[Revista PnP] Formatos de mídia de CDs e DVDs graváveis e regraváveis 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Periféricos
Artigo (veja mais 8 artigos nesta área)

Formatos de mídia de CDs e DVDs graváveis e regraváveis

Hoje em dia todos os computadores têm gravadores de DVD. Os programas de gravação evoluíram e se tornaram fáceis de usar. A questão que ficou para quem é novo na área de gravação de discos é quanto ao tipo de disco utilizado, as populares “mídias” que vêm em diversos sabores, numa verdadeira “sopa de letrinhas”. Apesar da confusão aparente, é simples entender o que significam.

A primeira coisa a saber é que existem mídias de CD e de DVD e, nos dois tipos, existem as mídias graváveis e as regraváveis. Estas últimas podem ser apagadas e gravadas novamente, enquanto que as graváveis podem ser queimadas apenas uma única vez. A diferença entre o CD e o DVD é, basicamente, a capacidade de dados e a possibilidade que existe nos DVDs de poderem reproduzir filmes neste formato inclusive nos aparelhos domésticos de mesa. As mídias de CD, por sua vez, são compatíveis (ou deveriam ser...) com os reprodutores domésticos de música, até mesmo os mais simples, como os radiogravadores e reprodutores para carro.

Vejamos os códigos utilizados nas mídias de DVD, os que mais causam confusão. Um simples sinal de “+” ou de “-” pode significar que o gravador ou o aparelho de DVD que você tem não é compatível com os discos comprados. Isso ocorre porque existem duas especificações técnicas para DVDs graváveis.

O grupo de empresas que forma o DVD Forum segue o padrão DVD-R(W). Já a outra entidade, chamada DVD+RW Alliance, segue o padrão sugerido por seu nome (“+”). Felizmente, a maioria dos novos gravadores e reprodutores de DVD facilitam nossa vida ao oferecer compatibilidade com ambos os formatos. Vejamos um pequeno resumo nas características dos tipos de mídias para DVD:

DVD-R e DVD+R

Tirando o formato diferente, servem praticamente para a mesma coisa. Tanto o DVD-R como o DVD+R podem ser gravados somente uma vez, e têm capacidade para armazenar 4,7 GB ou, nas mídias mais de dupla face, mais de 8 GB. A diferença é que o DVD+R é lido mais rapidamente. Nada que seja perceptível na hora de assistir um filme, só aparece na hora de gravar ou copiar discos de dados inteiros.

Um DVD-R só pode ser gravado com um gravador DVD-R, e um DVD+R apenas com uma unidade DVD+R. Os gravadores lançados mais recentemente são compatíveis com DVD-R e DVD+R, ou seja, são DVD±R.

DVD-RW e DVD+RW

Os discos que terminam em “R” podem ser gravados mais de uma vez. Isso não significa que o usuário pode ir adicionando arquivos aos poucos. Depois que a mídia é gravada, ela deve ser formatada antes de receber a nova leva de dados. Ou seja, as informações anteriores serão perdidas. Os aparelhos de DVD mais antigos podem não reconhecer este tipo de mídia.

A diferença entre DVD-RW e DVD+RW é a mesma, ou seja, uma maior rapidez do segundo formato na gravação e na transferência de grandes volumes de dados. Claro que a velocidade do gravador/reprodutor de DVD também influencia, então, leve em conta somente a compatibilidade dos seus aparelhos. Os mais modernos reconhecem os padrões DVD±RW.

DVD-RAM

O DVD-RAM é bastante similar ao DVD-RW, principalmente no que se refere à possibilidade de ser gravado mais de uma vez. Uma das diferenças é justamente o número de vezes: aproximadamente 100 mil, contra mil do DVD-RW. O DVD-RAM também está disponível em quatro capacidades: 2,6 GB, 4,7 GB, 5,2 GB e 9,4 GB.

Destinado a um segmento mais profissional, esta mídia não é compatível com unidades de DVD-ROM e com aparelhos de DVD. Ou seja, você pode utilizá-lo somente com gravadores e reprodutores próprios para o DVD-RAM. Como se não bastasse, um dos tipos vem protegido em uma espécie de caixa, e não pode ser removido.

DVD+RDL

Para complicar ainda mais a sopa de letrinhas, o formato DVD+RDL deve ganhar popularidade nos próximos anos – ou meses. O motivo é justamente a sua capacidade: 9,4 GB a 17 GB. Isso porque os dados são gravados em dupla camada (Dual Layer). Gravadores e reprodutores de DVD+RDL são caros e difíceis de serem encontrados, mas isso vai mudar com o tempo.

Publicado em 03/12/2007 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: Prof. Passerotti (em 08/02/2008 às 19:15 hs)
Formatos de Mídias (graváveis e regraváveis)
Excelente matéria esclarecedora sobre as diferenças existentes entre as mídias atualmente no mercado, como também as que já despontam como ferramentas para um futuro bem próximo e promissor.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 8 ARTIGOS SOBRE MARIO EDUARDO PASSEROTTI:
A importância do ar condicionado na informática: muito além do ar fresco
Impressora HP wireless não aparece na rede do Windows, como fazer para imprimir?
Qual compressor de ar se usa para limpeza em computadores e informática em geral?
Windows não reconhece mouse USB, mas ele está bom. Porque isso acontece?
Porque o nobreak não está conseguindo manter o PC ligado quando acaba a luz?
Monitor/TV fica sem som quando ligado pelo cabo HDMI
Devemos nos preocupar com vírus nos smartphones e tablets?
Quero proteger meu PC: é melhor usar um nobreak ou ligar direto na tomada?
Problemas na recarga de cartuchos multifuncional Lexmark
Será que monitor LCD é bom?
Escolhendo monitores: plasma, LCD ou CRT?

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.