[Revista PnP] Placa de rede gerou pane da Telefônica 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Internet
Artigo (veja mais 19 artigos nesta área)

Placa de rede gerou pane da Telefônica

Placa de rede, instalada dentro de um roteador, abriu seqüência de erros que derrubou Telefônica, diz CPqD. Pesquisadores do CPqD, em Campinas, concluíram relatório sobre as causas que levaram a infra-estrutura de internet da Telefônica entrar em colapso por 36 horas entre os dias dois e três de julho.

Segundo o referido relatório, tudo começou em função de uma falha de hardware. Uma placa de rede, chamada de “placa de interface óptica” nos termos do relatório, instalada dentro de um roteador localizado na cidade de Campinas, apresentou um defeito de hardware.

Em função deste defeito, a placa enviou informações erradas a outro roteador, este localizado na cidade de Sorocaba. Em circunstâncias normais, o roteador de Sorocaba ignoraria as informações equivocadas que recebesse de Campinas.

Porém, uma segunda falha, desta vez no software do roteador de Sorocaba, fez este equipamento repassar as informações incorretas para todos os roteadores da Telefônica no Estado.

A combinação de erros, definida pelo presidente da telecom, Antônio Carlos Valente, como “complexa e rara”, fez toda a infra-estrutura de web da Telefônica entrar em pane.

A conjunção de erros, então, criou uma dificuldade extra para os engenheiros da empresa. Como todos os roteadores repassavam informações erradas, não era possível identificar facilmente de onde partia o erro.

Para encontrar a falha, os técnicos precisaram isolar região por região do Estado, até identificar que a origem do problema estava na cidade de Sorocaba. Ao isolar as regiões, a Telefônica acabou agravando temporariamente a crise.

Quando identificou o problema, os técnicos da empresa trocaram o roteador problemático, o que resolveu a crise. Toda esta operação, no entanto, levou 36 horas desde o início das falhas para ser completamente finalizada.

Publicado em 01/08/2008 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 2 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: Bosch (em 18/08/2008 às 22:10 hs)
Placa de rede gerou pane da Telefônica
Não acho que realmente foi a placa de rede, e sim outros motivos.
De: Gilberto (em 21/08/2008 às 22:59 hs)
Melhor não explicar
Seria bem melhor a telefônica não explicar nada, pois, até hoje os servidores de DNS (200.204.0.10 e 200.204.0.138) da tefefônica não voltaram a trabalhar corretamente. Provavelmente, mais alguma placa de rede com problemas!!!!!

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 19 ARTIGOS SOBRE GILBERTO PEREIRA:
PHP versus ASP: a disputa continua, mas podemos ter o melhor dos dois mundos
Erros 628 e 0836 nas conexões 3G
Como bloquear o Facebook e outras redes sociais numa rede local?
Não consegue enviar emails pelo Outlook, só pelo Webmail
O que é o IPV6 e o que isto significa para mim?
Dúvidas na configuração de roteador com endereço IP fixo na conexão de banda larga
Será que uma placa de rede de 1000mbps vai deixar a internet mais rápida?
Como hospedar um site em casa, ao invés de usar um provedor?
Seria possível melhorar uma conexão de internet 3G para poder fazer um trabalho sério?
Provedor de banda larga gratuito é igual ao pago?
Falha no envio de email em internet via rádio
PC desconecta da internet o outro PC quando é desligado
Salvar as páginas de um site para que fiquem idênticas ao original
Hotmail com erro de “certificado de segurança deste site expirou”
WWW, AJAX, JAVA, HTML, Web 2.0, Flash... O que significa tudo isto e o que tem a ver comigo?
Altere a configuração de seu leitor de e-mail para não ter envio de mensagem cancelado
Brasil precisa remodelar seu sistema de internet em banda larga
Comparativo dos planos de banda larga Speedy, Net Virtua, Turbo e NeoVia
O que é a Web 2.0 ? Seria uma nova Internet?
Como detectar o endereço IP do visitante de um site

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.