[Revista PnP] Vai comprar peças para computador? Tome alguns cuidados! 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Montagem e Manutenção de PCs
Artigo (veja mais 125 artigos nesta área)

Vai comprar peças para computador? Tome alguns cuidados!

Agora que você já escolheu um a um os componentes de seu novo micro chegou a hora de correr atrás de cada um deles. Pelas características do mercado Brasileiro, a maioria dos componentes de informática são comercializados por pequenas empresas. Você só terá acesso a um grande distribuidor se tiver firma aberta e comprar a partir de uma certa quantidade. Portanto, é bem provável que você terá que lidar com dois ou mais fornecedores, em geral pequenas empresas, e é preciso ter critérios próprios e também entender o critério dos fornecedores, para que sua compra seja a mais bem sucedida possível, no presente e no futuro. Veja nossa análise:

Se você precisa comprar peças para computador e mora em São Paulo provavelmente vai se dirigir à região da Rua Santa Ifigênia ou, se for carioca, vai adquirir seus componentes em alguma das galerias do centro do Rio de Janeiro. Se você mora fora dos grandes centros precisará encomendar pela Internet ou por telefone e receber pelo Correio. Em qualquer um destes casos, será preciso muita atenção e alguns cuidados básicos, descritos a seguir, para que a alegria de adquirir um novo micro ou de melhorar o micro existente não se transforme numa avalanche de problemas. Acompanhe:

Pesquisa – Monte uma lista de compras e faça uma pesquisa de preços. Consulte ao menos três fornecedores para saber qual é a média para cada item. Barganhe, peça desconto, garantia, melhor condição de pagamento e EXIJA um bom atendimento. Infelizmente ainda há vendedores que atendem como se estivessem fazendo um enorme favor para o comprador — fuja de estabelecimentos assim. Se na hora da compra o atendimento é ruim, quando você for reclamar de algo será pior ainda...

Idoneidade do vendedor – Antes de fechar negócio com um novo fornecedor procure conhecê-lo. Procure na Internet ou no PROCOM se existe algum problema. Peça referências, pergunte a quem já comprou se foi bem atendido. Veja há quanto tempo a empresa está no mercado, isto porque existem lojas que são verdadeiras armadilhas para os incautos, fazem um grande movimento e depois desaparecem sem deixar vestígios e deixando desamparados seus clientes.

Procedência – A esmagadora maioria dos componentes de informática é produzida no oriente, com exceção dos processadores que podem também ser produzidos nos EUA, no México e em outros países ocidentais. Nada contra os orientais, eles apenas fabricam de acordo com o pedido do freguês, justamente por isto os melhores e também os piores produtos são fabricados na China, na Tailândia e na Coréia, sem falar de Taiwan que uns dizem fazer parte da China e outros dizem ser um país independente. Procure comprar produtos “em box”, isto é, fuja de produtos sem embalagem original e sem os CDs de instalação. Os ditos produtos OEM, que vêm a granel dentro de grandes caixas, podem ser bons para as fábricas mas são péssimos para o comprador individual, pois são um campo aberto para as falsificações e malandragens de todo o tipo. Aliás, na hora em que lhe oferecerem algum produto, verifique se o componente é realmente o que consta na embalagem ou se é algo “maquiado” (vide adiante).

Com ou sem nota – Devido à alta tributação existente em nosso país, a maioria das lojas vende produtos sem emitir nota fiscal. Até porque muitos componentes entram no país de maneira ilegal, vindos do Paraguai ou usando artifícios no trâmite de importação. É claro que um estabelecimento que emite nota fiscal para os produtos vendidos vai ter um preço mais alto, mas em compensação você terá um documento legal e válido em caso de troca, reclamação ou garantia. Sempre que possível, exija nota fiscal do que está comprando e que a nota seja o mais completa possível, especificando claramente a marca e modelo do componente. Se houver número de série, faça com que ele conste na nota fiscal, se o vendedor não tiver esta facilidade anote você mesmo, na presença de um representante do fornecedor.

Etiquetas de garantia ou numero de série – Mesmo com a nota fiscal em mãos, é comum que os componentes de informática recebam uma etiqueta de identificação auto-destrutível. Esta etiqueta geralmente traz o nome do vendedor e a data de aquisição e serve para contar o prazo de garantia. O uso das etiquetas é um procedimento interessante, pois sem ele ficaria difícil saber quais itens estão ou não na garantia, pois não haveria outra forma de diferenciar uma peça da outra. Assim, no caso de componentes com número de série exija que este número conste na nota fiscal ou recibo de compra, caso não exista o número de série exija que o vendedor identifique cada componente com sua etiqueta.

Condições da garantia – Por falar em garantia, há duas coisas que você precisa ficar bem atento ao escolher um fornecedor. Uma é a condição de troca, que veremos a seguir, a outra é o prazo de garantia e a documentação exigida. Em geral, pequenas lojas dão garantia de três meses para os componentes da CPU, mas os grandes distribuidores chegam a dar um ano e até mais. Itens como monitores e impressoras devem ter sido fabricados ou montados no Brasil, por isto exija a garantia original de fábrica que em geral é de 1 ano para troca imediata e mais dois anos para conserto gratuito. Verifique as condições para atendimento dentro da garantia: alguns fornecedores exijam que se leve a nota fiscal ou documento de compra e que o produto seja entregue na embalagem original, com todos os manuais, discos e acessórios, enquanto outros aceitam que se leve apenas o componente defeituoso. Este detalhe é muito importante principalmente para quem está longe do fornecedor, pois o envio do produto completo aumenta a despesa com o frete de ida e volta, que em geral fica por conta do comprador.

Condições para troca – Isto é muito importante, pois é na hora da troca que se conhece o bom fornecedor. Alguns exigem que o item defeituoso seja deixado para análise — o que pode demorar semanas — enquanto que outros trocam o componente no ato, que é o certo. Porque é o certo? Considere o seguinte: se o componente não apresenta qualquer dano físico aparente como riscos, quebras ou empenamentos, o que poderia indicar mau uso do produto, o vendedor tem por OBRIGAÇÃO troca a peça imediatamente, independente de qualquer teste. Porque? Simples: se o produto estiver em boas condições poderá ser revendido para outro cliente, enquanto que se o item estiver realmente defeituoso deveria ser trocado de qualquer maneira. Além disto, muitas vezes o componente está em perfeito estado, só que não é compatível com o conjunto. Isto é muito comum com memórias, muitas vezes elas não se adaptam à placa-mãe escolhida, mesmo estando em bom estado. Assim, se você notar que o vendedor impõe muitas restrições à troca de componentes não hesite: procure outra loja. É só assim que livraremos o mercado de gente desonesta ou que não sabe trabalhar.

Analise o produto – No ato da compra, ao receber o material, analise cuidadosamente cada peça procurando por defeitos. Nas MBs e outras placas, recuse peças que estejam empenados ou que tenham riscos e outros defeitos de acabamento, o que denotaria fabricação ou manuseio descuidado. Veja se as peças têm as etiquetas de identificação do vendedor e se elas não foram substituídas ou remarcadas, o que significa que já tinham sido vendidas para alguém e retornaram por algum motivo. Procure pegar apenas peças que estejam em sua embalagem original, evitando itens embrulhados em plástico-bolha ou fornecidos sem qualquer proteção.

Não se engane, seja esperto - as falsificações são normais num país como o Brasil, com uma população tão carente, com pouca educação e tão próximo de vizinhos suspeitos como o Paraguai e outros “hermanos”. Difícil é o produto de certo renome que não tenha suas falsificações. Por exemplo, as mídias de CD e DVD que você encontra por aí nas galerias e pequenos boxes das grandes cidades são falsificadas, mesmo que tenham vistosas etiquetas de grandes fabricantes como LG, HP e Philips. Uma mídia original destes fabricantes custa pelo menos 3 vezes mais caro do que seus correspondentes “genéricos”. E mesmo que o comerciante faça questão de ter o produto original, ele mesmo poderá estar sendo vítima de falsificação. Afinal, a esmagadora maioria dos produtos de informática são feitos na China, o que eles fazem, com a maior “cara de pau”, é simplesmente mudar a etiqueta de um lote original para outro “alternativo”... Assim, conforme falamos acima, escolha a dedo seus fornecedores e desconfie de preços muito abaixo do que a média do mercado, e simplesmente rejeite produtos que vêm fora da embalagem original ou com etiquetas e acabamento grosseiro. Estes têm uma grande chance de serem falsificações, contrabando ou, na melhor das hipóteses, produtos de segunda linha ou de lotes que foram rejeitados no controle de qualidade da linha de produção ou, ainda, produtos do tipo “refurbished”, isto é, que foram vendidos e devolvidos pelo comprador porque tinham algum defeito. Estes componentes ou aparelhos são posteriormente consertados e colocados de novo no mercado, só que os fabricantes honestos indicam que são reformados e os vendem mais barato, mas os vendedores desonestos vendem estes produtos “refurbished” como se fossem novinhos em folha. Tenha cuidado, por isso é que dizemos ser preciso conhecer bem o fornecedor e ter boas referências do mesmo. EM RESUMO...

A montagem ou upgrade de um micro começa na hora em que determinamos para o que ele vai servir e termina apenas quando ele está funcionando e atendendo às expectativas, o que deve acontecer ao longo de vários anos. Para tanto, é de suma importância que cada componente seja escolhido cuidadosamente e adquirido com toda a atenção. Não se afobe e não caia em conversa fiada de vendedor, procure informar-se sobre os componentes e os fornecedores, analise cuidadosamente as ofertas recebidas e temos a certeza de que você vai ficar muito feliz com seu novo micro ou com a reforma que estiver fazendo em seu “velhinho”.

Publicado em 28/09/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 125 ARTIGOS SOBRE MONTAGEM E MANUTENçãO DE PCS:
Fabricante de placa-mãe não oferece drivers para Windows 8. Posso utilizar os drivers do Windows 7?
PC em Dual Channel só reconhece 3GB no Windows 7 32 bits. Porque?
Placa mãe funciona fora, mas não liga quando é montada no gabinete
Placa mãe com processador Intel Core desliga sozinha
Placas de vídeo NVidia com capacitores estourados. Isso é normal?
PC liga mas não funciona. Seria processador ou placa-mãe?
Problema ao instalar Windows XP ao invés do 7 em notebook CCE. Mas será que é mesmo necessário?
Trocou o HD mas o erro de tela azul do Windows continuou e deu erro no mesmo trecho do HD
Não funciona o áudio do Windows num micro com placa da Foxconn
Qual é a melhor forma de medir a fonte de alimentação de um PC?
Apagou por engano partição do HD externo. Tem como recuperar?
Mudar o logotipo de inicialização do computador. Seria possível ou compensador?
Micro comprado recentemente não segura configuração de data e hora
Trocou a bateria do CMOS mas a hora e data continuam atrasando
Trocou fonte e agora ventoinha gira por alguns segundos e pára, mas depois o micro funciona normal
Desmontou cooler do processador e agora micro não liga mais
PC funciona por um tempo e depois que pára não liga mais durante algum tempo
Qual fonte usar numa manutenção: “watts reais“ ou “genérica” ?
Placa-mãe não funciona, mas fica emitindo um ruído estranho, agudo e contínuo
Mensagem de disk read error ao ligar o micro
Placa-mãe nova não dá vídeo, mas cooler funciona
Lavagem de placa-mãe pode ser feita? É aconselhável? Como e quando fazer?
Quantos discos rígidos (HDs) e gravadores de DVD posso ligar num mesmo computador?
HD de 40 GB não é reconhecido em micro antigo com processador K6
Quando é que um micro precisa realmente ser formatado, e porque
Pentes de memória RAM estão bons, mas dão erro quando ligados juntos
Qual é a freqüência máxima que uma memória RAM trabalha?
Princípios básicos da manutenção de computadores e periféricos
Computadores: é melhor montar ou comprar um pronto, de marca?
Doação de micros velhos. Como proceder?
Seria interessante trocar a placa-mãe e manter o processador num upgrade?
Trocou o HD de um micro para outro e agora o Windows não carrega
Notebook lento ou travando. Será que trocar o processador vai resolver?
Fonte mais forte deveria soprar mais ar?
Fontes C3 Tech, Coletek e Wisecase. Qual destas marcas vocês da Revista PnP indicam?
Fez upgrade no micro, e agora não consegue copiar os dados e configurações anteriores
Notebook não funciona porque o Windows fica reinicializando direto e não termina de carregar
Instalação do Windows é interrompida em micro Athlon socket 754
Trocar processador LGA 775 vai deixar o micro mais rápido? Qual modelo posso usar?
Notebook trava ao rodar jogos
Micros ficam dando pau direto. Como fazer o diagnóstico para saber se é MB ou memória?
Micro liga, mas monitor não acende e fica com o led piscando
Micro não liga se colocar juntas duas memórias iguais. Colocando em separado, micro liga normal
Soluções para instalar o Windows XP em HD SATA
Formatou o HD do cliente e perdeu todos os dados. E agora?
O que fazer para deixar mais rápido um micro Pentium 3 de 550MHz ?
Clonar HD com o Hiren's CD ou com o Acronis TrueImage?
Windows do disco clonado com Norton Ghost 2003 não inicializa
HD Clonado não funciona. Seria devido à diferentes tipos de SATA?
Troca de sistema operacional faz perder a garantia de computador?
Micro dá tela azul com o erro ”kernel_stack_inpage_error”
Pode o micro não dar vídeo devido a um problema de fonte? Ou seria outra coisa?
Melhor placa de vídeo para Autocad e CorelDraw
Windows 98 não reconhece disco do XP ?
Programa LIMPAMBR para DOS não funciona com teclado USB ?
Micro começa a apitar depois de alguns minutos
Melhor opção de software para clonar HD de notebook
O que verificar ao escolher componentes para computadores
Cooler original do processador Intel soquete 775 - Como tirar e colocar sem estragar ?
Como instalar um segundo HD, e qual passará a ser a ordem de boot e das letras?
Ao iniciar um micro aparece a mensagem “SYSTEM FAN HAS FAILED, PRESS F2 TO CONTINUE”
Micro liga mas não inicializa, fica com tela preta e cursor piscando
Silicone para proteger a placa-mãe da oxidação
Multifuncional instala, mas com marca de exclamação no painel de controle do Windows
Problemas com o driver de som HD Realtek num micro da Positivo
Devemos limpar os micros antes ou depois da manutenção?
Problemas de mau contato nos micros
Porque os micros “dão tanto problema”?
Micros silenciosos e confortáveis: mais que luxo, uma obrigação
Como montar um CD-ROM de restauração do sistema igual aos que vêm nos micros de marca?
Troca de disco rígido dá “erro de tela azul” ?
Cooler novo fica barulhento tão cedo assim?
Problema na instalação do modem em relação às portas COM1 e COM2
Problema na memória cache ao instalar o Windows
Mouse não funciona no Windows, mesmo depois de reinstalar tudo
Aparecem sujeiras e caracteres estranhos na tela do Windows
Drive de CD-ROM ficou inacessível depois de instalar Norton Utilities
PC ficou instável após upgrade de hardware
Problemas no teclado durante o boot
Drive de CD ficou defeituoso de repente
Modem queima com freqüência. Será defeito da peça ou mau uso?
HSP Micromodem muito lento, e outros problemas
Led de “Power” do micro não para de piscar. Seria aquecimento?
Placa-mãe PC Chips com chip Duron travando ou com dificuldade para ligar
Problema com Windows 98 e fontes ATX
Como usar o multímetro numa oficina de reparação de computadores? Ele será mesmo útil?
Micro fica maluco depois de rodar um game
Micro funciona, mas fica apitando direto. Troquei o processador mas não adiantou.
Micro trava a toda hora quando está navegando na internet
Troca de memória queimou servidor com Pentium Pro. Será que compensa arrumar?
Problemas para ligar o PC quando ele está frio
Mensagem de erro ao ligar o micro, diz que “não pode gravar ESCD”
Placa de vídeo colocada recentemente trava o micro depois de 20 minutos de uso
Micro antigo fica ressetando sem parar
Gerenciamento de energia não funciona e a rede cai
Interface de joystick em conflito com placa de som
Micro fica apitando quando liga. Quais são os códigos de erro do BIOS Award?
Leitor de CDs do Compaq Presario 2120 não funciona
Formatação de disquetes travou o PC e agora ele não lê mais os discos
Problemas com ZIP Drive
Problemas depois de formatar o HD e reinstalar o Windows
Dificuldades em um upgrade, micro não liga e vídeo fica piscando
Micro trava com freqüência e os arquivos ficam corrompidos
Será que compensa consertar as fontes de alimentação dos micros?
Problema de desligamento no Windows 2000
Cuidados que o consumidor deve ter ao adquirir um computador
O que tem no futuro dos técnicos de informática?
Será que os notebooks vão substituir os PCs de mesa?
Manutenção de notebook pode ser um problema
Fontes de alimentação de potência real
O que é RAID e qual Windows é preciso para montar um sistema desses?
A questão da assistência técnica quando se compra um micro
Chegou a hora de comprar notebook
Micro barato: será que vale a pena?
Micro não reconhece HD maior que 40GB
Clonagem de HDs com o Ghost
Backup dos dados da agenda do Outlook
Programa DOS feito em Clipper com problemas de impressão
Programa feito em Clipper acusa “Erro DOS 4” ao ser executado
Clipper em rede e o Exospace
Visual Basic pode ser mais rápido em rede
Erro Fatal “0E” ao executar o scandisk no Windows 98
Erro de “exceção de página inválida” em programa feito em CLIPPER
Os diversos tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva
Problemas ao instalar o Media Player 11 em Windows pirata
Windows dá erro de “logonui.exe” e fica lento após instalar 2 ou 3 programas
Micro fica reinicializando no horário de pico do consumo de energia elétrica da cidade
Micro com mensagen de “Low Battery” mas não adiantou trocar a bateria por uma nova
Upgrade para modem V92 aumenta a velocidade de conexão discada?

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.