[Revista PnP] O que é a Web 2.0 ? Seria uma nova Internet? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Internet
Artigo (veja mais 19 artigos nesta área)

O que é a Web 2.0 ? Seria uma nova Internet?

Se você tem o costume de ler as publicações especializadas em informática já deve ter se deparado com o termo “Web 2.0”. Tem muita gente que pensa, por pura desinformação, haver uma nova versão de Internet, talvez até confundindo com a “Internet 2” que realmente está sendo implantada. Mas são coisas totalmente diferentes e não podem ser confundidas.

Todo mundo sabe o que é Internet, sendo que o termo “Web” é uma abreviação de “World Wide Web”, ou seja, “Rede Larga Mundial”, chamada abreviadamente de “www”, aquelas três letrinhas na frente da maioria dos sites. Na verdade, a Web é apenas um dos serviços disponíveis na Internet, representando a parte gráfica da mesma, aquela que se vê quando visitamos algum site.

Além da Web (ou “www”) a tecnologia da Internet possibilita uma infinidade de outros serviços, os mais conhecidos são os e-mails, a transferência de arquivos e a publicação de informação nos mais diversos formatos.

A tecnologia da Internet nunca parou de evoluir, desde seu aparecimento há mais de 30 anos. Inicialmente, ela era utilizada exclusivamente pelo departamento de segurança dos Estados Unidos os centros de pesquisa americanos e os fornecedores de equipamentos militares. No final dos anos 90 a rede foi aberta também para o uso público, simultaneamente com o aparecimento da World Wide Web que ajudou a popularizar a Internet.

Mais recentemente cunhou-se o termo “Web 2.0” que pode levar muita gente a pensar, erradamente, que surgiu uma nova internet, uma segunda geração desta tecnologia que vem revolucionando o mundo. Mas não é bem assim, a tecnologia que se usa atualmente já existia por aí há anos, o que vem mudando é a importância da Internet na vida de todos, até porque nos últimos anos vêm surgindo muitos aplicativos que rodam pela Internet e que acabaram se incorporando ao nosso dia-a-dia.

Você conseguiria imaginar como seria sua vida sem sabonetes, shampoos e telefone celular? Pois é, o ser humano viveu milênios sem estas facilidades, que agora parecem tão indispensáveis.

Da mesma forma, quem está acostumado a usar a Internet já “não consegue” viver sem serviços como o MSN, Orkut, Gmail e os sites de notícia, sem falar dos jogos on-line e dos sites de emprego e de busca. Todos estes serviços utilizam tecnologia relativamente simples, o que os diferencia dos outros é a quantidade de recursos que foram se incorporando a eles, transformando-os em produtos altamente sofisticados e que atendem largamente às necessidades dos usuários, daí sua imensa popularidade.

Tecnicamente falando, a grande novidade da chamada “Web 2.0” é o AJAX. É uma maneira de fazer com que o usuário navegue na Internet e use os serviços de forma a parecer que está utilizando um aplicativo instalado localmente no seu micro. Mas mesmo o AJAX é apenas uma junção de diversas tecnologias que já existem há anos, por isto cuidado: a Web 2.0 não é uma nova Internet, é apenas uma diferente de utilizar os novos serviços e sites que surgiram ultimamente, os quais permitem uma interatividade e uma produtividade pessoal via Internet nunca vista até então.

Isto porque o AJAX permite que o usuário não precise ficar esperando que uma página Web se recarregue ou que um processo seja terminado para continuar usando o software. Cada informação é processada separadamente, de forma assíncrona, de forma que não é mais necessário recarregar a página a cada clique. Quando você vai ler seus e-mails no Gmail, por exemplo, não precisa ficar a página inteira recarregar para mostrar a mensagem, apenas uma pequena parte da tela é que é mudada mostrando a mensagem desejada e, quando você fecha a mensagem, volta à listagem rapidamente.

E a Internet 2 ? Esta é realmente uma nova Internet, apesar de utilizar a mesma tecnologia da Internet normal. A diferença é que a Internet 2 tem maior capacidade de tranmissão de dados e, por enquanto, está restrita apenas a centros de pesquisa, algumas universidades e a órgãos governamentais, ou seja, serve mais ou menos para suprir as mesmas necessidades da Internet original, que acabou sendo a rede “do povão” enquanto que a Internet 2 ficou para a elite da tecnologia. Mas não confunda, a Web 2.0 é exatamente a mesma Internet que já existia, apenas com nova roupagem, uma tecnologia mais sofisticada e com novas utilizações.

Publicado em 14/11/2007 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 19 ARTIGOS SOBRE INTERNET:
PHP versus ASP: a disputa continua, mas podemos ter o melhor dos dois mundos
Erros 628 e 0836 nas conexões 3G
Como bloquear o Facebook e outras redes sociais numa rede local?
Não consegue enviar emails pelo Outlook, só pelo Webmail
O que é o IPV6 e o que isto significa para mim?
Dúvidas na configuração de roteador com endereço IP fixo na conexão de banda larga
Será que uma placa de rede de 1000mbps vai deixar a internet mais rápida?
Como hospedar um site em casa, ao invés de usar um provedor?
Seria possível melhorar uma conexão de internet 3G para poder fazer um trabalho sério?
Provedor de banda larga gratuito é igual ao pago?
Falha no envio de email em internet via rádio
PC desconecta da internet o outro PC quando é desligado
Salvar as páginas de um site para que fiquem idênticas ao original
Hotmail com erro de “certificado de segurança deste site expirou”
WWW, AJAX, JAVA, HTML, Web 2.0, Flash... O que significa tudo isto e o que tem a ver comigo?
Altere a configuração de seu leitor de e-mail para não ter envio de mensagem cancelado
Placa de rede gerou pane da Telefônica
Brasil precisa remodelar seu sistema de internet em banda larga
Comparativo dos planos de banda larga Speedy, Net Virtua, Turbo e NeoVia
Como detectar o endereço IP do visitante de um site

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.