[Revista PnP] Windows 10: as idéias por trás do projeto e o que vem por aí 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Windows
Artigo (veja mais 139 artigos nesta área)

Windows 10: as idéias por trás do projeto e o que vem por aí


O Windows 10 é mais um passo importante da Microsoft. Ele deverá mexer com a vida de todos nós, sejamos usuários do Windows ou não, porque traz novas formas de ver as coisas. É um projeto ambicioso que fará com que a concorrência se mexa. Acompanhe as principais idéias e conceitos por trás do novo Windows, conheça as novidades e comece a se preparar para a chegada iminente deste sistema que, nos planos da Microsoft, vai substituir todos os Windows anteriores, no plano de upgrade gratuito da empresa.

Se você não tem conexão de internet boa e quer testar o novo Windows, a Thecnica Sistemas oferece as últimas versões de teste do Windows 10 gravadas em DVD e prontas para uso, veja aqui


A Microsoft vem fornecendo versões de teste para que possamos acompanhar o desenvolvimento do novo Windows. Estas versões são chamadas de “Technical Preview” (prévia técnica) e já percorreram um longo caminho, mas ainda falta algumas coisas a serem arrumadas antes que a próxima geração de sistema operacional entre em nossos PCs, tablets e telefones. A Microsoft ainda não definiu a data oficial de lançamento, mas é sabido que pretende lançar o Windows 10 em todo o mundo no verão americano de 2015 (que corresponde ao inverno no Brasil). Isto significa que há muito trabalho a ser feito para que novos recursos possam ser incorporados às versões “build” de testes que nós, técnicos, estamos rodando em nossos PCs para avaliar o próximo Windows. Este vem com muitas promessas, algumas das quais já se tornaram realidade.

A partir da versão Build 10074 já existe uma prévia do Projeto Spartan, que gerou o substituto do Internet Explorer. O nome do novo browser será “Edge”, que era o nome do mecanismo de renderização do Projeto Spartan e que acabou sendo adotado como o nome do próprio browser. O Edge pretender substituir o Internet Explorer, mas não é um browser qualquer. O assistente virtual Cortana (concorrente do “Siri” da Apple) foi incorporado ao Windows 10 e, em especial, ao Edge, e ainda tem mais por vir.

O Windows Hello, por exemplo, trará autenticação biométrica ao sistema operacional, permitindo escanear o rosto, dedos ou íris do usuário, ao invés dele digitar uma senha. Já viu isto em algum lugar? Sim, nos smartphones, e é esta a meta da Microsoft, ou seja, incorporar ao Windows toda a tecnologia que está sendo criada para os smartphones, tornando compatível o ambiente desktop com o dos smartphones.

O Windows 10 está prometendo ser a melhor versão de todos os tempos. Sem dúvida, é um projeto que está sendo conduzido de maneira bem diferente do Windows 8, até porque a maioria da equipe que produziu o Windows 8 foi substituída, inclusive o próprio presidente da empresa: Satya Nadella entrou no lugar de Steve Ballmer o qual, por sua vez, havia substituído Bill Gates. E o novo presidente não está para brincadeiras. Mudou a empresa de cima a baixo e parece estar colhendo os frutos do seu trabalho, e o Windows 10 talvez seja o mais vistoso deles.

A Microsoft está dando indícios de que vai fornecer upgrades gratuitos para o Windows 10 durante um ano, para quem estiver rodando Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8. Ainda não se sabe qual será a política de preços depois disto ou para as pessoas que ainda estão rodando o Windows XP, mas a idéia da empresa é substituir todos estes sistemas pelo novo Windows 10. O projeto é ter o Windows 10 rodando em 1 bilhão de dispositivos até 2018, uma meta ambiciosa mas perfeitamente factível, se considerarmos os upgrades gratuitos no Windows XP, Vista, 7 e 8, sem falar dos smartphones da Nokia (agora com a marca Microsoft Lumia) que lentamente estão conquistando o mercado que acabou dividido entre Android e iOS.

Um recomeço

Com o Windows 8 a Microsoft tentou integrar os dois sistemas operacionais, de PCs com mouse e teclado aos dispositivos portáteis com telas sensíveis ao toque. A “vítima” desta integração foi o menu Iniciar do Windows 8.x, que foi retirado em favor da tela com a interface Modern e seus blocos dinâmicos. A retirada do menu Iniciar do Windows 8 causou estranheza e repulsa, mas foi só o primeiro sintoma de que a idéia principal do Windows 8 era que ele fosse usado em dispositivos móveis e com tela pequena e sensível ao toque.

Frente a esta predileção descarada pelos dispositivos com tela “touch”, os usuários dos PCs tradicionais se sentiram excluídos. Passaram a ignorar o Windows 8 ou então a utilizar programas que repunham o menu Iniciar, como o famoso Classic Shell, deixando o Windows 8 com a mesma aparência e funcionalidade do Windows 7 ou do Windows XP.

Outro problema dos “blocos dinâmicos” (“live tiles’) do Windows 8 é que, apesar de fornecerem notificações e informações, foram desenhados para dispositivos touchscreen e telas pequenas, enquanto que a maioria dos trabalhos feitos nos PCs requerem teclado, mouse e telas grandes, carregados com dezenas de programas de diversos tipos. Fora isto, os aplicativos (“apps”) para a interface Modern rodam com exclusividade e em tela inteira, em contrapartida ao costume dos usuários dos PCs de trabalhar com vários programas abertos ao mesmo tempo.

A equipe do Windows 10 parece ter entendido esta situação, pois trouxe de volta o Menu Iniciar. Mas ele vem evoluído, parece uma junção do menu Iniciar do Windows 8 com a interface Modern do Windows 8, num resultado interessante que deve agradar a todos.

Ao inicializar um PC com o Windows 10 você verá o ambiente desktop tão familiar. A barra de tarefas e seus ícones ficam em baixo, e a lixeira fica no canto superior esquerdo. Parece muito com o Windows 8, afinal de contas... No entanto, basta apertar o botão Iniciar e você será saudado pelo novo menu Iniciar, com suas modificações que sem dúvida melhoram o visual e a usabilidade.

Os aplicativos mais usados ficam arrumados numa coluna. Pressione o botão “todos os aplicativos” , e encontrará todas aquelas pastas que temos usado desde o Windows 95, apesar que agora elas ficam agrupadas em ordem alfabética. Ao lado disto tudo, ficam os blocos dinâmicos animados do Windows 8, que ficam continuamente mostrando informações sobre o tempo, notícias e posts das redes sociais. Os blocos dinâmicos podem ser arranjados em grupos, que podem ganhar um nome (exatamente como acontecia no Windows 8). Se apertar o botão “Maximizar” ganhamos uma versão em tela cheia do menu iniciar.

O que está de volta

Ao invés de rodar em tela cheia, quando se clica ou toca num bloco dinâmico os aplicativos “Modern” abrem numa janela no modo tradicional do Windows. Só será em tela cheia se o usuário quiser. Esta é uma novidade bem-vinda, permitindo experimentar a nova estética que a Microsoft introduziu com os blocos dinâmicos mas sem sacrificar a aparência clássica do Windows. Pode-se colocar vários aplicativos Modern ao redor, deixá-los com a metade do tamanho ou, ainda, minimizar para ver outro aplicativo ou maximizar para pegar a tela toda.

O Windows 10 permite trabalhar de maneira mais ágil, graças à possibilidade de criar vários desktops virtuais. Ao clicar no botão “Tarefas” aparece uma listagem de todos os aplicativos abertos. Uma caixa preta que fica na parte de baixo da tela permite criar um desktop virtual, um espaço de trabalho independente, como os que sempre existiram no Linux e há um bom tempo também nos Apple MacIntosh.

Pode-se, digamos, abrir um desktop para todos os aplicativos que você usa para trabalhar, outro desktop para jogos e um terceiro desktop só para as redes sociais. Apesar de ser um recurso que já existe há tempos nos outros sistemas, é bom ver a Microsoft entrando nesta onda também pois facilita o uso do computador.

A combinação de teclas Ctrl+Windows alterna entre os desktops que foram abertos, mostrando uma pequena animação. É possível também dar um clique com o botão direito num aplicativo quando está no modo de visualização de tarefas e escolher um desktop específico onde deseja trabalhar.

O Internet Explorer tem tido o browser preferido de muita gente, mas no Windows 10 ele estará sendo substituído pelo Edge. Este traz um mecanismo de renderização totalmente novo, que promete melhor a performance ao mesmo tempo em que traz novas funcionalidades. O sistema Cortana de reconhecimento de voz é um deles e vai funcionar ativamente nas buscas, da seguinte forma: digamos que você está no site de um restaurante, será possível encontrá-lo no mapa junto com dicas de outros restaurantes, tudo isto pela voz. Isto é interessante, mas talvez o melhor seja a possibilidade de fazer anotações diretamente nas páginas Web, recortar seções que sejam de interesse para dentro do One Note e compartilhar por email ou numa rede social.

Um passo adiante

Aqui está uma das coisas do Windows 10 que tem o potencial de ser realmente algo revolucionário e que está no centro da estratégia da Microsoft. Estamos falando do Continuum, um recurso que cuida da interface, Ele permite ter recursos específicos de cada dispositivo, de PCs desktop com telas grandes até as pequenas telas dos smartphones, passando pelos tablets.

Pensemos num notebook conversível em tablete, como por exemplo o Microsoft Surface Pro 3. Basta retirar o teclado base para que um aviso apareça perguntando se deseja mudar para o “modo tablet”. Caso afirmativo, todos os aplicativos que estiverem rodando no desktop vão transformar-se em tela cheia, na versão Modern, mais adequada para telas pequenas sensíveis ao toque. Isto também inclui aplicativos tradicionais do Windows para desktop. Será possível usar todos os gestos que estamos acostumados nos smartphones e tablets, mas basta ligar o teclado de volta para retornar ao modo desktop, ou então pressionando o botão “modo tablete” no “centro de ações” do Windows 10

O Centro de Ações controla todas as notificações que foram recebidas, com o evento mais recente no topo. Existe também um novo aplicativo para as “Configurações”, que substitui o Painel de Controle e que junta todas as várias coisas que se pode ajustar dentro de um menu único e com ferramenta de busca. O Windows 10 tem uma pequena barra de busca perto do botão Iniciar Ao tocar nesta barra de busca ou dar um tapinha no microfone basta dizer “Olá Cortana” (desde que tenha ligado este recurso) e você será saudado pelo Cortana, o assistente virtual do Windows 10. Ele é capaz de procurar arquivos no seu PC, agendar compromissos e fazer coisas mais mundanas como pegar informações de um vôo ou saber a previsão do tempo.

Enquanto estou escrevendo este artigo o Cortana ainda não está totalmente funcional, principalmente em português, mas este assistente virtual é parte importante dos planos da Microsoft para levar o Windows 10 para todos os dispositivos, em todos os lugares. Como o Cortana já estará presente nos smartphones e nos tablets, ficará fácil aprender a usá-lo e nos acostumarmos com ele para usá-lo também em nossos PCs e notebooks. É possível mudar as preferências do recurso para ajustá-lo às coisas que estamos mais acostumados a fazer, de maneira similar à do Google Now. Da mesma forma, é possível deixar certos recursos indisponíveis para preservar sua privacidade. À medida que o Cortana começa a conhecer o usuário, ele vai tentar ser mais útil para que seja mais usado, esta é a idéia.

Esta parte é importante. A habilidade do Cortana de entender a linguagem natural (aquela que falamos no dia-a-dia) vai estar continuamente melhorando à medida que milhões de pessoas (a Microsoft espera que sim) comecem a conversar com o Cortana em seus PCs, graças ao upgrade gratuito para Windows 10 que a empresa pretende oferecer. Esta de multidão de usuários vai melhorar a funcionalidade do assistente virtual,permitindo que “ele” vá “aprendendo” a fazer tarefas cada vez mais complicadas, como por exemplo perguntando coisas como “Quem é o nosso presidente” ou “Qual é o nome do esposo da nossa presidenta” sem enganar-se...

Aplicativos que rodam em todos os lugares

Os “apps” serão parte importante para atingir a meta de ter o Windows 10 trabalhando em todos os lugares, incluindo smartphones e dispositivos como os consoles de jogos. Para chegar lá, a Microsoft pretende ter aplicativos universais que existirão em PCs e também nos dispositivos móveis, e que terão a capacidade de se auto-ajustarem a diferentes tamanhos de tela e de dispositivos de comando.

Por exemplo, o “Fotos” será o novo aplicativo para lidar com fotografias. Ele pode escanear seus dispositivos e também a conta do OneDrive em busca de fotos para ordená-las dentro de uma coleção gigante. O Fotos funcionará em dispositivos móveis, também, mas parece que este recurso ainda vai demorar um pouco para aparecer. O aplicativo também vai melhorar todas as fotos que ele encontrar, retirando olhos vermelhos e ajustando os níveis de cores e de exposição. O processo é opcional, se você não gostar das mudanças, elas podem ser desfeitas sem afetar o arquivo original. O app Fotos pode ser usado para editar fotografias por nossa conta, também, mas ele não está fadado a substituir aplicativos poderosos como o Adobe Photoshop ou Lightroom, mas pretende ser uma ferramenta simples para manusear e tratar suas fotos caseiras.

Foi adicionado também um aplicativo denominado Xbox. Ele permite ver o que seus amigos estão fazendo e trocar mensagens com eles, ver os resultados conseguidos e assistir a clipes dos jogos que as pessoas gravaram. A Microsoft pretende trazer a experiência total que se tem com o Xbox para dentro dos PCs rodando Windows 10, permitindo inclusive baixar games do console Xbox One diretamente para dentro do PC.

Ainda não se sabe muito do Windows 10 nos smartphones, mas sabe-se que haverá aplicativos universais como Mail, Calendar e o novo app Fotos rodando tanto nos fones quanto nos PCs. Haverá configurações a serem feitas em cada determinado dispositivo, um PC desktop sem uma câmera não via precisar de um app de câmera, por exemplo. Mas a experiência universal e unificada deve tornar as coisas mais fáceis para os desenvolvedores de software que tentam fazer seus programas rodar em tantas plataformas quanto conseguirem, isto abre um mundo de oportunidades.

À prova do futuro

O Windows 10 não vai consertar tudo o que é considerado antigo nos PCs, mas as mudanças feitas em cima das críticas ao Windows 8 fizeram uma boa diferença no sistema operacional. E isto é crucial para o futuro do Windows, pois significa que a Microsoft está ciente do quadro maior: os PCs ficaram antigos, e a computação móvel é a onda do momento.

Desktops e laptops ainda são responsáveis pelo trabalho pesado em termos de computação, mas os tablerts e smartphones há anos roubaram a cena. Os sistemas operacionais do futuro precisarão trabalhar duro para diminuir o espaço entre estes dois polos. Já foram vistos passos nesta direção dados pela Apple, com a habilidade do OS X Yosemite's para lidar com arquivos, e-mails e chamadas vindas dos telefones e tablets. Alguns apps Android apps estão sendo incorporados ao browser Chrome do Google, o que pode ser um indicativo interessante para saber a direção para onde o Google está caminhando.

A visão da Microsoft do sistema operacional ideal para o amanhã é grandiosa. O objetivo é oferecer uma experiência unificada entre dispositivos de todos os formatos e tamanhos, e para tanto um aplicativo que se auto-modela faz todo o sentido. Ícones para serem tocados e teclas de retorno quando se está num fone ou tablete, e aplicativos em janelas quando estivermos equipados com mouse, teclado e monitores grandes. E também tem o Windows 10 no Xbox One. Podemos não querer rodar o Excel nos nossos consoles de jogos, mas o fato do console de jogos da Microsoft e poder compartilhar aplicativos com os acaba pondo um bocado de potência nas mãos dos desenvolvedores.

O Windows 8 foi feito com o sonho de nos levar até este futuro ideal, mas os usuários reclamaram pela ineficiência do enfoque tudo-em-um que, na verdade, era mais voltado aos dispositivos móveis. Com o Windows 10, a Microsoft parece estar fazendo as coisas de uma maneira melhor.

Veja também o artigo Lançada nova versão do Windows 10: Creators Update (build 15063) sobre a versão Build 15063, denominada “Creator Update”, que atualiza muitos dos conceitos mostrados aqui.

O Windows está mostrado discutido em profundidade na Revista PnP nº 34 nos artigos “Instalação profissional do Windows 10”. Sugerimos a leitura deste artigo para um melhor entendimento e análise do que o Windows 10 representa para os técnicos e seus clientes.



Publicado em 04/05/2015 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 139 ARTIGOS SOBRE WINDOWS:
Lançada nova versão do Windows 10: Creators Update (build 15063)
Mudança no registro permite ao Windows XP continuar atualizando pelo Windows Update
O final do Windows XP também será o fim de muito do que entendíamos como informática. Mas existe saída!
Precisa reformatar quando aumenta a memória RAM de um PC?
12 enganos que a Microsoft cometeu com o Windows 8
Não consegue instalar o Windows 7 num notebook, mas o Windows XP instala normalmente
Trocou processador e placa-mãe e agora o Windows não inicializa
Trocou Windows 7 64 pelo de 32 bits e agora ficou sem som. O que fazer?
Trocou o Windows 8 pelo Windows 7 num notebook e agora não consegue instalar drivers
Instalador do Windows diz que não existe HD disponível no PC
Notebook trava ao tentar instalar o Windows
Como voltar o Windows para o disco C: e não em outra letra qualquer?
Windows 8: porque a falta do botão Iniciar é irrelevante
Windows 8: as novidades justificam o upgrade? O que mudou?
Será que um vídeo-aula vai ajudar na montagem de servidor com Windows Server 2008?
Windows não inicializa e dá mensagem de “TFGHT is compressed”
Micro está muito lento com o Windows 7, mesmo tendo hardware compatível
Problemas com monitor de 14“ de um micro Dell com o Windows 7
Micro está travando, retirou vírus mas continuou travando
Windows fica com o cursor de setinha a maior parte do tempo
Erros de tela azul logo depois da instalação do Windows XP
Vírus está travando o PC. Será mesmo isso?
Dual boot com XP e Seven. É possível e tem alguma vantagem?
Lentidão quando instala Windows num micro socket 462
Instalar Windows em HD externo. Será possível?
Som do Windows 7 não funciona em placa-mãe antiga Asus A8V-X ?
Teria alguma vantagem deixar o pagefile.sys do Windows numa partição em separado?
Micro com dual boot reconhece uma das partições apenas no Windows XP
Dificuldades para reinstalar Windows Starter em netbook
Micro trava ao término da instalação do Windows 7
Será pirataria se eu instalar um outro Windows num micro que veio com Windows de fábrica?
Quer mudar a versão do Windows 7 aproveitando o número de série original. Será possível?
Atualização de Windows Starter para Ultimate: se é viável ou interessante, e como fazer
Como rodar o Windows XP com Vmware Player no Windows 7 64 bits?
Windows não carrega e fica só no papel de parede
Será que o Windows 7 é realmente melhor do que o XP para um micro com Atom?
Formatou o HD com o Windows 98 e agora não consegue instalar o XP
Formatou o micro com XP e agora não encontra os drivers
Limpeza no registro do Windows: será que é mesmo necessário?
Transferência dos dados do Outlook Express do XP para o Windows 7
Windows XP não instala em HD de 500 GB da Samsung
Placa-mãe não liga mais depois de falha ao atualizar BIOS
Regularização de licenças do Windows XP. Deve o técnico “legalizar” um Windows pirata?
Reinstalou Windows em notebook e agora ele fica ressetando sozinho
Compartilhamento de arquivos com o Windows 7 Starter
Segurança para fazer transações bancárias pela internet, usando micro ou smartphone. Será possível?
Transformar Windows 7 de 64 bits em 32 bits. Como fazer?
Será mesmo necessário instalar Windows 7 de 32 bits num micro que veio com 64 bits?
Seria possível colocar Windows XP num netbook com HD flash de 2 GB da Positivo?
Windows 7 Starter pode entrar em rede e compartilhar pastas? Com quantos usuários?
Windows XP não permite que se instale o Windows 7 por cima?
Qual é o melhor Windows para instalar num determinado computador? Será que o mais novo é o melhor?
Como fazer uma instalação genérica de Windows e demais aplicativos para agilizar as manutenções
Liberado o Service Pack 1 para Windows 7 e Windows Server 2008 versão final
Apenas um dos usuários de uma máquina Windows não consegue fazer logon
Como lidar com um micro dominado pelos vírus, num atendimento em campo
Erro no Windows: “arquivo ksuser.dll não encontrado”
Erro ao retornar da hibernação (ou modo suspenso) do Windows 7
Windows “genérico” é tão seguro quanto o original ?
Problemas de ativação do Windows 7 num notebook onde foi feita reinstalação do sistema original
Instalar dois antivírus no mesmo micro aumenta ou diminui a segurança?
Windows 7 não reconhece dispositivo wireless ou periférico antigo, do tempo do XP
Remover vírus a partir do próprio computador infectado
Windows pirateado deixa a internet lenta? Ou seria outra coisa?
Porque o Windows 7 tem baixo Índice de Desempenho, mesmo quando está rodando bem?
Porque o Windows 7 fica processando sem parar, acessando o HD a todo instante?
Erro de tela azul com a mensagem BAD_POOL_HEADER ao ligar micro com Windows 7
Instalar muitos programas deixa o computador lento? E se eu desinstalar, fica mais rápido?
Micro ficou louco e abre janelas sem parar
Melhor caminho para regularizar Windows XP e Office piratas
Restaurando os PCs ao que eram antes: Deep Freeze, Windows SteadyState e Comodo Time Machine
8 razões para abandonar de vez seu Windows XP antigo e “cansado”
Partição do Windows XP foi danificada pelo fdisk do Windows 98
Como instalar o Windows 7 de 32 bits com sucesso num processador Celeron 2.66?
Quando é preciso desfragmentar o HD num micro Windows?
O que é melhor para rodar o XP no Windows 7: VirtualPC, XP Mode, Vmware ou VirtualBox?
Os novos recursos de usabilidade do Windows 7 acabam nos viciando...
Problema com pasta criptografada do Windows XP
Micro original com Office pirata passa a ser considerado pirata também?
Porque o Windows 98 não instala no Microsoft Virtual PC 2007 ?
Instalação nova do Windows 7 não permite acesso aos arquivos antigos do usuário
Dúvidas na instalação de drivers e sistema operacional em notebook
Windows 7 é lançado oficialmente, e deve marcar época
Instalando o Windows em netbooks e micros sem leitor de DVD, usando um pendrive
Trocar o Linux pelo Windows XP num micro Positivo Sim+
Windows XP executa chkdsk toda vez que o micro é ligado
Mudando o Windows 7 de inglês (ou outra língua) para português (adicionando suporte multilíngue)
Atualizou para o MSN 2009 e a lista de contatos sumiu
Windows XP saiu de linha. E agora, como é que eu fico?
Antivirus para Windows Server
Windows dá erro de “a unidade não está pronta”
Como usar dois monitores ou vários mouses e teclados no Windows
Como atualizar o Windows 98
CheckDisk e DiskDoctor não funcionam. Porque isto acontece, e o que fazer?
Como descobrir porque o micro trava?
Configurar a aba de Inicialização do MSCONFIG
Migrar ou não migrar para o Windows 7 que será lançado em Outubro de 2009?
Lançado o SP2 para Windows Vista e Server 2008
Qual é o melhor antivírus gratuito?
Como criar senhas fortes e colocá-las a salvo
Windows 7, primeiras (e boas) impressões
Por que o Windows 7 é a sétima versão, e não a oitava?
Melhor esperar pelo Windows 7, mudar para o Vista já ou continuar com o XP?
Participação de mercado do Windows caiu abaixo dos 90%
Participação de mercado do Windows caiu abaixo dos 90%
5 coisas que a Microsoft deveria levar em conta ao fazer o Windows 7, sucessor do Vista
Windows Vista 64 conquistou a preferência dos usuários e ganha mercado
Instalação do Windows apresenta conflito de hardware na controladora IDE
Tela Azul de erro do Windows
Impressoras comerciais são fundamentais nas lojas
O que provocou o apagão da internet em 2 de julho de 2008?
Qual é o melhor Windows para rodar numa rede?
Windows XP saiu de linha: se precisa dele, pegue um enquanto pode
Como poderia a Microsoft mudar a imagem ruim do Vista?
Microsoft lança o SP3 para o Windows XP
Leds ficam piscando depois que trocou o switch da rede
Microsoft revela detalhes sobre a ativação do Vista
Windows atualizado é vital para proteger contra vírus e bandidos da Internet
Micro com Windows Vista: será que é a hora de comprar, ou é melhor esperar pelo Windows 7 ?
Windows 98 pede arquivo msnp32.dll ao inicializar
Será que os novos MacIntosh rodam Windows também?
Micro com Windows XP se desliga sozinho
Modo de segurança do Windows 98 em dual boot
Vantagens e desvantagens de usar modem ADSL com conector USB
É possível limitar o acesso à Internet pelo ICS?
Estações 98 não acessam internet
2 redes e uma mesma conexão à internet
Como monitorar arquivos acessados via rede
Disco de boot para rede
Restringindo o acesso de alguns usuários à Internet
Ligando impressora em rede direto no switch, sem passar por outro micro
Windows 2000 em micro PCChips
100% de segurança contra invasões pela internet
Problemas com uma impressora matricial Epson na rede
Clientes da rede rede com Windows NT recebem aviso de que o domínio não existe
Micros do mesmo Grupo de Trabalho não aparecem numa rede Windows
Impressão em DOS fica lenta na rede
Como permitir acesso somente a alguns sites, sem usar proxy ou firewall?
Problemas para instalar o XP: ao reiniciar, a tela fica com riscos verdes
Como fazer uma ligação de switch a switch ou de hub a hub
Windows Vista foi projetado para dificultar a pirataria. Será que conseguiu?
Será possível obter 100% de segurança contra invasões pela internet?
Informática nos países de regime socialista
Microsoft termina suporte ao Windows 98
Microsoft consegue patente sofre o sistema FAT
Limpe seu HD após fazer o update do Windows

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.