[Revista PnP] Problemas de mau contato nos micros 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Montagem e Manutenção de PCs
Artigo (veja mais 125 artigos nesta área)

Problemas de mau contato nos micros

Os problemas causados por mau contato estão entre os mais chatos e difíceis de identificar. Felizmente, costumam ser fáceis de resolver. Assim como os erros de memória, as falhas provocadas por mau contato devem ser averiguadas com cuidado, já que existe um grande risco de ser feito um diagnóstico incorreto.

Porque aparece o mau contato? Entre as várias causas, podemos citar desde a má qualidade dos componentes até as conexões e encaixes feitos sem cuidado, passando por ambientes com calor e umidade excessivos, desgaste natural dos materiais e manutenção descuidada e sem critérios.

Falhas por mau contato são difíceis de diagnosticar. Não há nenhum programa de teste que acuse a falha ou sequer sugira esse tipo de origem. Logo, a melhor medida para evitá-lo é a vistoria minuciosa do equipamento, a fim de identificar os pontos passíveis de problemas, e a execução de medidas corretivas.

Mau contato nas placas

Verificada a placa-mãe, as próximas suspeitas são as placas de expansão. Um exemplo clássico de mau contato são as antigas placas de vídeo AGP, que tinham problemas crônicos dessa natureza. Para resolver o problema, verifique o encaixe de todas as placas, memória, processador e cooler. Siga a ordem: placa-mãe, placa de vídeo, placas de expansão, coolers, cabos de alimentação e flat cables do HD e floppy.

Para efetuar as devidas correções, o primeiro passo é retirar todas as placas e conexões e limpar os contatos. Existem produtos específicos para esta finalidade, que devem ser aplicados e depois removidos usando um pano apropriado.

Feito isto os componentes podem ser recolocados. Ao fazer isto, observe atentamente se as placas estão encaixadas corretamente, tendo como referência a altura dos contatos de cada placa em relação à linha do slot, lembrando que pequenas variações são aceitáveis.

Em alguns casos podemos ter problemas com mau contato por causa das medidas utilizadas para o espelho das placas de expansão e da falta de padronização dos gabinetes. É usual encontrar placas que não encaixam bem porque as medidas não batem: a área próxima ao espelho fica suspensa ou simplesmente o espelho não fica na altura correta para ser fixado com o parafuso.

Nesses casos as adaptações são a melhor saída, podemos usar as arruelas de fibra – aquelas utilizadas para proteger a face da placa-mãe do contato direto do parafuso – para obter a altura necessária. Muitos técnicos optam por empenar o suporte de fixação ou prendem com fita isolante, cola quente ou materiais semelhantes. Esse procedimento pode até funcionar, mas é feio e nem um pouco técnico, pois qualquer impacto no gabinete poderá resultar em problemas.

Se o problema for ao contrário, ou seja, o suporte de fixação é muito baixo, não permitindo o encaixe, o melhor é troca a placa, e se isto não for possível pode-se usar uma linha fina, do tipo agulha, para fazer os ajustes necessários no chassis ou nas próprias placas, limando os pontos de fixação até conseguir um encaixe perfeito. Ao limar, tome muito cuidado para que os detritos resultantes da operação não caiam sobre as placas, pois o ferro é condutor elétrico e poderia causar um curto-circuito devastador.

Mau contato nos cabos

Comece fazendo uma verificação visual, observando com atenção todos os cabos flat e SATA, assim como os conectores de energia dos periféricos e da placa-mãe. Verifique os cabos de alimentação, os flat cables do HD IDE e do floppy, assim como os cabos SATA. Puxe-os delicadamente mas com força suficiente para que fiquem ligeiramente sob tensão. Caso soltem com relativa facilidade recomenda-se trocá-los.

Há uma outra opção para os conectores de HD e floppy: fixá-los nas bases de conexão com cola quente, também conhecido por hot-melt, patex ou cola de silicone que, aliás, de silicone mesmo só leva o nome. Existem flat cables especialmente projetados, com fixadores laterais, que não necessitam a utilização da cola quente. Se puder prefira este tipo de cabo.

Com os cabos de força temos duas opções: apertar os contatos com um alicate de bico fino e, se não for suficiente, fixar os conectores com presilhas de plástico, conhecidas como Hellerman (o nome de um dos principais fabricantes desse tipo de material) ou enforca-gato. Mas se o problema é que eles não ficam fixados nos corpos plásticos, você terá que removê-los e abrir as hastes de fixação. Geralmente são duas hastes, mas pelo uma terá que estar funcional, caso contrário o conector estará inutilizado.

Quanto ao conector de alimentação destinado ao floppy não há muito que fazer, além de prestar atenção ao encaixá-lo. Se esta operação não for feita com cuidado o computador não inicializará, pois o conector de energia estará provocando um curto-circuito.

Os conectores da fonte de alimentação da placa-mãe merecem uma atenção especial. Você poderá ter vários problemas se algum deles estiver mal encaixado, principalmente os fios das cores azul (-12V) e branco (-5V). Nesse caso quase todos os dispositivos que estiverem instalados ou fazem parte do barramento ISA poderão não funcionar corretamente, dentre eles o mouse, as portas seriais e o floppy.

Ao contrário dos flat cables, não recomendamos o uso da cola quente nos cabos de alimentação, principalmente nas bases ou extremidades para fixação. A tensão que corre pelo cabo gera calor, que dependendo da situação pode até derreter a cola, conseqüentemente perdendo suas propriedades de fixação. Em casos extremos pode queimar a capa do fio, podendo acarretar danos ao equipamento e em pior situação poderão ocorrer graves acidentes.

Muita atenção ao usar cola quente nos micros. Tome muito cuidado para que a cola não fique sobre os delicados componentes utilizados nas placas pois, ao ser eventualmente removida, a cola poderá danificar irremediavelmente os componentes sobre os quais estava aderida.

Evitando o mau contato: limpeza

A sujeira em geral é a grande aliada do mau contato, e atinge geralmente os slots de expansão, de memória e os coolers. O ditado popular “não se mexe com quem está quieto” é bem aplicável quanto a limpeza interna do computador. Não é uma boa prática desmontar o equipamento mensalmente para limpar todos os contatos e tirar a poeira - salvo casos extremos como, por exemplo, computadores utilizados em áreas de construção, pedreiras e carvoarias, onde o ar é extremamente carregado de partículas que compõe a poeira.

Um bom tempo para executar essa tarefa, levando em consideração que o computador está em uma residência ou escritório, seria de seis meses. Da mesma maneira que o excesso de poeira é prejudicial ao computador, a operação de retirar-limpar-encaixar as placas de expansão e memória com muita freqüência também é, já que pode desgastar excessivamente os contatos e ocasionar um mau-contato crônico. Quando chega nesse ponto a única solução é a troca do dispositivo defeituoso.

Para efetuar a limpeza recomenda-se usar e pincéis com cerdas anti-estáticas, que podem ser encontrados nas boas lojas de componentes para eletrônica e informática. No caso dos contatos das placas de expansão (vídeo, modem, rede, etc) podemos utilizar uma borracha macia ou álcool isopropílico em pedaços de algodão, ou um pano limpo e macio passado após a aplicação de produtos de limpeza específicos para a finalidade.

Outra opção é utilizar um aspirador de pó, tanto na opção de aspirar (sugar o pó) quanto na expirar (injetar ar). Se você utilizar a aspiração fará menos sujeira do que se injetar ar. Porém, a limpeza da placa não irá ficar tão boa. Se optar por injetar ar, faça isto num local aberto e não em uma sala fechada, para que o pó não fique acumulado na sala, principalmente se você tiver alergia a poeira.

Há também a opção de usar compressores de ar, mas existe uma agravante: o jato de ar do compressor possui pequenas gotículas de água que podem oxidar os contatos da placa-mãe. Mas isso só ocorrem em compressores que não recebem uma boa manutenção. Quando o compressor de ar está com esse problema, podemos observar uma gota de água no bico do compressor. Um teste relativamente eficiente é jogar um jato de ar na palma da mão ou em cima de uma folha de papel e verificar se há água em quantidade excessiva. O jato de ar dos compressores pode ser utilizado sem restrições na limpeza dos coolers e fontes de alimentação. Mas não utilize com muita pressão, em micros mais velhos a pressão do ar muito forte poderá até arrancar ou quebrar algum componente, danificando a placa.

Nas áreas litorâneas o mau contato é extremamente comum devido a grande quantidade de salitre e outros produtos químicos no ar, fruto da evaporação da água marinha. Nessas regiões, qualquer tipo de dispositivo eletromecânico não deve ficar sem proteção e mesmo assim sua vida útil é drasticamente reduzida. Você já reparou como os carros que circulam no litoral enferrujam bem mais do que aqueles que circulam em áreas mais elevadas? Pois é, com os computadores acontece a mesma coisa.

Conclusão

O mais recomendável é evitar que o mau contato apareça, mas se aparecer a correção é relativamente simples. Como o diagnóstico é difícil, prefira as medidas preventivas às corretivas. Mas não perca tempo tentando recuperar cabos com conectores velhos e oxidados, estes são itens relativamente baratos e o melhor mesmo é trocar.

Publicado em 20/03/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: Vladimir (em 22/03/2009 às 12:25 hs)
Tensão x Corrente
Ótimo artigo, como todos do Iberê, mas na frase "A tensão que corre pelo cabo gera calor...", "tensão" deve ser trocada por "corrente", pois o que corre é a corrente. Espero ter ajudado.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 125 ARTIGOS SOBRE VLADIMIR SERGEI GAMA DUARTE:
Fabricante de placa-mãe não oferece drivers para Windows 8. Posso utilizar os drivers do Windows 7?
PC em Dual Channel só reconhece 3GB no Windows 7 32 bits. Porque?
Placa mãe funciona fora, mas não liga quando é montada no gabinete
Placa mãe com processador Intel Core desliga sozinha
Placas de vídeo NVidia com capacitores estourados. Isso é normal?
PC liga mas não funciona. Seria processador ou placa-mãe?
Problema ao instalar Windows XP ao invés do 7 em notebook CCE. Mas será que é mesmo necessário?
Trocou o HD mas o erro de tela azul do Windows continuou e deu erro no mesmo trecho do HD
Não funciona o áudio do Windows num micro com placa da Foxconn
Qual é a melhor forma de medir a fonte de alimentação de um PC?
Apagou por engano partição do HD externo. Tem como recuperar?
Mudar o logotipo de inicialização do computador. Seria possível ou compensador?
Micro comprado recentemente não segura configuração de data e hora
Trocou a bateria do CMOS mas a hora e data continuam atrasando
Trocou fonte e agora ventoinha gira por alguns segundos e pára, mas depois o micro funciona normal
Desmontou cooler do processador e agora micro não liga mais
PC funciona por um tempo e depois que pára não liga mais durante algum tempo
Qual fonte usar numa manutenção: “watts reais“ ou “genérica” ?
Placa-mãe não funciona, mas fica emitindo um ruído estranho, agudo e contínuo
Mensagem de disk read error ao ligar o micro
Placa-mãe nova não dá vídeo, mas cooler funciona
Lavagem de placa-mãe pode ser feita? É aconselhável? Como e quando fazer?
Quantos discos rígidos (HDs) e gravadores de DVD posso ligar num mesmo computador?
HD de 40 GB não é reconhecido em micro antigo com processador K6
Quando é que um micro precisa realmente ser formatado, e porque
Pentes de memória RAM estão bons, mas dão erro quando ligados juntos
Qual é a freqüência máxima que uma memória RAM trabalha?
Princípios básicos da manutenção de computadores e periféricos
Computadores: é melhor montar ou comprar um pronto, de marca?
Doação de micros velhos. Como proceder?
Seria interessante trocar a placa-mãe e manter o processador num upgrade?
Trocou o HD de um micro para outro e agora o Windows não carrega
Notebook lento ou travando. Será que trocar o processador vai resolver?
Fonte mais forte deveria soprar mais ar?
Fontes C3 Tech, Coletek e Wisecase. Qual destas marcas vocês da Revista PnP indicam?
Fez upgrade no micro, e agora não consegue copiar os dados e configurações anteriores
Notebook não funciona porque o Windows fica reinicializando direto e não termina de carregar
Instalação do Windows é interrompida em micro Athlon socket 754
Trocar processador LGA 775 vai deixar o micro mais rápido? Qual modelo posso usar?
Notebook trava ao rodar jogos
Micros ficam dando pau direto. Como fazer o diagnóstico para saber se é MB ou memória?
Micro liga, mas monitor não acende e fica com o led piscando
Micro não liga se colocar juntas duas memórias iguais. Colocando em separado, micro liga normal
Soluções para instalar o Windows XP em HD SATA
Formatou o HD do cliente e perdeu todos os dados. E agora?
O que fazer para deixar mais rápido um micro Pentium 3 de 550MHz ?
Clonar HD com o Hiren's CD ou com o Acronis TrueImage?
Windows do disco clonado com Norton Ghost 2003 não inicializa
HD Clonado não funciona. Seria devido à diferentes tipos de SATA?
Troca de sistema operacional faz perder a garantia de computador?
Micro dá tela azul com o erro ”kernel_stack_inpage_error”
Pode o micro não dar vídeo devido a um problema de fonte? Ou seria outra coisa?
Melhor placa de vídeo para Autocad e CorelDraw
Windows 98 não reconhece disco do XP ?
Programa LIMPAMBR para DOS não funciona com teclado USB ?
Micro começa a apitar depois de alguns minutos
Melhor opção de software para clonar HD de notebook
Vai comprar peças para computador? Tome alguns cuidados!
O que verificar ao escolher componentes para computadores
Cooler original do processador Intel soquete 775 - Como tirar e colocar sem estragar ?
Como instalar um segundo HD, e qual passará a ser a ordem de boot e das letras?
Ao iniciar um micro aparece a mensagem “SYSTEM FAN HAS FAILED, PRESS F2 TO CONTINUE”
Micro liga mas não inicializa, fica com tela preta e cursor piscando
Silicone para proteger a placa-mãe da oxidação
Multifuncional instala, mas com marca de exclamação no painel de controle do Windows
Problemas com o driver de som HD Realtek num micro da Positivo
Devemos limpar os micros antes ou depois da manutenção?
Porque os micros “dão tanto problema”?
Micros silenciosos e confortáveis: mais que luxo, uma obrigação
Como montar um CD-ROM de restauração do sistema igual aos que vêm nos micros de marca?
Troca de disco rígido dá “erro de tela azul” ?
Cooler novo fica barulhento tão cedo assim?
Problema na instalação do modem em relação às portas COM1 e COM2
Problema na memória cache ao instalar o Windows
Mouse não funciona no Windows, mesmo depois de reinstalar tudo
Aparecem sujeiras e caracteres estranhos na tela do Windows
Drive de CD-ROM ficou inacessível depois de instalar Norton Utilities
PC ficou instável após upgrade de hardware
Problemas no teclado durante o boot
Drive de CD ficou defeituoso de repente
Modem queima com freqüência. Será defeito da peça ou mau uso?
HSP Micromodem muito lento, e outros problemas
Led de “Power” do micro não para de piscar. Seria aquecimento?
Placa-mãe PC Chips com chip Duron travando ou com dificuldade para ligar
Problema com Windows 98 e fontes ATX
Como usar o multímetro numa oficina de reparação de computadores? Ele será mesmo útil?
Micro fica maluco depois de rodar um game
Micro funciona, mas fica apitando direto. Troquei o processador mas não adiantou.
Micro trava a toda hora quando está navegando na internet
Troca de memória queimou servidor com Pentium Pro. Será que compensa arrumar?
Problemas para ligar o PC quando ele está frio
Mensagem de erro ao ligar o micro, diz que “não pode gravar ESCD”
Placa de vídeo colocada recentemente trava o micro depois de 20 minutos de uso
Micro antigo fica ressetando sem parar
Gerenciamento de energia não funciona e a rede cai
Interface de joystick em conflito com placa de som
Micro fica apitando quando liga. Quais são os códigos de erro do BIOS Award?
Leitor de CDs do Compaq Presario 2120 não funciona
Formatação de disquetes travou o PC e agora ele não lê mais os discos
Problemas com ZIP Drive
Problemas depois de formatar o HD e reinstalar o Windows
Dificuldades em um upgrade, micro não liga e vídeo fica piscando
Micro trava com freqüência e os arquivos ficam corrompidos
Será que compensa consertar as fontes de alimentação dos micros?
Problema de desligamento no Windows 2000
Cuidados que o consumidor deve ter ao adquirir um computador
O que tem no futuro dos técnicos de informática?
Será que os notebooks vão substituir os PCs de mesa?
Manutenção de notebook pode ser um problema
Fontes de alimentação de potência real
O que é RAID e qual Windows é preciso para montar um sistema desses?
A questão da assistência técnica quando se compra um micro
Chegou a hora de comprar notebook
Micro barato: será que vale a pena?
Micro não reconhece HD maior que 40GB
Clonagem de HDs com o Ghost
Backup dos dados da agenda do Outlook
Programa DOS feito em Clipper com problemas de impressão
Programa feito em Clipper acusa “Erro DOS 4” ao ser executado
Clipper em rede e o Exospace
Visual Basic pode ser mais rápido em rede
Erro Fatal “0E” ao executar o scandisk no Windows 98
Erro de “exceção de página inválida” em programa feito em CLIPPER
Os diversos tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva
Problemas ao instalar o Media Player 11 em Windows pirata
Windows dá erro de “logonui.exe” e fica lento após instalar 2 ou 3 programas
Micro fica reinicializando no horário de pico do consumo de energia elétrica da cidade
Micro com mensagen de “Low Battery” mas não adiantou trocar a bateria por uma nova
Upgrade para modem V92 aumenta a velocidade de conexão discada?

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.