[Revista PnP] Quero proteger meu PC: é melhor usar um nobreak ou ligar direto na tomada? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Periféricos
Artigo (veja mais 8 artigos nesta área)

Quero proteger meu PC: é melhor usar um nobreak ou ligar direto na tomada?

Questão colocada pelo leitor


Tenho algumas dúvidas sobre nobreaks, se alguém puder me ajudar serei agradecido! É o seguinte: meu micro está ligado num estabilizador SMS progressive 3 (foto ao lado) e quero saber quando estaria mais sujeito a ter problemas: numa queda de energia sem o uso de nobreak ou porque o PC talvez não se adeque ao tipo de energia fornecida pelo nobreak?

Não estando utilizando nenhum equipamento conectado ao nobreak é mais recomendado desligá-lo e retirar da tomada? Não posso mesmo utilizar extensão para ligar a alimentação de energia do nobreak?

Estou pensando em comprar um desses dois modelos de nobrek: SMS net4+expert 1400va ou SMS mager3senoidal, qual seria o melhor custo-benefício, uma vez que não uso tanto o PC? Há outra dica?


Nossa respostaA função do nobreak não é exatamente proteger o computador, sua principal função é proteger os dados e o que se estiver fazendo no micro no momento de uma queda de energia.

Entretanto, um nobreak bem projetado, com circuitos de proteção contra surtos de energia, pode oferecer um certo grau de proteção para o PC. Os únicos nobreaks que sempre realmente protegem o que estiver ligado nele são os do tipo Online, onde a alimentação de energia na saída está sempre vindo da bateria, mesmo que a rede elétrica esteja funcionando normalmente. Mas estes nobreaks online são raríssimos e caros, além de gastar muito mais energia. Para tirar este tipo de dúvidas sugerimos a leitura do artigo sobre “Instalação de computadores” publicado na Revista PnP nº 16 onde explicamos este assunto em detalhes.

É importante ressaltar que não se pode confundir “nobreak com “estabilizador de tensão”. Conforme explicamos no artigo citado acima, as fontes de alimentação dos computadores são muito mais sofisticadas e “estáveis” que o melhor dos estabilizadores de energia elétrica, portanto não vemos qualquer necessidade de usar este tipo de equipamento. Recomendamos utilizar apenas o nobreak, caso este seja necessário em sua região e para o tipo de atividade e responsabilidade dos equipamentos a proteger. Os bons nobreaks, mesmo que não sejam do tipo online (aquele o mais caro) também servem para estabilizar a tensão da rede dentro de certos limites, além de, conforme explicado acima, poder adicionar um certo grau de proteção contra surtos de tensão que possam queimar o computador.

Quanto ao fato de desligar ou não o nobreak da tomada, devemos lembrar que nobreak trabalha com base numa bateria automotiva, que precisa estar sempre carregada para poder entrar em ação quando necessário, carga esta que pode demorar horas. Assim, o certo seria deixar o nobreak sempre ligado na tomada, mesmo que o micro esteja desligado. Com isto a bateria fica sempre carregada e, além disso, evita-se o ciclo de carga-descarga que acontece se o nobreak for desligado da tomada quando o micro não estiver em uso, pois a bateria ficaria operando os circuito de espera do nobreak e sua carga iria se esgotando, lentamente mas esgotando. Lembramos que o nobreak serve para proteger os dados do usuário e, se este não usa muito o computador, provavelmente não deve fazer alguma atividade tão importante que precise ser protegida por um nobreak.

Se for necessário pode-se utilizar uma extensão para ligar o nobreak à tomada, desde que esta extensão tenha fio terra, se estiver disponível no local, o que é altamente recomendável.

Não conhecemos detalhes sobre os modelos de nobreak citados, sabemos que são de marcas boas, mas para saber se seriam os mais adequados ao leitor teríamos que fazer uma pesquisa não só a respeito dos aparelhos, mas também do tipo de computador o leitor tem, que necessidades de proteção são necessárias, como é a instalação elétrica do local, como é o fornecimento de energia lá e muitos outros detalhes, alguns inclusive subjetivos, por isso preferimos não emitir opinião sobre indicação de compra.


Publicado em 21/10/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 8 ARTIGOS SOBRE PERIFéRICOS:
A importância do ar condicionado na informática: muito além do ar fresco
Impressora HP wireless não aparece na rede do Windows, como fazer para imprimir?
Qual compressor de ar se usa para limpeza em computadores e informática em geral?
Windows não reconhece mouse USB, mas ele está bom. Porque isso acontece?
Porque o nobreak não está conseguindo manter o PC ligado quando acaba a luz?
Monitor/TV fica sem som quando ligado pelo cabo HDMI
Devemos nos preocupar com vírus nos smartphones e tablets?
Problemas na recarga de cartuchos multifuncional Lexmark
Formatos de mídia de CDs e DVDs graváveis e regraváveis
Será que monitor LCD é bom?
Escolhendo monitores: plasma, LCD ou CRT?

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.