quantidade de memória: sistemas operacionais de 32 bits como o Windows comum não reconhecem, teoricamente, mais que 4 GB e, na prática, mais do que 3,5 GB. Para reconhecer acima disto é preciso utilizar uma versão de 64 bits do Windows ou do Linux. Este fato foi explicado detalhadamente no artigo “Windows XP e Vista 64 bits” publicado na Revista PnP nº 11. Também está explicado neste artigo online: Windows Vista 64 conquistou a preferência dos usuários e em outros artigos tanto da PnP quanto do site da Thecnica Sistemas.


Publicado em 08/01/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 2 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: JailtonRosa (em 24/08/2010 às 09:17 hs)
Diferença entre memória instalada e memória usada
Prezados estou precisando de ajuda, minha placa é a P5VD2-VM, uso o Win XP Profissional, tenho uma memória de 512MB(533Mhz) e uma de 1024MB(Mhz) instalada e na BIOS aparece assim: installed memory 1536 MB / usable memory 128 MB. Eu já tentei atualizar a BIOS utilizando o AsusUpdate, ele baixou o drive mais atualizado da placa (revision 1302 de 2008), porém não muda nada continua aparecendo usable memory 128 MB e o computador fica super lento quando abro mais de 2 programas ao mesmo tempo. Alguém poderia me ajudar? Obrigado!
De: JailtonRosa (em 24/08/2010 às 09:20 hs)
Diferença entre memória instalada e memória usada
Prezados estou precisando de ajuda, minha placa é a P5VD2-VM, uso o Win XP Profissional, tenho uma memória de 512MB(533Mhz) e uma de 1024MB(667Mhz) instalada e na BIOS aparece assim: installed memory 1536 MB / usable memory 128 MB. Eu já tentei atualizar a BIOS utilizando o AsusUpdate, ele baixou o drive mais atualizado da placa (revision 1302 de 2008), porém não muda nada continua aparecendo usable memory 128 MB e o computador fica super lento quando abro mais de 2 programas ao mesmo tempo. Alguém poderia me ajudar? Obrigado!

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 15 ARTIGOS SOBRE JAILTON JAOQUIM DA ROSA:
Touchpad de notebook não é reconhecido depois que notebook é desligado
Trocar HD original por SSD vai deixar notebook mais rápido? Será que compensa?
Problemas ao gravar dados em um DVD. Seria problema do drive?
Gravador de DVD fazendo barulho estranho... será que estragou?
Plasma, LCD ou LED: qual destes tipos é melhor para monitores e HDTV?
Cabos HDMI - será que a marca importa? O que é importante verificar?
Atualizou notebook de XP para Windows 7 e agora não tem áudio, mesmo com o driver já instalado
Diferença entre megapixels e megabytes numa câmera digital
Devo embarcar no Blu-ray? O que preciso verificar?
Notebooks e smartphones em alta. Seria o fim dos micros desktop?
É melhor usar Fita DAT ou DVD-RW para fazer backup de uma empresa?
Escolhendo monitores com tela grande
Estações graficas Linux com micros antigos. É possível?
Função Hibernar no Windows ME
Senha na pasta Linux compartilhada com o SAMBA

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.